Copas é um jogo de baralho para quatro jogadores, conhecido também por Copas Fora ou Menos Copa. Esse jogo é diferente, pois ganha quem soma menos pontos ao longo das partidas, de 13 rodadas cada uma. Confira:

Definições do jogo Copas:

  • Rodada – uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta, e aquele que descartar a carta mais alta, deve colocar essas quatro cartas no seu monte.
  • Monte – cartas acumuladas pelo jogador ao longo das rodadas. Utilizado para a contagem de pontos (também conhecidos como Vazas).
  • Carta mais alta – a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.
  • Seguir o naipe – jogar um carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada, podendo ser uma carta de maior ou menor valor..
  • Dama Negra – É a carta 12 de espadas. Esta carta vale 13 pontos (Vazas).

 

O jogo tem 4 participantes, que jogam individualmente com um baralho de 52 cartas. No começo da partida, são distribuídas 13 cartas para cada jogador no sentido horário e, então, cada  um deve escolher 3 cartas para passar para outro jogador.

 

  • Na 1a partida, as cartas vão para o jogador da esquerda.
  • Na 2a partida, as cartas vão para o jogador da direita.
  • Na 3a partida, as cartas vão para o jogador da frente.
  • Na 4a partida não ocorre troca de cartas.
  • Da 5a partida em diante esta sequência se repete

 

Após a troca de cartas, o jogador que começa a primeira rodada é o que possuir a carta 2 de paus. Os jogadores seguintes (no sentido horário) devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. Se um jogador não tiver cartas para seguir o naipe, pode jogar qualquer outra carta e ele não levará a rodada.

Na primeira rodada não é permitido jogar cartas do naipe de copas nem a Dama Negra. Cartas do naipe de copas só poderão ser baixadas a partir do momento que algum jogador descartar uma carta desse naipe por não poder seguir o naipe. No final da rodada, quem jogou a carta mais alta adiciona as cartas da mesa ao seu monte e inicia a próxima rodada.

Após 13 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão. Então, é realizada a contagem dos pontos. Lembrando que quanto mais pontos “pior”, cada carta de copas no monte do jogador vale 1 ponto e a Dama Negra vale 13 pontos. No entanto, se um jogador terminar com todas essas cartas em seu monte, são seus oponentes que ficam com 26 pontos cada um, não ele. Isso se chama “acertar a Lua”.

Caso nenhum jogador tenha atingido a soma de 50 pontos, são distribuídas 13 cartas novamente, iniciando assim uma nova partida.

No Megajogos, esse processo é repetido até um jogador alcançar 50 pontos ou mais. Quem tiver mais pontos fica em último, quem tiver menos em primeiro. Ou seja, em “Copas”, quem tem mais, perde! Jogue você também!