Não consegue dormir porque não sabe qual a diferença entre Cacheta e Pife (também conhecido como Pif-Paf)? A tia da padaria te falou que esses jogos de cartas são a mesma coisa? Sempre que te convidam para jogar Cacheta, você não sabe se joga com ou sem o coringa? Calma que o MegaJogos irá resolver o seu problema! Nesse post iremos mostrar todas as diferenças entre Cacheta e Pife!

Vamos começar pelo o que os dois têm em comum, ok? Ambos jogos de cartas são jogados com 2 baralhos de 52 cartas, com até 8 jogadores podendo jogar simultaneamente. Cada participante recebe 9 cartas e tem como objetivo baixar essas em trincas ou sequências de mesmo naipe.

Ambos jogos também tem a mesma ordem de cartas: A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K.

Na Cacheta, cada jogador começa com 5 pontos, esses pontos são como a vida do jogador. Quando alguém consegue baixar todas as cartas, formando as desejadas trincas ou sequências, os outros jogadores perdem um ponto, ficando assim com 4(existe a possibilidade da batida valer 2 pontos, mais para frente explicamos melhor). O jogador que chegar a 0 é eliminado do jogo e o vencedor será o último a permanecer na mesa.

O Pife, por sua vez, já é mais rápido. Cada mão é um jogo, ou seja, perdeu uma mão, acabou! Esse carteado é excelente para uma diversão intensa — afinal, ele não tolera erros. Entregou a carta que faltava para o adversário? Ele vai agradecer e baixar suas trincas e/ou sequências, assim, finalizando o game!

E sobre os curingas? Valem nas duas modalidades?

Não! O curinga é exclusivo da CACHETA! Uma das primeiras coisas que você deve fazer quando for jogar Pif-Paf presencialmente é retirar todos os curingas do baralho (no MegaJogos já retiramos automaticamente para você)!

E aí, tá na boa?

Diferentemente da Cacheta, no PIFE você NÃO PRECISA avisar ao adversário que está esperando aquela gloriosa carta. Portanto, você pode pegá-lo de surpresa baixando seu jogo sem mencionar que “está na boa”! Essa expressão na Cacheta serve para cortar a fila de compra do monte de descarte, dando ao jogador a famosa “preferência”.

Lembra que mais acima comentamos que você poderia ganhar 2 pontos ao invés de 1 na batida da Cacheta? Agora você aprenderá de vez como garantir essa vantagem nessa jogada mega ousada!

Todos os jogadores começam com 9 cartas na mão. Abrindo a sua rodada, a primeira ação do jogador é comprar mais uma do monte, ficando com 10 cartas, sendo assim:

E agora que você já sabe todas as diferenças, qual dos carteados que você prefere? Ainda não sabe? No MegaJogos você pode testar os dois! Ficou com alguma dúvida? Utilize a seção de comentários! Ficaremos felizes em respondê-la!

Deixe um comentário