O jogo Cacheta do Megajogos é jogado com quatro participantes, que jogam de forma individual, utilizando dois baralhos tradicionais sem o “joker” (curingão). Distribuem-se 9 cartas para cada participante e o objetivo principal é eliminar todos os adversários, até ficar por último no jogo, e assim ganhar. Mas se for jogar com os amigos e um baralho físico, a cacheta tradicional permite de 2 a 8 participantes.

 

Definições do jogo:

Curinga – Carta que substitui qualquer carta em uma sequência (ou trinca). Só é permitido usar um curinga na mesma sequência ou trinca.
Vira – Carta do maço que é virada para determinar o curinga, que será sempre a carta de valor acima da que foi virada, obedecendo-se a cor. Exemplo: virado o 8 de Paus, todos os 9 de naipe preto serão curingas (9 de espadas e 9 de paus).
Trinca – Três cartas de mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores podem agregar ainda uma quarta ou quinta carta do mesmo valor, desde que sejam de um dos três naipes da trinca. Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros.
Sequência – São três ou mais cartas seguidas, de um mesmo naipe. O Ás, nas sequências, pode servir acima do Rei ou abaixo do Dois.
Rodada – Sucessão de jogadas que ocorre até que algum jogador bata.
Bater – Combinar e baixar as nove cartas ou as dez cartas (as nove que recebeu mais a da compra), formando trincas e/ou sequências.
Ordem das cartas – Da menor para maior: A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K.
Monte – pilha de cartas que sobra após a distribuição.
Lixeira – pilha com as cartas descartadas, onde apenas a última carta é visível.
Ficar na boa – precisar de apenas uma carta para bater.
Furar a fila – comprar da lixeira fora da sua vez para bater.
Se queimar – Perder o direito de furar a fila ao fazê-lo de forma equivocada.

 

Como jogar:

Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte (vira). O primeiro jogador compra uma carta do monte, tenta formar jogos na própria mão e, se possível, bater. Caso não forme jogos para bater, deve descartar uma carta, dando início à lixeira. A vez de um jogador encerra assim que uma carta é descartada. O jogo segue no sentido horário. O jogador seguinte pode comprar do monte ou comprar a última carta descartada na lixeira. Se faltar apenas uma carta para bater, o jogador pode anunciar que está na boa e recebe o direito de furar a fila. Porém, se um jogador furar a fila mas não conseguir ou puder bater, ele se queima e perde o direito de furar a fila. A Rodada termina quando alguém bate. Um jogador pode bater com 9 ou 10 cartas. Quando bate com 9 ele descarta uma carta antes de bater, e quando bate com 10 não descarta nenhuma. Lembre-se: Qualquer jogador que tiver avisado que está na boa poderá furar a fila para bater.

Se estiver com a mão pronta para bater, clique em bater ou selecione todas as cartas com jogos formados para em seguida clicar em uma área livre da mesa.

Contagem:

Cada jogador começa com 5 ou 10 pontos (dependendo da sala – veja abaixo*). Quando um jogador bate uma rodada com 9 cartas, todos os oponentes perdem 1 ponto. Se bater com 10, os oponentes perdem 2 pontos. Aquele que chegar a zero pontos sai do jogo e a partida continua até que sobre apenas um jogador, que será o vencedor.

*Nas salas rankeadas e torneios do MegaJogos, cada jogador começa com 5 pontos. Já nas salas galera e treino os jogadores começam com 10 pontos.

 

Fontes:
https://www.megajogos.com.br/cacheta-online/regras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cacheta