Sueca é um jogo de cartas bastante popular em Portugal, no Brasil e em Angola. É também conhecido como Bisca ou Briscola, e possui diversas variações de forma e pontuação. Tem muita gente que conhece também como “jogo da cachaça” ou jogo de bebida, mas aí já é uma variação diferenciada.

É um jogo para quatro jogadores, divididos em duplas, com as duplas frente a frente. Assim como no jogo de cartas truco, não são utilizadas as cartas “8”, “9” e “10”. Os parceiros não podem conversar entre si, nem mostrar suas cartas um para o outro. Não se pode colocar nenhuma carta em cima da mesa enquanto não chegar sua vez de jogar.

Depois de embaralhar e cortar, o distribuidor mostra a última carta do baralho, cujo naipe será o trunfo dessa partida. Daí distribui 10 cartas para o jogador da esquerda, e segue distribuindo para os outros jogadores, sempre com 10 cartas por vez. A carta do trunfo revelada permanece com o distribuidor. Após isso, são realizadas 10 rodadas. O jogador que começa a primeira rodada é o jogador à esquerda do distribuidor. Se as cartas do primeiro jogador somarem 10 pontos ou menos, ele pode baixar o jogo. Se fizer isso, as cartas são embaralhadas e distribuídas novamente. Caso o primeiro jogador inicie o jogo, ele deve baixar uma carta e os jogadores seguintes (no sentido horário) devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. Se algum jogador não possuir nenhuma carta desse naipe, ele pode jogar qualquer outra carta que tiver na mão.

Quer experimentar jogar Sueca Online com pessoas ou contra o computador? Escolha a sua plataforma preferida para jogar grátis e sem cadastro:

No final da rodada determina-se o vencedor da seguinte forma: se uma ou mais cartas do trunfo tiverem sido jogadas, a carta mais alta do trunfo é a vencedora. Caso o trunfo não tiver sido jogado, a carta mais alta do naipe da primeira carta é a vencedora. O vencedor da rodada ganha as 4 cartas, deixando-as separadas do restante, viradas para baixo. Este jogador inicia a próxima rodada. Após 10 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão, e é realizada a contagem dos pontos.

Valor em pontos

A – 11 pontos.

7 – 10 pontos.

K – 4 pontos.

J – 3 pontos.

Q – 2 pontos.

2, 3, 4, 5, 6 – 0 pontos.

São 120 pontos no total das 40 cartas em disputa e ganha a dupla que fizer mais de 60 pontos. Portanto, ao final das 10 jogadas, cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas jogadas em que foi vencedora, e aquela que tiver somado 61 pontos ou mais terá ganho a rodada e portanto 1 ponto, pois obrigatoriamente terá mais pontos que o adversário.

Apesar de parecer restritivo, é um jogo dinâmico que requer atenção e concentração. E você, conhece e já jogou?

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sueca_(jogo_de_cartas)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bisca

https://www.megajogos.com.br/sueca-online/regras

Deixe um comentário