Quem gosta de um bom desafio e é envolvido com algoritmos pode ganhar US$ 1 milhão nesta competição lançada pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, e o Clay Mathematics Institute, nos Estados Unidos. O objetivo? Criar uma solução que resolva um problema relacionado ao jogo de xadrez.

Como distribuir oito rainhas em um tabuleiro convencional de xadrez (8×8) de maneira que seja impossível pelas regras que uma peça ataque a outra. Esse desafio foi lançado em 1850, sendo conhecido por “O Problema das Oito Rainhas”. Neste caso, esse problema matemático já tem solução em suas regras tradicionais (8×8), porém, ao ser aplicado a tabuleiros muito maiores como 1.000×1.000, com 1.000 peças, por exemplo, a solução fica muito mais difícil de ser encontrada.

Pesquisadores acreditam que um software de computador levaria ao menos mil anos para solucionar essa questão, e por isso o desafio foi lançado. Há duas maneiras de ganhar o prêmio: provar que não existe como resolver o problema das n-rainhas em pouco tempo, ou criar o algoritmo que solucionará a questão. Para participar não há requisitos, basta ser um gênio e ter uma habilidade computacional extraordinária. Vai encarar?

Deixe um comentário