cerebro_jogos

Jogar é bom à beça… e faz bem pra saúde da cabeça!

Não são apenas os jogos que exigem esforço físico que trazem benefícios à saúde. Há quem diga que “90% da performance de um atleta está na cabeça” embora a maioria dos treinadores e esportistas se dediquem, quase que exclusivamente, a treinar músculos, negligenciando o componente mental.

Atletas de grande sucesso são aqueles que também valorizam a mente e o psicológico, pois seus pensamentos influenciam suas ações e resultados. Ou seja, na conta da saúde mental e emocional entra também o exercício da nossa ‘massa cinzenta’.

Jogos lúdicos de competição são, comprovadamente, excelentes formas de estimular o cérebro, desenvolver a criatividade, treinar a memória e aumentar o poder de foco.

As regras estabelecem limites e demandam disciplina, raciocínio e atenção para que o praticante possa chegar aos objetivos do jogo e obter seu melhor resultado. Muitos desafios vão além e requerem exercício de linguagem, processamento visual, planejamento para a resolução de problemas e trabalho em equipe.

Jogar também pode desenvolver a ‘tenacidade mental’, habilidade que fortalece a cabeça do jogador para combater as adversidades sempre que o desafio fica mais difícil, ajudando-o a manter o foco no que é importante e não no medo de perder. Lição para a vida, não é mesmo?

Apesar da natureza competitiva de alguns jogos lúdicos, eles não precisam virar uma disputa. No Mega, por exemplo, você pode simplesmente jogar por prazer nas salas com a galera ou treinar com robôs. Já quem gosta de uma boa disputa tem espaço próprio nas salas Rankeadas e nos Torneios, onde a competição rola solta entre oponentes – sem perder a esportiva, é claro.

Num mundo com tantas distrações competindo por cada segundo de nossa atenção, quando passamos um tempo extremamente focados numa única atividade – como durante um jogo de cartas, tabuleiro ou outro – promovemos um aumento na produtividade da mente.

E uma cabeça ativa, vigorosa e cheia de músculos mentais ‘sarados’ com certeza abre muitos caminhos para se chegar a um objetivo. Seja ele vencer… ou apenas se divertir.

Jogue grátis e exercite sua cabeça no Mega! Veja alguns jogos e seus benefícios:

Xadrez > concentração, desenvolve a capacidade intelectual e a inteligência emocional, planejamento, estratégia, pensamento crítico, habilidade de cálculo e probabilidade, coordenação visual-motora, paciência, diplomacia, tomada de decisões.

Buraco > concentração, agilidade mental, raciocínio lógico, memória, cálculo, cumplicidade, interação social.

Damas > memória, foco, planejamento, tomada de decisão,coordenação visual-motora, princípios de geometria, tomada de decisões.

Eureka, Fábrica de Palavras, Forca, Sudoku > foco, agilidade de raciocínio, poder de visualização, memória de longa duração, interdisciplinaridade, conhecimentos gerais, facilita associações, aumenta o vocabulário.

Então, qual vai ser seu próximo exercício mental? Escolha entre os 46 jogos do Mega e corra para a malhação mental!

Saiba + World Mind Sports Games