Pouca gente sabe disso, mas nem só de truco vive o baralho espanhol! Outro jogo de cartas famoso apreciado pelos nossos amigos de sangue latino, é o chinchón, que é tão divertido quanto o nome. 

Curioso? Interessado? Sem muita coisa pra fazer? Continue lendo para saber um pouco mais sobre o seu novo jogo favorito!  

Breve história do Chinchón

Começamos esse capítulo com “breve” porque não há muitos registros sobre como, quando e onde exatamente surgiu o Chinchón.

Tudo que sabemos, é que é um jogo de cartas bastante praticado na Espanha, Uruguai, Argentina, México e Cabo Verde. 

* Adora um baralho? Conheça os 5 jogos de cartas mais populares no mundo!

Descendente dos populares “Rummy” e “Gin Rummy”, o nome Chinchón vem de um município situado a sudeste de Madrid, mesmo nome de uma popular bebida feita na região.

* Saiba mais sobre a história do Gin Rummy!

Alguns dos nomes diferentes pelo qual o jogo é conhecido são: “Txintxon”, “Chinchorro”, “Conga” ou “Golpeado”.

O nome é escrito Txintxon em basca (também possui as grafias alternativas txin-txon , tchintchom ou tchintchon ) e em Cabo Verde crioulo. No Uruguai, o jogo é chamado Conga ou La Conga.

Quanto a forma de jogar, parece que há poucas diferenças entre as versões praticadas em cada país, mudando apenas no que se refere à pontuação.

Como jogar Chinchón

Jogo da família do Rummy, o chinchón é bastante dinâmico e simples de aprender.

No MegaJogos, ele é jogado por apenas dois participantes, usando um baralho espanhol de 40 cartas, sendo que o joker e as cartas 8 e 9 não são utilizadas (obs: quando jogado com baralho francês, o 10 não é usado).

* Confira a história e curiosidades sobre o famoso baralho espanhol!

Dinâmica de jogo

São distribuídas 7 cartas para cada jogador. Na sua vez, cada jogador deve escolher entre comprar uma carta do monte ou do lixo e, em seguida, descartar uma carta. 

O objetivo é baixar conjuntos de 3 ou mais cartas de mesmo número ou 3 ou mais cartas em sequência de mesmo naipe.

No chinchón, o coringa é o Ás de Ouros. 

O jogo prossegue assim até que um dos jogadores bata. Para fazer isso, o jogador deve baixar seus jogos na mesa, e as cartas que sobrarem na mão (caso isso aconteça) devem somar 3 ou menos pontos.

Se o batedor ficou com alguma carta na mão após baixar seus jogos, o oponente pode encaixar cartas nos jogos dele.

Pontuação 

  • Ás (exceto o de ouros) = 1 ponto; 
  • 2 a 7, Valete, Dama, Rei = valor igual ao número; 
  • Ás de Ouros (Curinga) = 25 pontos.

No final de cada partida, o valor da lenha (pontos das cartas que sobram na mão) de cada jogador será adicionada em suas respectivas pontuações.

Caso um jogador bata sem que reste nenhuma carta em suas mãos, serão descontados 10 pontos de seu placar. Se ele bater sem cartas na mão e fazendo uma única sequência de 7 cartas utilizando o coringa, serão descontados 25 pontos de seu placar. E caso ele bata sem cartas na mão e fazendo uma única sequência de 7 cartas sem usar o coringa, ele ganha o jogo automaticamente

O jogador que chegar a 100 pontos primeiro perde, dando a vitória ao seu adversário. Se ambos jogadores fizerem 100 ou mais pontos, ganha o jogo quem tiver a menor pontuação. 

Chinchón no MegaJogos

Divertido e rápido de jogar, não é a toa que o chinchón faz sucesso nos nossos vizinhos de sangue quente. Aliás, é a cara do Brasil também!

Se você ainda não tinha ouvido falar, ou não deu uma chance para o jogo, essa é a hora de experimentar e ganhar um novo passatempo para entreter e melhorar seus dias.

Basta acessar o MegaJogos, fazer login e iniciar uma partida. Aproveite que nas nossas salas de jogos virtuais o aglomero é liberado!

Aqui você encontra seus jogos de cartas e tabuleiro favoritos, como Truco, Tranca, Buraco, Poker, Dominó, Xadrez e diversos outros games.

Jogar online é uma boa forma de conhecer novas pessoas (de vários países!), fazer amigos e passar o tempo fazendo o que você gosta.

Então, mais uma vez, fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário