O Mau-mau é um jogo de baralho que se joga muito no Brasil e na Alemanha, muito divertido e emocionante para se jogar vários jogadores, sendo cada um por si e quanto mais gente, melhor.

Pode ser jogado a partir de dois jogadores, porém começa a ficar interessante com 5 a 12 pessoas. Quanto mais jogadores, mais engraçado, emocionante e competitivo o jogo fica mas, com mais de 12 pessoas, o jogo pode se tornar muito lento por demorar demais para chegar na vez de cada um jogar.

O pouco que se sabe sobre o surgimento das primeiras regras do jogo, remontam a Alemanha no final da década de 1960.No Brasil, o Mau Mau tem seu início documentado na cidade de Taquaritinga, no início da Década de 1980, por um grupo de jovens que se reuniam todas as noites para jogar Buraco.

Cansados da monotonia das cartas automaticamente posicionadas após poucas rodadas,  desenvolveram novas regras que pudessem ser jogadas de forma rápida e que “desorganizassem” o baralho novamente.

Muitos relacionam a história do jogo Mau-mau com o jogo Uno pela semelhança de regras, apesar deste último ser jogado em um baralho próprio. Não se sabe ao certo se o Mau-mau serviu de base para o Uno ou vice-versa.

A base do jogo é praticamente a mesma em qualquer lugar do mundo, mas há muitas variações da sua versão Alemã, tida como a original.

O objetivo é descartar todas as cartas da mão. Quando um jogador ficar com apenas com uma carta na mão, este deve avisar todos gritando “mau-mau” (ou outra variação dependendo do combinado antes do jogo, como por exemplo: “estou por uma”).

Para definir a colocação dos jogadores, os valores das cartas restantes na mão de cada um devem ser somadas com valores de cada carta combinados no início do jogo.

O jogo começa em sentido horário e, no decorrer do jogo o sentido pode mudar de horário para anti-horário e vice-versa dependendo da regra jogada.Na sua vez, cada jogador pode jogar uma carta com o mesmo naipe (de qualquer número) ou o mesmo número (de qualquer naipe) da última carta colocada na mesa pelo jogador anterior.

Pode ser jogada também a qualquer momento uma carta especial, definida de acordo com as regras combinadas no início do jogo.Geralmente as cartas especiais são o J (Valete) e o Coringa.

Caso o jogador não tenha uma carta que siga a regra ou mesmo não queira jogá-la por questão estratégica, ele deve “comprar” uma do topo do monte sobre a mesa e jogá-la se la for do naipe ou número adequado.Caso não consiga novamente, o jogador deve ceder sua vez para o próximo jogador, dizendo: “pulo” ou “passo”.

Em algumas variações do Mau-Mau, incluindo a regra original Brasileira, o jogador deve continuar comprando até que uma carta “combinável” apareça.

Cada carta pode também possuir uma “vantagem” que beneficia o próprio jogador ao serem descartadas da sua mão, ou um “castigo” a ser pago pelo próximo jogador (ou pelo jogador anterior em alguns casos).

Uma carta pode também ser “normal” não tendo nenhuma vantagem ou castigo. Algumas cartas apenas alteram algum estado do jogo (como o sentido de rotação ou o naipe vigente, por exemplo) sem bônus ou prejuízo.

Enfim, o Mau-Mau, por ser um jogo muito divertido e emocionante mas demandar muitos jogadores, é um jogo muitíssimo popular na versão online pois você pode juntar quantos jogadores quizer e, no Portal de jogos online do MegaJogos, esse jogo tem uma turma “da pesada” que está online todos os dias.

Conheça o Mau-Mau online do Megajogos e jogue a monotonia fora com esse divertido, emocionante  e cativante jogo.

Deixe um comentário