Algumas empresas de treinamento empresarial, clínicas de combate ao Stress e à depressão, cada vez mais usam e prescrevem os jogos online como terapia e forma de tratamento para o stress e a depressão do ser humano.

E até alguns desses profissionais especializados trabalham a mente através de jogos online e dão dicas de como atividades rotineiras também podem fazer a diferença em sua saúde.

Os jogos online são considerados como exercícios cerebrais por forçar o cérebro a procurar resolver problemas e com isso manter-se ativo e em forma.
Os especialistas afirmam que qualquer atividade competitiva que estimule o cérebro é saudável e fortalece a capacidade mental.Jogos online, jogos de tabuleiro, xadrez ou até palavras cruzadas.

Mesmo que pareça estranho, até o stress pode fazer bem à mente. Ser for de baixo nível, quando você está levemente tenso e focado pois isso faz com que seu cérebro fique mais ágil, atento e procure evoluir para se adaptar ao desafio.

E se você acha que o cérebro começa a apresentar declínio na velhice, todos os  estudos indicam que já a partir dos 25 anos inicia-se o processo de declínio cognitivo (capacidade de raciocínio, memória, velocidade, etc) e que vai se acentuando conforme a idade aumenta.

Os especialistas dão algumas dicas para você manter sua saúde mental por um longo tempo:

1. Motive-se pelo novo-saia da zona de conforto mental:Isso é fundamental para o desempenho cerebral pois, com o fortalecimento do desempenho da mente, o usuário ganha mais autoconfiança e vontade de continuar aprendendo para manter a mente sempre ativa.Procure manter em sua rotina atividades que mexem com a mente e que sejam diferentes também.Isso é como se fosse o combustível do cérebro.

2. Exercite-se com frequência: o hábito de exercitar o cérebro com frequência melhora o desempenho de todas as funções cognitivas e evita as perdas que vêm com a idade.

3. Busque aumentar sua velocidade de raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também a resposta a uma dúvida ou a resolução de um problema, maior será sua capacidade de raciocínio com agilidade.

4. Procure aprender coisas novas todo dia: o cérebro se modifica com a experiência e, quanto mais ele se esforçar, mais vai aprender para melhorar o seu desempenho.Interaja com pessoas que não tragam soluções prontas mas sim gostem de procurar novas alternativas e melhores respostas para os desafios. Esses atos não só desenvolvem as capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, a identificação de problemas,o estabelecimento de metas e a execução de uma estratégia eficiente.

5. Cuide da sua alimentação: se você quer tratar bem do seu cérebro, preocupe-se em ter uma alimentação balanceada, que contenha Omega-3, vitamina B e antioxidantes, em praticar exercícios regularmente e, sobretudo, tenha cuidado e parcimônia em seus vícios como bebidas, fumo e alimentos não saudáveis.

6- Pratique atividades variadas para sair da rotina,sempre que possível pois isso mantém o aperfeiçoamento de todas as funções cognitiva.Você pode aliar os jogos online às suas atividades de treinamento e à um estilo de vida que combine com a busca pelas “novidades cerebrais” que muito facilitará o aumento de sua performance cerebral.

7. Exercite-se sempre dentro dos limites da sua condição física: Monte um programa de treinamento que se adeque a você (consulte um treinador capacitado) e nunca o exceda. A cada semana, gradualmente,aumente a duração das suas sessões de exercício e, enquanto você melhora sua condição física, começará a sentir os benefícios mentais.

8. Aqueça-se e desaqueça-se: Se você precisar fazer algum exercício de alta intensidade, tenha certeza de fazer o aquecimento e o desaquecimento com exercício aeróbico leve, antes e depois do treino.

9. Fique sempre bem hidratado: A desidratação faz com que seu cérebro e corpo deixem de funcionar normalmente. Se você não tomar água suficiente durante e depois dos exercícios, você pode não obter nenhum benefício, tanto físico quanto mental e, na melhor das hipóteses, só vai reduzir seu ritmo. Não corra esse risco e sempre beba muita água.

10. Defina objetivos: É difícil se imaginar correndo uma maratona se você nunca correu antes. Fique focado e mantenha objetivos alcançáveis que o levarão fora da sua zona de conforto e, quando você conquistar um objetivo, logo estabeleça outro. A força mental necessária para correr uma maratona será desenvolvida naturalmente junto com sua condição física.

Agora você já tem mais um argumento e, quando estiver jogando Online e alguém disser que você não está fazendo nada, você estará coberto de razões científicas que provam que você está fazendo uma atividade importante e sobretudo, muito saudável.

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