Está previsto que nos próximos 50 anos as emissões de CO₂ (dióxido de carbono, maior responsável pelo efeito estufa)  alcançarão 50 bilhões de toneladas/ano. O objetivo principal do jogo é eliminar as emissões mundiais de CO₂ durante esses 50 anos de prazo, mantendo um crescimento sustentável no planeta.
O CO2 (CO2 Boardgame) é um jogo do tipo financeiro, onde os jogadores, representando suas ONGs (organizações não-governamentais),em conunto com a ONU, têm a tarefa de criar fundações para alcançar este objetivo.

Mas, para conseguir isso, eles têm que fazer acordos com companhias energéticas que possuem instalações industriais baseadas em combustíveis fósseis, levantar fundos para construir fábricas de energias verdes em lugar de energias baseadas em carbono.

Mas isso não é muito fácil pois, com os acordos e os certificados de CO₂, se dá permissão às companhias para poluir, tornando-as responsáveis pelas emissões de carbono.
O objetivo do jogo é criar um equilíbrio perfeito entre o dinheiro e pontos ganhos através dos certificados de emissões e a eficiência de seus esforços para reduzir as emissões mundiais de CO₂ e eliminar do mercado os créditos baseados em carbono.
Os jogadores devem pesquisar novas tecnologias para construir as melhores plantas industriais verdes, reflorestar o mundo, ganhar posições nas cúpulas da ONU e nos objetivos regionais e encontrar maneiras de ganhar dinheiro evitando esses acordos danosos ao planeta.Durante o jogo, aparecem “lobistas” para convencer essas organizações para retardar e sabotar a implementação desse crescimento sustentável.

O jogo termina quando os jogadores conseguem eliminar todas as emissões mundiais ou quando o mercado se esgotar.
Apesar de todos os jogadores contribuírem simultaneamente para a eliminação de emissões globais, cada um joga para que suas organizações obtenham o maior número de pontos ao final do jogo, tornando o jogo muito competitivoe estratégico.

O jogo CO2, criado pela empresa Italiana de jogos, a Giochix, custa €37.46 (aproximadamente R$98,00 ) e, para comprar nessa fase de pré-lançamento ou saber mais, clique aqui.

 

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