Quem fez faculdade, certamente matou algumas aulas para tomar cerveja com os colegas ou mesmo quem trabalha duro e gosta de um bom “Happy Hour”, já viu ou jogou pelo menos um jogo de boteco.

É uma forma agradável e descontraída de diversão onde, além de relaxar com uma gostosa e gelada cerveja, também dá para se divertir muito e curtir os amigos(as).

Obviamente, nesses momentos de descontração, acabado o “papo-furado”, mas ainda existindo cervejas a serem tomadas, sempre há algum “jogo de boteco” a ser disputado, pretexto para que muitas rodadas de cervejas sejam alegremente bebidas.
Os “jogos de boteco” são normalmente simples, de fácil aprendizado, que não necessitam “equipamentos específicos” para serem disputados.O princípio básico do ” Jogo de boteco” é usar coisas que você tem na mão, na mesa ou em seu bolso como palitos, moedas, “bolachas de chopp”, enfim um jogo onde o equipamento é sempre improvisado.

Os jogos de boteco são uma tradição em diversos países do mundo há mais de mil anos mas, é nos países latinos, que fazem mais sucesso e tem mais adeptos.

Entre os jogos mais famosos e praticados nos botecos Brasileiros, podemos citar alguns jogos divertidíssimos, fáceis de jogar pois após várias rodadas de cervejas, com certeza sua concentração e rapidez de raciocínio não estarão em plena forma.

Jogo com Caixa de Fósforos:


Fanorona:

É jogado com uma caixinha tradicional de fósforos. Coloca-se um palito entre a caixinha e a “gaveta” , deixando uma porção do palito para fora. coloca-se a caixa apoiada sobre um dos lados, com o palito para cima (veja as fotos abaixo). Com a ponta dos dedos, bate-se no palito para que a caixa pule. Se cair de lado, nada se ganha; se cair sobre uma das laterais, 5 pontos; se ficar em pé, 10 pontos e se cair apoiada num dos lados e no palito, são 15 pontos. Quem fizer 100 pontos primeiro ganha.

Mas, pode parecer muito fácil de jogar mas,  é preciso que a caixa dê pelo menos uma volta sobre si mesma para os pontos serem computados. Derrubando-se a caixa, passa-se a vez ao adversário.

Jogo de “Palitinhos” tradicional ou “porrinha”:

Este jogo é muito conhecido e jogado no Brasil e suas regras variam mas, as regras abaixo são as mais comuns nos botecos Paulistanos.

O Palitinho é um jogo de “adivinhação” e blefe. Cada jogador inicia com três palitinhos na mão.Os jogadores colocam as mãos para trás, escolhendo uma quantidade de palitos (zero, um, dois ou três), colocando a mão direita para frente. Os palitos “em jogo” são os que se encontram nesta mão.

A seguir, cada um dos jogadores dá o seu palpite (“chamar”), dizendo qual o total dos palitos estão em jogo, ou seja, quantos palitos, ao todo, existem nas mãos dos jogadores. Os palpites não podem ser repetidos. Ganha a rodada aquele que acertar o número exato de palitos em jogo.

Este jogador, então, “tira” um palito e passa a jogar com um palito a menos, isto é, se tinha três palitos ao todo, agora jogará com dois. O jogador que deu o palpite em primeiro lugar, na próxima rodada será o último a “chamar”, e assim por diante.

Ganha o jogo quem primeiro ficar sem palitos.

Existem poucas restrições: na primeira rodada, não se pode “vir de lona”, ou seja, não se pode apresentar a mão direita sem nenhum palito.

Pode-se, inclusive, “jogar” na mão dos adversários, o jogador que será o primeiro a “chamar” pode “chamar lona” e, abrindo a mão, mostrar que não tem palitos e assim procurar adivinhar quantos palitos os demais jogadores apresentam. Obviamente, se errar, ajuda os adversários, já que mostrou nada ter nas mãos.

Não existe um número máximo de jogadores possíveis. Mas um número muito grande de jogadores fará o jogo ficar lento e chato, principalmente porquê os jogadores estão bebendo. O ideal são 4 jogadores.

Nos próximos posts, o Blog MegaJogosvai trazer vários outros jogos de boteco e, enquanto isso, você poderá jogar vários jogos tão emocionantes e divertidos quanto esses nos jogos Online do MegaJogos.Experimente, explore, jogue um jogo diferente do que você está acostumado a jogar.A emoção e a diversão serão maiores ainda.

O Blog MegaJogos aconselha: Beba com responsabilidade e com limites.Frequentar botecos deve ser uma atividade divertida, relaxante e que aproxime os amigos.Se beber não dirija.

Deixe um comentário