Dicas de concentração no Poker – Usando a calma e o foco como aliados.  Se os monges do Tibet jogassem Poker, certamente eles seriam campeões.

Não importa se você joga em várias mesas de Poker na internet ao mesmo tempo ou nas mesas com amigos, nas mesas de torneios ou até sozinho contra um computador. Você sempre vai precisar se concentrar se quiser ganhar o jogo.

Jogar Poker é uma atividade mental que requer altíssimos níveis de concentração e atenção que muito exigem de sua mente e corpo.

É como se fosse um computador jogando uma sessão de Poker com várias mesas. Isso requer grandes e constantes processamentos de informações e decisões durante um longo período de tempo. A qualidade de seu estado mental quando estiver jogando vai um fator determinante em sua eficiência e seus resultados. Conosco, é a mesma coisa, jogamos melhor quando nossas mentes estão em um estado de fluência, foco concentrado  e livres de distrações.

Mas, por outro lado, excesso e muito tempo de concentração também podem ser ruins pois gastam muita energia e seu rendimento volta a decair.

Um dos conselhos dos maiores jogadores de Poker e de vários super-esportistas é o exercício de “entrar e sair da concentração”, permitindo momentos onde sua mente possa descansar e recuperar as energias.
Você deve estar se perguntando:

OK, eu concordo com tudo mas, por onde eu começo?

Antes de começar a jogar, reduza as distrações:

– Desligue o celular/msn/aim/skype/ventrilo/irc/etc. ;
– Avise aos amigos/família que não quer ser atrapalhado;
– Limpe sua mesa e as coisas ao redor de qualquer bagunça;
– Tente manter um espaço agradável e uma boa cadeira para que não tenha desconforto ao sentar por mais de 1 hora.
– Se alguma coisa em sua casa fizer barulho, reduza-o com um fone de ouvido, um ventilador, música, ou qualquer coisa que ajude.
– Não escute a músicas com letras, batidas definidas, melodiosa, ou qualquer uma de suas favoritas. Pesquisas sobre produtividade com música contra sem música são inconclusivas. Se você acha que precisa de música, talvez para bloquear barulhos externos, escolha alguma sem letras e com melodia monótona
– Não jogue quando estiver cansado, com sono, fome ou sede, ou tenha qualquer distração que cause desconforto.
– Mantenha água por perto pois quando o cérebro está em situação de tensão, necessita mais hidratação.

Durante esse treino, estabeleça apenas 4 objetivos, que podem ser exemplificados por:

Seja interessado.

Vai ser muito difícil se forçar a um estado de imersão total enquanto estiver jogando, se você não estiver com muita vontade de jogar. Se você não amar os aspectos do jogo como desafio e competição, e estiver fazendo isso apenas para ganhar dinheiro, vai ser muito difícil. Esta é inclusive uma boa razão para largar o poker. Ao invés de fazer a mesma coisa o tempo inteiro, como jogar 12-mesas full ring seguindo o mesmo padrão de jogo, pegue um dia e tente variar, jogar torneios, ou outro tipo de poker, algo que lhe dê um nível suficiente de desafio. Você vai conseguir atingir esse status de fluência mais eficientemente quando sentir que as mesas em que está não são tão fáceis de vencer na frequência que você quer.

Seja o mestre de suas ferramentas.

Tenha certeza que está se sentindo completamente confortável e familiarizado com as funções de seu mouse e teclado, assim como do programa ou portal de poker Online, ou qualquer outra ferramenta que você estiver usando. Quando você quiser fazer um raise de X, não deve perder tempo em pensar como se faz isso, nem pensar em que botões deve apertar ou onde vai precisar clicar – toda sua concentração deve estar no jogo.
Aumente sua estamina mental.

É importante conseguir manter o foco durante um longo período de tempo, especialmente quando você está jogando há mais tempo do que um oponente que se cansa e começa a jogar de forma descuidada. Você pode ganhar muito dinheiro contra pessoas que não estão jogando seu melhor. Para manter o estado de fluência durante muito tempo, e assim jogar sessões mais longas, você deve aumentar sua resistência mental de pouco a pouco.

Algumas coisas que você pode fazer para ajudar incluem uma melhor alimentação e fazer exercícios regularmente pois quando você faz isso, geralmente se sente muito mais disposto. Tente jogar 5 minutos a mais do que no dia anterior, todos os dias. Assim como os atletas aumentam a estamina física tentando chegar ao ponto de exaustão, você pode aumentar a estamina mental ultrapassando o ponto de frustração. Conseguir se concentrar quando seu cérebro está cansado é a chave para aumentar sua atenção e construir resistência mental. Também tente manter seu cérebro oxigenado. Enquanto jogar, mude de posição na cadeira com frequência. Não sente em apenas uma posição. A movimentação vai ajudar a manter o sangue circulando, mandar mais oxigênio ao cérebro e ajudá-lo a ficar alerta. Faça uma parada a cada 40-80 minutos, assim que perceber sua concentração se dissipando um pouco, e dê uma caminhada, respire fundo ar fresco por um momento. Caminhar é muito bom para a circulação do sangue. Quando ficamos muito tempo sentados o sangue fica um pouco preso na parte de baixo do corpo e constantemente percebemos as pernas um pouco inchadas. Com o sangue circulando de forma igual pelo corpo, carregando oxigênio, certamente você ficará mais alerta.

Saiba perder com calma e classe:

O maior inibidor da fluência no poker talvez seja o estresse emocional que vem com o ganho e a perda de grandes quantias de dinheiro.

É fácil entrar em tilt e ficar nervoso por conta de bad beats ou azar e perder o foco do seu objetivo. Tão fácil quanto isso é entrar em uma zona de conforto após ganhar uma boa quantia e querer sentar e defender, o que pode fazer você jogar de forma mais tímida. No meu próximo artigo eu vou discutir a importância de ter uma boa mentalidade em competição usando conceitos da psicologia do esporte, e como você pode se condicionar mentalmente para evitar essas grandes quedas.

E, depois de treinar tudo isso,com certeza você  percerá os resultados…

… e seus oponentes também !

Para jogar os melhores jogos Online, visite o MegaJogos .

Deixe um comentário