Todo fumante diz que quer e vai parar de fumar mas alguns acabam demorando demais para tomar essa atitude e acabam sofrendo suas consequências. Fumar é um dos piores e mais fortes vícios do ser humano e além das campanhas dos médicos, das ONGs e dos governos, o mundo dos jogos também está fazendo sua parte ao lançar um jogo para ajudar as pessoas entenderem o mundo e o mercado do tabaco e suas consequências no ser humano.

Nesse jogo anti-cigarro os jogadores tem que acumular dinheiro enquanto evitam viciarem-se no hábito de fumar e no início do jogo, cada jogador pega uma profissão que se beneficia financeiramente com o hábito das pessoas fumarem como por exemplo: médicos, coveiros e agentes funerários.

Após o início do jogo cada jogador vai movendo-se pelo tabuleiro e se sua peça cair num espaço de propaganda de cigarro ele corre um grande risco de se viciar e começar a perder dinheiro para seus oponentes e quando um jogador cai numa casa onde já tem uma peça do seu adversário, ele pode passar o vício para seu oponente.

O jogo vai se derenrolando de acordo com um placar chamado de Life-O-Meter que mostra a quantidade de vida disponível dos jogadores e quanto mais rápido o placar se movimenta, mais rápido termina o jogo.

As partidas terminam quando um dos jogadores morre (na versão curta) ou quando resta apenas um jogador vivo (versão longa)

O jogo é recomendado para 2 a 6  jogadores com mais de 8 anos e está mostrando-se uma poderosa ferramenta educativa pois alerta as pessoas com bom humor e diversão sobre os perigos do hábito de fumar.

Apesar de bem antigo (lançado em 1978) o jogo está fazendo sucesso nos Estados Unidos chegando até a ser usado e jogado em escolas de ensino infantil e médio (highs chool) porém seu fabricante o tirou de linha e ele só é encontrado no eBay pelo preço de US$65,00 (aproximadamente R$ 135,00). Clique aqui para saber mais.

Nota da redação: Um de nossos redatores está parando de fumar e com sucesso até o momento (10 nervosos dias sem cigarro) e esse post é em homenagem à ele e à todos os fumantes que ainda não tomaram essa sábia decisão.

 

Apesar do jogo estar fazendo muito