Chamado de o Jogo dos Mestres, o xadrez é um dos mais antigos jogos de tabuleiro de que se tem conhecimento. Estratégico e interessante, ele desperta a curiosidade de muita gente, mas se você nunca teve a oportunidade de aprender a jogar ou sentiu o gostinho de vencer uma partida, vem conferir essas dicas de xadrez que separamos.

11 dicas para quem quer começar a arrasar no Xadrez

Diga adeus aos dias de desgosto e derrotas, pois a revanche vai começar.

Pensando no sucesso e alegria geral da nação, o MegaJogos preparou 11 dicas para quem começar a virar o jogo, literalmente.

Na verdade, tratam-se de conselhos dados por grandes mestres do xadrez do mundo todo, compilados pelo Marcio C Rocon no site Ideal Dicas.

Essa compilação resultou em uma lista de estratégias e táticas que você pode usar para melhorar suas habilidades no jogo e colocar seus adversários, seja em casa ou em uma das disputadas salas de xadrez do MegaJogos, para correr.

Então, sem mais delonga, confira, memorize e pratique essas dicas que vão levar você para o próximo nível no xadrez.

  1. DESENVOLVA RAPIDAMENTE TODAS AS PEÇAS

A abertura é a fase do jogo na qual o principal objetivo é desenvolver as peças e fazer o roque o mais rapidamente possível. A abertura estará completa quando um ou ambos os jogadores tiverem as suas torres conectadas. O jogador que terminar o seu desenvolvimento primeiro, ganhará a iniciativa.

*A “Abertura” no xadrez trata-se das sequências de movimentos iniciais, desenvolvendo-se as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficientemente bom.

  1. DESENVOLVA OS CAVALOS ANTES DOS BISPOS

Enquanto os bispos conseguem controlar várias casas de suas posições originais, se não houver peões obstruindo sua passagem, os cavalos, por serem peças de menor mobilidade, dominam apenas as casas vizinhas e demoram mais para chegar ao campo adversário.

  1. NÃO MOVA DUAS VEZES A MESMA PEÇA DURANTE A ABERTURA

A cada lance, tente colocar suas peças nas melhores posições possíveis. Mexer a mesma peça mais de uma vez durante a abertura é uma perda de tempo e pode significar a perda da iniciativa.

   

  1. NÃO FAÇA MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS DE PEÕES NA ABERTURA

Durante a abertura deve-se restringir ao máximo o movimento de peões. Pois, o tempo gasto com esses movimentos poderia ser utilizado para desenvolver uma peça. Geralmente, o movimento de peões é adequado quando tem a finalidade de ocupar o centro ou abrir diagonais para a dama e os bispos.

  1. NA ABERTURA COLOQUE A DAMA ATRÁS DA SUA PRÓPRIA LINHA DE PEÕES

Por ser uma peça muito poderosa, a dama também é uma peça muito vulnerável e alvo constante de ataque adversário. Por isso, durante a abertura é conveniente colocá-la atrás de um peão, preferivelmente na segunda fila, liberando a primeira fila para o desenvolvimento das torres.

  1. NUNCA TROQUE PEÇA DESENVOLVIDA POR PEÇA NÃO DESENVOLVIDA

Em geral é um péssimo negócio trocar uma peça bem colocada por uma peça mal colocada. Quando você troca uma peça desenvolvida por uma peça não desenvolvida adversária, você perde o tempo consumido por aquela peça e a mesma coisa é válida se você trocar uma peça que se moveu várias vezes, por uma do adversário que moveu-se apenas uma vez.

  1. FAÇA O ROQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

A segurança do rei é um dos mais importantes fatores durante a abertura e o meio-jogo*. O rei no centro, principalmente em posições abertas, estará sempre vulnerável a ataques do adversário. Rocar significa colocar o seu rei confortavelmente atrás de uma barreira de peões e permitir o desenvolvimento de uma torre que rapidamente poderá ocupar uma coluna aberta ou semi-aberta.

*O meio-jogo no xadrez refere-se à porção do jogo que ocorre imediatamente após a abertura e continua até o final

  1. O ROQUE PEQUENO É MAIS SEGURO DO QUE O ROQUE GRANDE

Além de mais rápido (você só precisa mover duas peças), o roque pequeno deixa o rei mais longe do centro e mais seguro atrás de uma fileira de peões protegidos. No entanto, fazer o roque na ala oposta ao do adversário pode ser muito interessante para criar mais chances de ataque. 

Roque pequeno
Roque grande
  1. TENTE IMPEDIR O ROQUE DO SEU ADVERSÁRIO

Se o seu adversário está demorando muito para rocar, tente prolongar ainda mais a sua estadia no centro. Uma das maneiras mais usuais de se fazer isso é controlar uma das casas de passagem do rei (normalmente f1 ou f8, no caso do roque pequeno). Manter o rei adversário no centro, na maioria das vezes, vale o sacrifício de um peão.

  1. DOMINE O MAIOR TERRITÓRIO POSSÍVEL

Aquele que possui vantagem de espaço dispõe de maior mobilidade para suas peças e, portanto, mais flexibilidade para transferir suas peças de uma ala para a outra. Enquanto que, aquele que está numa posição restringida, tem dificuldade de manobrar suas peças, o que pode ser fatal se elas forem requeridas para a defesa do rei.

  1. AVANCE PEÕES PARA GANHAR ESPAÇO

Embora o avanço de peões seja o principal recurso para restringir a posição inimiga, essa regra deve ser observada com cuidado, pois quanto mais distante os peões estiverem da sua base, mais se tornam difíceis de serem defendidos. Além disso, cada avanço de peão cria fraquezas em suas adjacências, que podem vir a ser ocupadas por peças inimigas.

Peões avançando de maneira incorreta
Peças avançando corretamente, visando centro

Tenso? Ansioso? Entusiasmado para colocar seus novos conhecimentos em prática? Pois saiba que você pode começar agora mesmo. 😉

Xadrez online no MegaJogos

Para todos os apaixonados por jogos de tabuleiros épicos, como o xadrez, o MegaJogos está aqui, sempre presente, sempre de “portas” abertas.

Em nosso salão de jogos virtual você pode iniciar uma partida dos seus jogos de cartas, tabuleiro e tantos outros, quando e onde quiser.

Está entediado? Precisa matar tempo? Quer se divertir sem sair de casa? O Mega está aqui para você.

Basta fazer login para começar a testar tudo que você aprendeu sobre xadrez e melhorar suas habilidades.

E fique atento, porque em breve teremos mais uma leva de dicas fresquinhas para você aprimorar ainda mais o seu jogo e dar inveja na competição.

Quer jogar seus jogos favoritos a qualquer hora do dia? Fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil! 

2 Comments

  • JURACY COSTA.
    Posted 18/12/2019 12:10 0Likes

    O XADREZ É MUITO SURPRESIVO TODO CUIDADO É POUCO.JOGUE MUINTO.

  • estowtdjx60
    Posted 26/12/2019 00:03 0Likes

    Круто + за пост

Deixe um comentário