A Galápagos Jogos faz mais sucesso no exterior do que no Brasil. Um bom exemplo disso é o jogo Máfia, um jogo em parceria com a COPAG.

A Máfia nunca esteve tão forte: assaltos, emboscadas e contrabandos correm soltos pelas ruas da cidade mas,  a polícia também não está de brincadeira pois policiais infiltrados vão tentar a todo custo sabotar as missões da Máfia para mostrar quem ainda manda na cidade.

O jogo custa R$ 12,00 e para saber mais, clique aqui.

Componentes do jogo
• 76 cartas de ação (AZIONE O DENARO)
• 16 cartas de personagem (PERSONAGGIO)
• 10 cartas de missão (MISSIONE)
• 8 cartas de objetivo (OBIETTIVO)
Configuração do jogo
Cada jogador escolhe um personagem que representará durante o jogo.
De acordo com o número de jogadores, as cartas de objetivo são embaralhadas e distribuídas aos jogadores, que devem
mantê-las em segredo.
Cada jogador recebe 2 cartas de ação para sua mão, escolhe-se quem será o primeiro a jogar e estão todos prontos para
começar.
Objetivo do jogo
Na partida há jogadores atuando como mafiosos e como policiais (revelados ou não).
Os mafiosos vencem o jogo imediatamente ao completarem 4 missões com êxito.
Já os policiais vencem o jogo imediatamente quando sabotarem 4 missões.
Cada carta de missão possui 4 informações:
1. O número de personagens recrutados no início da missão
2. O número total de cartas necessárias para que se complete a missão
3. Um valor de dinheiro
4. Uma cor de missão
Missões em andamento
Durante todo o jogo, deverão existir sempre 2 missões em andamento simultâneo (abertas na mesa).
No início do jogo, deve-se abrir a primeira missão na mesa e selecionar aleatoriamente os personagens que serão alocados
nesta missão, de acordo com o número indicado pela carta de missão. Estes são os jogadores que estão contribuindo e
trabalhando nesta missão.
Abre-se a segunda missão na mesa e se repete o procedimento. Caso faltem personagens para completar a missão, ela
começa desfalcada, sem afetar o andamento do jogo. Caso sobrem personagens, estes não estarão alocados em missão nenhuma
e permanecem separados.
Sempre que uma nova missão é aberta, deve-se comprar a primeira carta de ação do monte de compras e colocá-la em
segredo na missão, sem revelar seu valor ou cor até que a missão seja finalizada.
Iniciando o jogo
Todos os jogadores devem COMPRAR 1 CARTA DE AÇÃO no início de sua jogada e escolher uma das seguintes ações abaixo
para ser realizada:
a. Usar a ação de uma das cartas da mão;
b. Contribuir com a missão na qual está alocado com 1 carta da mão, sem revelar seu valor ou cor;
c. Passar a vez.
a. USANDO A AÇÃO DA CARTA
Todas cartas de ação possuem um valor ($) atrelado a uma cor e a uma ação específica. Em sua jogada, o jogador pode usar
esta ação, descartando a carta na sequência.
b. COLABORANDO COM A MISSÃO
Se você é um dos personagens alocados em uma missão, pode colaborar colocando cartas de sua mão na missão (no
máximo 1 por jogada) – é possível apenas colaborar em missões na qual você esteja alocado.
Em sua jogada, coloque estas cartas viradas de cabeça para baixo ao lado da missão, sem revelar seu valor ou cor.
Completando uma missão
No momento em que se atinge o número determinado de cartas para finalizar uma missão (indicado na própria carta missão),
todos os jogadores saberão o que de fato aconteceu com ela. Embaralhe todas as cartas de ação colocadas naquela missão e
abra-as sobre a mesa. Todas as cartas de ação que forem da mesma cor indicada na missão (azul ou amarela) contarão como
valor positivo, e todas as cartas que forem da outra cor contarão como valor negativo.
EXEMPLO:
Invasão da delegacia (Invasione della stazione): $6 / AZUL
Toda carta azul contará positivamente e toda carta amarela será negativa.
Foram colocadas 5 cartas na missão
1. Carta AZUL, de valor $2 = +2
2. Carta AZUL, de valor $4 = +4
3. Carta AMARELA, de valor $2 = -2
4. Carta AZUL, de valor $1 = +1
5. Carta AZUL, de valor $2 = +2
Total de pontos = +2+4-2+1+2 = $7 pontos
A missão foi concluída com sucesso (igual ou maior que $6 / AZUL) e todos os mafiosos podem comemorar.
Quando uma missão é finalizada (com êxito ou não), todos os personagens que participaram desta se juntam aos outros
personagens que estavam fora de qualquer missão. Estas cartas são embaralhadas e se o jogo ainda não terminou, uma nova
missão é aberta. Deve-se alocar o número inicial de personagens para esta nova missão e colocar a primeira carta do monte de
compras, sem revelá-la, da mesma maneira como havia sido feito para as missões anteriores.
Revelando-se um policial
Um policial infiltrado tem um disfarce tão bom que nem a própria polícia sabe de sua existência, mas chega um momento em
que dentro da Máfia há tamanha suspeita sobre sua lealdade que para manter reais chances de sabotar as missões um policial
pode se revelar.
Quando um jogador se revela policial, ele adquire uma vantagem: no início de seu turno, o jogador policial revelado compra 2
cartas (ao invés de 1) e escolhe 1 delas, descartando a outra no monte de descartes.
Somente jogadores policiais podem se revelar caso seja sua vontade, permanecendo expostos até o final da partida. O policial
relevado continua sendo alocado em missões normalmente como qualquer outro jogador.
Regras gerais
• Não é permitido aos jogadores falar qualquer tipo de número presente nas cartas, como por exemplo: “coloquei um 3”,
porém é permitido falar cores como “coloquei uma amarela” ou considerações indiretas como “estou ajudando”;
• Caso o jogador prefira, ele pode simplesmente passar sua jogada, abdicando de colocar cartas em missões ou descartá-las.
Habilidades dos personagens
Todos personagens do jogo possuem habilidades. Sugerimos que para a primeira partida você não as utilize.
As habilidades podem ser utilizadas somente 1 vez durante todo o jogo, e quando isso for feito, o jogador deve virar a carta
com a face para baixo, mostrando agora o lado do personagem que não possui a descrição de habilidade.

Abaixo uma descrição detalhada das habilidades:
• ENRICO – Em sua etapa de compras, compra 3 cartas do monte. Caso seja um policial revelado, não usará a vantagem de
comprar 2 e escolher 1, simplesmente compra 3 cartas.
• FRANCESCA – Quando algum jogador (inclusive ele mesmo) for obrigado a descartar uma carta pela ação de um carta
Beretta, uma carta Remington ou uma carta Tommy Gun, Francesca pode escolher ficar com a carta descartada.
• GIOVANNA – Pode descartar X cartas da sua mão e escolher um jogador (inclusive ele mesmo) para comprar X cartas do
monte de compras.
• LORENZO – No exato momento que outro jogador esteja alocando cartas de ação em uma missão em que LORENZO esteja
alocado, ele pode impedir essa ação. A carta de ação do outro jogador é descartada e ele perde sua jogada.
• PEPPE – Pode descartar 2 cartas da mão e abortar a missão na qual está alocado.
• SALVATORE – Paga 2 cartas da mão ao monte de descartes e pode colocar uma carta em qualquer missão, esteja ele
participando dela ou não.
• TONY – Consegue libertar qualquer jogador (inclusive ele mesmo) do porta-malas. Recolhe a carta de porta-malas para sua
mão ao invés de descartá-la.
• VINCENZO – Quando uma missão é revelada, pode reduzir ou aumentar seu valor de êxito em $2 pontos.
Descrição das ações presentes no jogo
• ABORTAR (ABORTIRE) – Descarte a missão na qual está alocado, assim como todas as cartas de jogo que já foram
colocadas nesta missão, anulando-a e abrindo outra em seu lugar.
• BERETTA – Escolha outro jogador sentado imediatamente ao seu lado para descartar 1 carta, retirada aleatoriamente (no
escuro).
• CONSEGLIERE – Permite ao jogador observar a carta objetivo de outro jogador (esta carta somente poderá ser utilizada após
2 missões terem sido finalizadas com êxito ou não).
• DISPENSA (DISPENSA) – Remova um personagem de alguma missão em andamento (a missão pode ficar vazia, se for o
caso).
• EMBOSCADA (IMBOSCATA) – Embaralhe todas cartas de colaboração colocadas em uma missão em que você está
participando e veja qual é a situação do momento. É permitido falar qualquer coisa, inclusive mentir sobre a real situação daquela
missão.
• FAVOR (FAVORE) – Escolha qualquer outro jogador e troque as cartas de sua mão com ele. Você não precisa ter cartas para
realizar esta ação.
• INFORMANTE (INFORMATORE) – Coloque esta carta na frente de outro jogador. Agora sob vigia, o jogador é obrigado a
colocar sua próxima carta (de colaboração de missão) aberta para que todos vejam o valor e a cor. A carta permanece na frente do
jogador até que ele faça uma colaboração.
• LASANHA (LASAGNA) – Compre 2 cartas.
• OMERTÀ – Omertà significa “voto de silêncio”. Compre 1 carta e, a partir deste momento, todos os jogadores deverão ficar
em silêncio por 1 rodada completa, até a vez da pessoa que utilizou a carta. Caso algum jogador fale durante a Omertà, ele deverá
descartar 1 carta da mão aleatoriamente e, a partir deste momento, não existe mais a lei do silêncio.
• PÉ-DE-CABRA (PIEDE DI PORCO) – Evita que um jogador perca sua jogada preso no porta-malas. Esta carta pode
ser utilizada tanto para liberar você próprio no início do seu turno, ou para liberar outros jogadores. Em ambos os casos, o
porta-malas na frente do jogador é eliminado e ele tem direito a seguir sua jogada normalmente.
• PORTA-MALAS (BAGAGLIAIO) – Coloque esta carta na frente de outro jogador: este jogador perde a vez.
• REFORÇO (RINFORZO) – Adicione algum personagem que não está alocado em nenhuma missão a uma missão em
andamento. Não existe número máximo ou mínimo de personagens atuando em uma missão.
• REMINGTON – Escolha outro jogador sentado a 2 pessoas de distância em qualquer direção: ele deve descartar 1 carta,
retirada aleatoriamente (no escuro).
• TOMMY GUN – O jogador sentado imediatamente ao seu lado e o próximo jogador nesta direção descartam 1 carta cada
um, retiradas aleatoriamente (no escuro).
• TROCA (SCAMBIO) – Troque dois personagens de posição, estando eles dentro ou fora de uma missão (enquanto um entra
na missão o outro sai).

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