Nós do MegaJogos somos simplesmente apaixonados por jogar cartas, desde jogos divertidos e solitários como paciência até jogos que exigem o melhor do seu raciocínio, como Poker e o Buraco Canastra. É incrível pensarmos em como um baralho com suas 52 cartas pode ser jogado de formas diferentes: sozinho, em duplas ou em uma mesa cheia de competidores. Todos com o mesmo objetivo: diversão! Não é a toa que as nossas salas vivem lotadas a qualquer hora do dia.

 

Mas como surgiram os jogos de cartas e baralhos?

Há muita discussão sobre a invenção das cartas: quando e onde elas surgiram pela primeira vez. Alguns dizem que elas foram inventadas na China por volta do século X a.C., junto com a invenção do papel, outros dizem que foram os árabes quem criaram o primeiro baralho.

 

O baralho francês tem 52 cartas, 4 naipes e 13 valores, e é o baralho comum que temos em nossa casa ou nas salas de jogos do MegaJogos. Este baralho substituiu o baralho português, popular no século XVI e hoje a maioria dos jogos de cartas que conhecemos, como Buraco e Tranca, utilizam o baralho francês. Existe também uma variação do baralho com 56 cartas, utilizado nos jogos de Copas e Espadas, que também fazem parte do nosso acervo do MegaJogos.

Outro baralho bastante popular em algumas regiões da Europa é o baralho espanhol. Ele se difere do baralho francês pela quantidade de cartas, numeração e pelas figuras representadas pelas cartas de valor 10, 11 e 12, que são chamadas de sota (valete), cavalo e rei. Este baralho é muito utilizado para jogar Truco,  que você encontra disponível nas salas do MegaJogos nas versões: Truco, Truco mineiro e Truco gaudério.

Os campeões do MegaJogos são os jogos de cartas :). Todos os nossos jogos de cartas online fazem parte desta história. Jogue agora Truco online, Tranca, Buraco ou diversos outros games. Faça parte da maior plataforma de jogos de cartas do Brasil!

Deixe um comentário