img-blog-independencia

–  Venha dar o seu grito de diversão às margens plácidas das mesas virtuais de Poker e Texas Hold’em com 30% de desconto na compra de créditos. Nem os portugueses resistiriam!

–  No domingo, prepare-se para conquistar um troféu comemorativo nos Torneios de 7 de Setembro e garantir seu Ouro, Prata ou Bronze.

–  E se até Dom Pedro de Alcântara e Bragança entrou em campo acompanhado de uma comitiva, você também pode convidar seus amigos para jogar: o Mega estará liberado para acesso por visitantes durante os 3 dias do feriado!

 

HISTÓRIA

A Independência do Brasil

No dia 7 de Setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga – hoje cidade de São Paulo – o Príncipe Regente do Brasil, Pedro de Alcântara Luís Filipe Maria Gastão Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança , então com 23 anos de idade, bradou, do alto de seu cavalo, a frase “Independência ou Morte!”, proclamando a emancipação do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e instituindo o Império do Brasil, do qual sagrou-se Imperador em Dezembro do mesmo ano, quando recebeu o título de D. Pedro I.

 

MEGA CURIOSIDADES

O Grito do Ipiranga

Você sabia que a famosa obra “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, foi terminada 66 anos após a Independência ser proclamada? E que, segundo historiadores, o autor teria ‘embelezado’ a realidade, modificando a cena original com sua imaginação?

Confira:

– Pra começar, Pedro Américo pintou o primeiro ‘selfie’ do Brasil, incluindo-se no quadro, apesar de ter nascido anos depois do acontecimento… mega cara de pau!

– Ele pintou cavalos imponentes no lugar dos modestos jumentos e mulas que eram utilizados à época nas viagens longas por terrenos acidentados;

– Aumentou o número de soldados da comitiva real para dar mais visibilidade e grandeza ao evento;

– Trocou a vestimenta da tropa e a do príncipe regente por uniformes de gala, roupas totalmente impróprias para o tipo de viagem e o calor do momento;

– Alguns teóricos afirmam que a parada feita por Dom Pedro e sua comitiva às margens do riacho Ipiranga foi devido à uma forte diarréia do futuro imperador… será?

– Existe até acusação de plágio sobre o pintor, que teria copiado a obra “1807, Friedland” de Ernest Meissonier, pintado em 1875, mas estudiosos insistem que ele apenas se inspirou na tal obra, criando um quadro simbólico como muitas outras obras históricas que existem mundo afora.

Mega polêmico, não é mesmo?!

VÍDEOS

Confira o Grito da Independência…

… como ficou gravado na história:

https://www.youtube.com/watch?v=mheime48ibA

… como alguns historiadores dizem que realmente aconteceu:

Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=97X1HafIRoM

Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=-Yz4n3GKaC8

Deixe um comentário