Nutella, Moka, Escopa, Scala… é longa a lista de coisas que amamos sobre a Itália.

Podemos dizer que nossos amigos da terra da pizza contribuíram muito para deixar nossa vida mais saborosa e divertida.

Para mostrar um pouco de toda nossa apreciação, reunimos aqui seis jogos de cartas italianos que amamos e um pouco de suas histórias. Confira!

História dos jogos de cartas italianos

A história dos jogos de cartas italianos remonta ao final do século XIV. Acredita-se que as primeiras cartas conhecidas no país tenham sido trazidas do Egito mameluco, devido as imagens usadas. 

Antes da fusão dos seus estados independentes, a Itália ocupava muitas regiões diferentes, formando um caldeirão aberto para influências de jogos vindos de todas as partes.

As cartas italianas tradicionais usavam os naipes latinos de espada, copas, moedas e paus, e tinham três cartas com personagens: Valete, Cavaleiro e Rei. Porém, devido à variação regional, era comum encontrar baralhos espanhóis, franceses e alemães em circulação. 

Os jogos de cartas italianos modernos usam o baralho de 52 cartas padrão, com algumas cartas removidas (8, 9 e 10) para simular os baralhos tradicionais que costumavam ter apenas 40 cartas.

Como os italianos não dispensam um bom jogo, que podem usar para expressar todas as suas emoções acaloradas, 500 anos depois, jogos como Scala 40 e Briscola ainda são bastante populares no país. #mammamia!

Vamos conhecer um pouco mais sobre os jogos que fazem sucesso lá e aqui no MegaJogos também!

Scala 40

O Scala 40 é um popular jogo de rummy italiano com algumas semelhanças com o mexe-mexe no Brasil e o Kalookie do norte da Europa.

Possivelmente adaptado do jogo de rummy chinês conhecido como  Khanhoo, ele deu origem ao Rumino e ao famoso Gin Rummy dos Estados Unidos. 

O Scala 40 é jogado por 2 a 5 participantes usando 2 baralhos franceses de 52 cartas e 2 Curingas.

O objetivo é formar trincas ou quadras de cartas de naipes diferentes, mas do mesmo valor, ou sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe com valores seguidos (1, 2, 3…).

O vencedor é o jogador que consegue “fechar” o jogo juntando todas as suas cartas às combinações que estão na mesa e descartando a última carta na lixeira.

Escopa

A escopa (em italiano scopa) é um dos jogos de cartas italianos introduzido no Brasil pelos imigrantes no início do século XX.

Jogo que já foi bastante popular na Itália, em pequenas cidades, ainda é comum ver pessoas reunidas em torno de uma mesa onde quatro idosos trocam palavrões enquanto disputam uma partida  de Escopa.

Fácil de aprender, mas é difícil de dominar, tradicionalmente é jogado com um baralho de cartas napolitanas

O objetivo é combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa, para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.

Até hoje o Escopa mantém sua popularidade nos bairros italianos de São Paulo, ABC Paulista e outras cidades de origem italiana, como Santa Teresa (Espírito Santo).

Scopone

O Scopone é uma variante do Escopa para duplas. Na versão do MegaJogos, é utilizado um baralho de 40 cartas, sendo que cada participante recebe 9 e as 4 restantes são viradas sobre a mesa. 

A meta é conseguir os pontos estabelecidos para a partida (normalmente 16). Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma ‘Scopa’, que vale 1 ponto.

Os pontos obtidos em cada mão (rodada) são somados aos pontos obtidos nas mãos anteriores e a dupla que primeiro chegar ou passar dos 16 pontos ganha a partida. 

Briscola

Este é um jogo popular em todo o Mediterrâneo. Provavelmente praticado por marinheiros italianos, acabou se espalhando para Espanha, Croácia e Portugal.

Um dos jogos de cartas italiano mais popular atualmente, Briscola é feito para 2 a 6 participantes. 

Disputado com um baralho de 40 cartas, os jogadores de cada dupla se posicionam na mesa em ordem alternada.

O carteador distribui em sentido horário 3 cartas para cada um e vira uma carta sobre a mesa. Essa carta representa o naipe da Briscola, válido para aquela mão.

O jogador à direita do carteador começa baixando uma carta na mesa. A escolha da carta é livre (não sendo obrigatório baixar uma carta do Naipe de Briscola). Ao final da rodada, ganha e recolhe as cartas quem jogou a carta de maior valor do Naipe de Briscola ou, caso nenhum jogador tenha cartas desse naipe, ganha quem jogou a carta de maior valor do naipe baixado pelo primeiro jogador.

Os pontos disponíveis para cada partida são 120. Vence a dupla que alcançar ao menos 61 pontos. 

Tressette

Tressette é um dos principais jogos de cartas italianos, junto com Scopa e Briscola. 

Seus registros datam apenas a partir do início do século XVIII, embora acredite-se que suas origens sejam bem mais antigas.

O nome do jogo, “três sete”, pode se referir a sete conjuntos de possibilidades de três ou quatro pontos quando um mínimo de três cada (três, dois, ás ou todas de um mesmo naipe) são combinadas, ou ao fato de ser jogado até vinte e um pontos.

O Tressette é jogado por 4 pessoas (duplas), com um baralho de 40 cartas.

Ao começar, cada jogador recebe 10 cartas. O primeiro de mão, que é o jogador que fica à direita do carteador, coloca uma carta na mesa; o jogador à sua direita é obrigado a responder com uma carta do mesmo naipe. Segue a dupla do primeiro de mão e o carteador fecha a rodada. Ganha quem tiver jogado a carta de maior valor.

A dupla que chegar primeiro aos pontos prefixados ganha o jogo.

Escoba

Escoba é uma variante do jogo Scopa, que significa “vassoura”, um nome que se refere à situação no jogo em que todas as cartas da mesa são “varridas” em um turno. 

É um jogo que requer habilidade e sorte. Existem tantas variantes de escoba quanto maneiras de jogar poker, então, cuidado ao sentar-se com um monte de velhos aparentemente inocentes em uma pequena praça em Nápoles. Sempre haverá uma regra local que você não conhece.

Aqui no MegaJogos, o escoba é jogado com baralho espanhol e o objetivo é fazer o máximo de combinações de cartas com soma de 15 pontos.

Quando o jogador consegue, utilizando uma carta de sua mão, pegar todas as cartas da mesa para somar 15 pontos, acontece uma escoba. 

Ganha o jogador que nas diversas rodadas chegar primeiro a pontuação escolhida no início da partida (21 ou 31).

Jogos de cartas italianos no MegaJogos

Os jogos de cartas italianos mais populares são aqueles praticados em dupla, o que deixa claro algumas das maiores características da sociedade italiana: sociabilidade, paixão e competitividade.

Os jogos de cartas sempre fizeram parte da vida urbana italiana, e provavelmente continuarão a fazer. Então, se você tiver a oportunidade de visitar a Itália, não perca a chance de jogar uma partida por lá, para aproveitar ainda mais essa experiência.

Enquanto isso, fique a vontade para praticar e se divertir nas salas do MegaJogos, temos todos esses jogos e muitos outros a sua disposição.

Crie sua conta agora mesmo e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil (que tem um pézinho no globo todo)!

Deixe um comentário