O Buraco é um jogo originário do Brasil, sendo o jogo de cartas mais popular do país e um campeão de números de participantes noMegaJogos. Seu nome original era Biriba mas, algumas pessoas também o chamam de “Canastra”.

É jogado por pessoas de todas as idades e é um jogo que seus apaixonados definem como um jogo “simples e difícil”.

Simples pois suas regras e raciocínio são muito fáceis de se aprender e jogar.

Difícil pois não existem grandes fórmulas e jogadas que se possa elaborar antes do jogo, sua estratégia é feita na hora dependendo da mesa, dos jogos dos oponentes e da própria sorte que dá ao jogo, uma característica ímpar de diversão e emoção.Isso equipara os oponentes e faz com que o jogo só defina seu resultado no final, podendo mudar radicalmente, dependendo da sorte e do seu parceiro.

O objetivo do jogo, individualmente ou em duplas, é fazer o maior número possível de pontos em cada mão até atingir o número de pontos estipulado no início de cada partida, o mais comum são partidas que terminam quando alguma das duplas atingem 2.000 pontos.

Regras do Buraco

Podem jogar de 2 a 6 jogadores que formam 2 ou 3 duplas respectivamente e utiliza dois baralhos (tipo Inglês), adicionando-se dois coringas
Escolhidas as duplas, por sorteio ou por acordo entre os participantes, procede-se o embaralhamento das cartas e o sorteio para definição do primeiro carteador ( quem tirar a carta mais alta terá esta incumbência ).

O carteador, se for o caso, poderá escolher onde quer se sentar ( as duplas devem se sentar em lugares alternados ).

O carteador após embaralhar as cartas as oferecerá ao jogador imediatamente á sua direita que procederá o corte.

O carteador distribuirá, a partir do jogador colocado á sua esquerda, onze cartas, uma a uma. Enquanto isto o jogador á sua esquerda separará vinte e duas cartas em dois montes de onze cartas cada um, estes dois montes serão colocados á parte do jogo, com a face voltada para baixo, e recebem o nome de morto ( se forem três duplas serão três mortos ).

As cartas que sobrarem após a distribuição serão colocadas no centro da mesa com a face virada para baixo e receberão o nome de monte para compras.

Após a distribuição das cartas inicia-se o jogo. O primeiro jogador, e só ele, terá a oportunidade de comprar uma segunda carta caso a primeira compra não o agrade, para tal deverá descartar a carta comprada antes de colocá-la junto das outras na sua mão e manifestar sua intenção dizendo – A primeira não me serviu.

As cartas descartadas, com a face virada para cima, passam a formar um monte no centro da mesa, paralelo ao monte de compras, o nome do monte de cartas descartadas é lixo, ou bagaço.

Na sua vez, cada jogador, após comprar do monte de compras poderá, antes de descartar, descer ou baixar jogos. Se preferir o jogador poderá comprar a carta de cima do lixo , deixando de comprar no monte de compras, mas se assim proceder deverá comprar todas as cartas que compõem o lixo e descartar uma carta.

O jogo se desenrola da mesma forma: cada jogador na sua vez compra uma carta do monte de compras ou o lixo, se desejar baixa os  jogos e passa sua vez fazendo um descarte.

Após a compra o jogador, antes de proceder ao descarte, poderá, se desejar baixar jogos diretamente, a formação dos jogos recebem nomes e obedecem regras, que são:

– As seqüências – grupos de cartas de um mesmo naipe, cuja formação obrigatoriamente terá no mínimo três cartas e no máximo seis cartas, pôr exemplo: 4, 5 e 6 de espadas. Quando passam a ter mais de seis cartas as seqüências recebem o nome de canastras. Uma seqüência pode começar com um Ás ou terminar com ele, se começar com o Ás poderão ser colocados o 2, 3, 4 e assim por diante, se terminar com o Ás colocado após o Rei não haverá possibilidade de se colocar novas cartas.

– As canastras – Grupos de cartas com no mínimo sete cartas de um mesmo naipe, por exemplo: 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama de copas. As canastras podem ser: simples ou sujas ou canastra real. Uma canastra é chamada de simples ou suja quando entre as sete cartas está um coringa, por exemplo: 6, 7, 8, 2, 10, Valete, Dama de copas, no entanto, esta canastra poderá se tornar uma real caso sejam colocadas no jogo as cartas 3, 4, 5 e 9 de copas passando o 2 para o inicio da formação, porém se o 2 for de naipe diferente ela continuará sendo uma canastra simples ou suja. A canastra real será composta de sete cartas de um mesmo naipe e não terá coringas, pôr exemplo: 6, 7, 8, 9, 10 , Valete e Dama de copas, no entanto se for colocado um 02 para que possam ser colocadas outras cartas, mesmo que o 02 seja do mesmo naipe a canastra torna-se simples ou suja, podendo retornar a condição de real se o 02 no decorrer do jogo ir parar na sua posição original, ou seja antes do 03 de copas. Uma canastra deixa de ser canastra se nela for incluído duas cartas 2. Os coringas tem movimentação livre dentro da canastra.

– As tripas ou lavadeiras – Grupos de três ou mais cartas de um mesmo valor ou desenho, por exemplo: Dama de paus, Dama de ouros, Dama de copas e Dama de espadas, ou 9 de paus, 9 de ouros, 9 de copas. As tripas ou lavadeiras podem crescer a chegar a se transformar numa canastra, simples se usar um coringa ou real se não usar um coringa ( TRIPAS OU LAVADEIRAS DE CORINGAS QUE SE TRANSFORMAM EM CANASTRA VALEM, NA CONTAGEM DE PONTOS, UM BONUS DE 1.000 PONTOS ). As tripas ou lavadeiras devem ser colocadas de forma diferente (vertical) sobre a mesa.
– O jogador, parceiro de quem baixou jogos na mesa poderá adicionar cartas aos jogos já baixados em sua vez de jogar ( sempre antes comprando uma carta do monte de compras ou o lixo, baixar os jogos e descartar ).

– O jogador que conseguir baixar todas as suas cartas pegará o morto e continuará no jogo, caso, para pegar o morto ele baixartodas as suas cartas e não houver feito o descarte poderá continuar jogando e baixando jogos até proceder ao descarte, porém, as para pegar o morto houver feito descarte deverá esperar até a sua nova vez de jogar para usar o morto.

– Quando uma dupla conseguir baixar todas as cartas do morto a partida estará terminada e se procederá a contagem dos pontos.

Os pontos que devem ser anotados em uma folha são contados da seguinte forma:
– A batida ( após a compra do morto ) = 100 pontos
– Canastra real ( cada uma ) = 200 pontos
– Canastra simples ou suja ( cada uma ) = 100 pontos
– Canastra de coringas ( sete cartas 2 ) = 1.000 pontos
-Todas as cartas usadas para formação dos jogos, tanto da dupla que ganhou a partida como da dupla que perdeu, devem ser reunidas e contadas com a seguinte pontuação:
coringa = 20 pontos
Ás  = 15 pontos
8, 9, 10, Valete, Dama, Rei = 10 pontos
3, 4, 5, 6, 7  = 5 pontos
2  = 10 pontos

As cartas que permanecerem nas mãos dos jogadores, inclusive do jogador parceiro do jogador que bateu, também devem ser contadas e somadas só que de forma negativa e os pontos deduzidos dos obtidos com os jogos montados na mesa.
Se uma dupla não conseguir pegar o morto deduzirá dos seus pontos mais 100 pontos.

A dupla que primeiro fizer 2.000 ou mais pontos ganha a partida.

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