Nesta semana, o Blog MegaJogos está fazendo matérias espaciais sobre os famosos Jogos de Boteco. Uma tradição mundial, milenar e divertdíssima pois ninguém é de ferro e para quem gosta de uma boa cerveja e um bom bate pepo com os amigos, é uma atividade fundamental.

No post anterior contamos sobre as modalidades de jogos de boteco que usam palitos de fósforo como equipamentos de jogos e nesse post, vamos completar essa modalidade (com palitos), falando sobre o “NIM”.

O NIM é um jogo bastante simples de jogar porém exige  raciocínios matemático e geométrico um pouco maiores que o Palitinho e o Fanorona. Por isso, recomenda-se que seja o primeiro jogo a ser jogado em seu Happy hour pois, depois de algumas cervejas, você certamente não estará muito apto a fazer muitos cálculos ou estratégias geométricas.

A origem exata desse jogo não é muito conhecida e muito discutida mas, em nossas pesquisas achamos um texto sobre o jogo NIM escrito por Martin Gardner, um autor Americano que escreveu o famoso livro “Divertimentos matemáticos”.

Segundo Gardner, o NIM surgiu há mais de 2 mil anos na China antiga mas seus únicos registros históricos são de 1940, nos Estados Unidos quando foi patenteada uma máquina chamada “NIMATRON” que era uma máquina instalada em bares e cassinos onde se jogava o NIM contra a máquina.

Outro registro histórico famoso foi em 1951, no “Festival Britânico”, onde foi exibido um robô chamado “Nimrod”, que servia exclusivamente para jogar NIM com os visitantes da feira.

O NIM é jogado com palitos (de dente ou de fósforos) ou mesmo moedas e começa com três fileiras com os palitos, uma embaixo da outra: uma com três palitos, uma com 5 e a ultima com 7, conforme a imagem abaixo.

Cada jogador tem direito a tirar quantos palitos quiser, mas somente de uma fileira de cada vez. Assim, pode-se tirar um único palito da fileira de 7, ou todos da fileira de 3, ou dois da fileira de 5, passando então a vez ao adversário.

Quem ficar com o último palito, perde o jogo. A disposição dos palitos não é a única existente, existindo variações a respeito. Mas em todas elas, a regra básica é a mostrada na imagem acima.

Uma variação interessante: faz-se uma fila única com 20 moedas. Cada jogador pode tirar 1, 2 ou 3 moedas, em sua vez. Quem for obrigado a tirar a última moeda, perde o jogo.

Pode parecer fácil mas, segundo Martin Gardner, existem mais de 2 milhões de possibilidades de sequências de jogo.Gardner, em seu livro também mostra algumas fórmulas de matemática e cálculos binários que, segundo ele, garantem a vitória de quem tira o primeiro palito/moeda mas, num bar, depois de algumas cervejas, são raríssimas pessoas que conseguem fazer esses cálculos, usá-los ou seuqer lembrar de sua sequência exata e é exatamente aí que reside a diversão desse jogo. Todos jogadores acham que vão ganhar mas, a qualquer momento, podem ser surpreendidos por seus oponentes (talvez mais sóbrios) e perder de surpresa.

Na imagem abaixo você pode ver uma exemplificação gráfica da equação porposta por Gardner mas, com certeza, num ambiente de boteco ou após algumas doses de cerveja, essa imagem não terá o menor sentido.

Experimente o NIM em seu próximo happy hour, você vai gostar e, enquanto você não vai para o bar, treine sua estratégia no MegaJogos.

O Blog MegaJogos recomenda: Não beba antes de dirigir e, se você for o “motorista do dia” e só tomar bebidas não alcoólicas, aproveite, você estará muito mais preparado e competente que seus oponentes.

Deixe um comentário