O verão está se aproximando e está chegando a hora daquelas gostosas cervejadas com os amigos e, para acompanhar esses divertidos encontros, nada melhor que um bom jogo de Truco.

Para isso, o Blog MegaJogos trouxe algumas dicas reunidas de diversos sites, diversos jogadores e também das dicas aprendidas nas slas de Truco e de Truco Gaudério do MegaJogos.

– O que é exatamente o Truco ?

O truco, para quem não conhece e ainda não descobriu “que será seu jogo de cartas preferido”, é um popular jogo de cartas divertido, cheio de truques, malícia e simulações.
Os jogadores que podem ser de 2 a 6 pessoas dividem-se em duplas ou trios, que podem ser escolhidos através de sorteios e devem sentar-se a mesa em posições alternadas.

O truco é um dos únicos jogos que, mesmo com apostas por pontos e não por dinheiro, entusiasma os participantes que muitas vezes viram noites com esse jogo de desafios.

– Passos do Truco:

1-Pegue um baralho de cartas completo e retire apenas as cartas de número 8, 9, 10 e curinga. Você ficará com 40 cartas. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra.
Elas obedecem à seguinte seqüência: Da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os nipes)
A carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe.
Ex: A carta 6 de copas tem a mesma força da 6 de paus ou outro naipe. (caso o 6 não seja a manilha)

2 – Cada jogador deve receber três cartas distribuídas em sentido anti-horário.  Após distribuir as cartas, vira-se uma carta para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas. As Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes do que o 3.
A ordem de “força” obedece a seguinte ordem do maior para o menor:
Paus > Copas > Espadas > Ouros.
Ex: Se a vira for 6 as manilhas são os quatro naipes da carta 7.
Se a vira for 4 as manilhas são os quatro naipes da carta 5.
As manilhas também possuem apelidos, como:
– Paus: Zap.
– Copas: Escopeta.
–  Espadas: Espadilha.
–  Ouros: Pica fumo.

3- O jogo é disputado em mãos.  Cada mão vale 1 ponto. O jogo termina quando um jogador, dupla ou trio consegue ou ultrapassa 12 pontos.

4 – A mão se divide em 3 rodadas. Em cada rodada os jogadores colocam uma de suas e cartas na mesa. O jogador com carta de maior valor vencerá aquela rodada. O jogador que ganhar duas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto. Em seguida, uma nova mão se inicia.

5 – Em caso de empate, existem as seguintes regras:
– Se o jogo empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda rodada vence.
– Se o jogo empatar na segunda rodada quem ganhou a rodada primeira vence.
– Se o jogo empatar na primeira e segunda rodada, quem ganhar a terceira rodada vence.
– Se o jogo empatar na terceira rodada quem ganhou a primeira rodada vence.
– Se todas as três rodadas empatarem, ninguém marca ponto.

6 – Quando o jogador quiser desafiar sua dupla adversária, pode gritar “Truco”, o que corresponde a uma aposta de três pontos. A dupla desafiada pode recusar e perder 1 ponto, aceitar ou “aumentar” o desafio gritando “Seis”. Dessa forma, a jogada valerá seis pontos. Quando é pedido 6, funciona da mesma maneira. As respostas podem ser aceitar, fugir or pedir Nove. Porém, o jogador, dupla ou trio que pediu Truco não pode pedir Seis, essa regra igualmente vale para o Seis e Nove.

O valor de cada mão pode variar de 1 a 9 pontos, de acordo com as apostas feitas:
– Sem apostas – 1 ponto
– Truco – 3 pontos
– Seis – 6 pontos
– Nove – 9 pontos
– Doze – 12 pontos

7-Quando uma das duplas atinge 11 pontos, a mão seguinte é chamada de “Mão de Onze”. Durante a rodada da “Mão de Dez”, o jogador que tem os 11 pontos não pode trucar. Se trucar, perderá a rodada, favorecendo os adversários com 3 pontos. Além disso, a dupla ou trio com 11 pontos pode se consultar, mostrando suas cartas e decidir se permanecem ou não na rodada. Se o jogador/dupla/trio que tem menos de 11 pontos ganhar a rodada, ganhará 3 pontos. Se a dupla que tem os 11 pontos desistir da rodada após ter visto as cartas, a dupla adversária ganhará apenas um ponto.

Importante

As regras ensinadas acima se tratam do truco mais conhecido e jogado no Brasil. Há também outra forma de jogar truco, conhecida como “Truco Mineiro Tradicional” e nesse tipo de truco, o baralho de 40 cartas fica dividido em manilhas (que valem mais) e cartas simples.

Manilhas (em ordem decrescente)

– 4 de Paus – Também chamado Zape, esta é a carta mais alta do jogo.
– 7 de Copas
– Ás de Espadas – chamado Espadilha
– 7 de Ouros

Cartas Simples (em ordem decrescente)

– Três – quatro cartas, uma de cada naipe
– Dois – quatro cartas, uma de cada naipe
– Ás – três cartas, Paus, Copas e Ouros
– Rei – quatro cartas, uma de cada naipe
– Valete – quatro cartas, uma de cada naipe
– Dama – quatro cartas, uma de cada naipe
– Sete – duas cartas, Paus e Espadas
– Seis – quatro cartas, uma de cada naipe
– Cinco – quatro cartas, uma de cada naipe
– Quatro – três cartas, Copas, Espadas e Ouros

O valor dos naipes nas cartas simples é igual. Por exemplo, o cinco de Ouros vale tanto quanto o cinco de qualquer outro naipe.

Além, disso no jogo de Truco, as duplas podem combinar os sinais que vão utilizar durante o jogo. Existem vários sinais, os mais comuns são:
– piscar os olhos = zape;
– franzir o nariz = 7 de copas;
– franzir a testa = espadilha;
– mostrar a língua = 7 de ouros;
– bocejar = cartas fracas.

Agora que você já conhece as regras e algumas boas dicas de jogo, nada melhor do que treinar o Truco ou Truco Gaudério com oponentes competitivos e experientes nas salas do MegaJogos , o melhor portal de jogos Online do Brasil e encontre os melhores jogos Online de tabuleiro, cartas, estratégia e todos os jogos que mais fazem sucesso na Internet, com salas ranqueadas e uma infinidade de recursos e você ainda ganha 20 horas de acesso gratuito ao MegaJogos.

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