Ao contrário do que se pensa, o jogo do Go tem sua origem no jogo chinês Wei Qi, um jogo de posicionamento com regras simples mas cujo domínio e parendizado podem levar uma vida toda pois suas estratégias e jogadas são complexas e necessitam de um grande poder de antecipação e previsão de movimentos possíveis.

Alguns estudiosos de jogos antigos garantem que o Go é o jogo mais antigo do mundo, título hoje do tradicional jogo de Gamão.

Não se sabe ao certo a idade do jogo, mas sabe-se que já era muito jogado no século 5 AC. Existem ainda tabuleiros da época de Cristo, época da qual também datam alguns tratados sobre o jogo. O Go era tão valorizado que já nessa época existiam mestres do jogo. Não se sabe com precisão quando o Go passou da China ao Japão, mas a passagem deve ter ocorrido ainda antes do século 6.

Hoje, o Go tem bastante destaque no Japão e na Coréia. Existem associações, torneios e até espaço na televisão para ele. O Go é conhecido na Europa desde o século 16. Mas foi no século 20 que o jogo conheceu sua maior divulgação. Para quem se interessar, há uma literatura extensa sobre o jogo.

O Go é jogado em um tabuleiro quadrado de 19×19 linhas, que formam um total de 361 pontos de intersecção (jogadores iniciantes podem jogar o jogo numa parte do tabuleiro, com 9×9 linhas e mais tarde 13×13 linhas, antes de passar finalmente às 19×19).

Um jogador recebe 161 pedras pretas e o outro 160 pedras brancas. As pretas começam e cada jogada consiste simplesmente em colocar uma pedra de sua cor em uma casa livre. O objetivo de cada um é conquistar o maior território possível.

O território conquistado é aquele cercado pelas peças de um jogador de tal modo que o adversário não possa ou não queira tentar invadir, julgando que não terá chance de ser bem sucedido.

Uma peça cercada pelos 4 lados (suas 4 liberdades) é automaticamente capturada. Se duas peças estiverem lado a lado, passam a formar um conjunto único, e para cercar uma delas será preciso cercar as 2 (suas 6 liberdades). As bordas do tabuleiro também contam para o cerco; desse modo uma peça em um dos quatro cantos pode ser cercada com apenas 2 peças. A partida termina quando os adversários concordam que não há mais territórios em disputa.

No tabuleiro de Go, podem ser jogados outros jogos mais simples. Talvez o mais conhecido deles seja o Gomoku, ou Renju, também conhecido com outros nomes. Nesse jogo, vence aquele que conseguir alinhar 5 pedras da sua cor.

O Go é um jogo raro no Brasil mas existe uma comunidade de entusiastas e apaixonados pelo jogo e que mantém essa tradição milenar com muita dedidcação e competência: o Insei Brasil, uma comunidade de descendentes Japoneses que organizam cursos, torneios e uma infinidade de eventos ligados ao Go e à cultura de jogos Japoneses. Para conhecer a INSEI, clique aqui.

Para jogar os melhores jogos Online, visite o MegaJogos .

Deixe um comentário