Ainda no clima de ano novo, vida nova, trouxemos mais algumas novidades do Mega que quem ainda não viu precisa ver. Alguns dos nossos jogos favoritos passaram por algumas mudanças e updates que prometem melhorar a experiência de jogo dos nossos usuários. Confira!

Momento “na real”: o jogo Mega Ludo que tínhamos no mobile, na verdade, era baseado no jogo Parchis e possuía algumas diferenças das regras do Ludo original. Por isso, atualizamos e renomeamos o jogo para Parchi para descomplicar.

Breve história do jogo

O parchis é a versão espanhola do pachisi, um jogo que nasceu na Índia no século XVI. 

O tabuleiro do jogo original é uma representação do jardim do imperador Akbar, o Grande. O centro do tabuleiro representa o local onde ficava seu trono e as fichas eram as jovens indianas mais bonitas que se movimentavam de casa em casa, competindo pela honra de jogar para o imperador. 

Os dados eram, na verdade, búzios (conchas de moluscos) que contavam um ponto se caíam com o vão para cima.

O nome do parcheesi vem da palavra pachis, que significa vinte e cinco em hindu, já que vinte e cinco eram as conchas lançadas em cada série.

A boa notícia é que agora você tem mais uma opção para nosso maravilhoso catálogo de jogos de nossa plataforma, e se já era fã de Ludo, com certeza vai adorar o Parchis.


Novo Ludo


Com as mudanças feitas, o Mega Ludo foi renomeado para Parchis, e a diferença de regras entre os jogos ficou mais clara. Confira abaixo um comparativo para entender melhor:

Parchis X Ludo

Tabuleiro no início do jogo:

Parchis: Cada jogador começa com suas 3 peças nas casas iniciais e 1 peça na casa de entrada da sua cor. 

Ludo: Cada jogador começa com suas 4 peças nas casas iniciais.

Número do dado para tirar peças da casa inicial:

Parchis: Caso o jogador consiga tirar 5, ele pode retirar uma de suas peças que estão na área inicial e movê-la para a casa de entrada de sua cor.

Ludo: Caso o jogador consiga tirar 6, ele pode retirar uma de suas peças que estão na área inicial e movê-la para a casa de entrada de sua cor.

Obrigatoriedade de tirar peças da casa inicial quando sai esse número no dado:

Parchis: Caso o jogador tire 5 no dado e possua uma ou mais peças nas casas iniciais, ele é obrigado a mover uma delas para a casa de entrada se ela estiver vazia ou com apenas uma peça.

Além disso, quando cai o número seis no dado e o jogador tem uma barreira no tabuleiro, ele é obrigado a retirar uma peça da barreira.

Ludo: Tirar 6 no dado não obriga o jogador a retirar uma peça da área inicial. Caso ele tenha outras peças no tabuleiro, ele pode movê-las se isso for possível.

Sentido do jogo:

Parchis: O sentido de jogo é anti-horário. Isso vale tanto para a movimentação das peças quanto para a vez dos jogadores.

Ludo: O sentido de jogo é horário. Isso vale tanto para a movimentação das peças quanto para a vez dos jogadores.

Bônus no número seis:

Parchis:  Quando o jogador tira 6 e não tem nenhuma peça na casa inicial, ele ganha um bônus de +1 no dado, e assim o dado passa a valer 7. 

Ludo: Essa regra não existe no Ludo. O dado nunca ganha nenhum bônus.

Ação quando sai o 6 (seis) três vezes seguidas no dado:

Parchis: Quando o jogador tira 6 no dado três vezes seguidas, ele não faz a terceira jogada. Ao invés disso, a última peça que ele moveu é removida e volta para a casa inicial. Após isso, ele passa a vez.

Ludo: Quando o jogador tira 6 no dado três vezes seguidas, ele não faz a terceira jogada e passa a vez. Nenhuma de suas peças é removida.

Barreira:

Parchis: Quando duas peças da mesma cor ficam juntas na mesma casa, é formada uma barreira. Nenhuma peça pode passar por uma barreira, nem mesmo peças do próprio dono delas.

Ludo: Não existem barreiras. Duas peças de mesma cor na mesma casa não impedem nenhuma peça de passar por elas.

Número máximo de peças por casa:

Parchis: O máximo de peças que cada casa do tabuleiro pode conter é 2.

Ludo: Não existe limite de peças na mesma casa.

Captura:

Parchis: Quando um jogador captura uma peça, ele ganha um movimento extra de 20 casas (+20).

Ludo: Quando um jogador captura outra peça, recebe um turno extra (onde ele joga o dado novamente e move uma peça, caso isso seja possível).

Chegada:

Parchis: Quando um jogador chega com uma peça na sua casa final, ele ganha um movimento extra de 10 casas (+10).

Ludo: Quando um jogador chega com uma peça na sua casa final, ele ganha um turno extra.

Ação quando sai o 6 (seis) e o jogador não tem jogadas para fazer:

Parchis: Quando o jogador tira 6 e não tem movimentos possíveis, ele pode jogar o dado mais uma vez (aproveitando o efeito do 6 de jogar novamente).

Ludo: Quando o jogador tira 6 e não tem movimentos possíveis, não pode aproveitar o efeito do 6. Em vez disso, ele passa a vez.

Ação quando o jogador tira seis e captura na mesma jogada:

Parchis: Quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele captura outra peça, o efeito do 6 de jogar novamente não é aproveitado, em vez disso ele ganha o +20.

Ludo: O efeito do 6 acumula. Ou seja, caso o jogador tire um 6, e nessa mesma jogada ele captura outra peça, ele ganha dois turnos extras, um para cada situação.

Ação quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele chega à casa final:

Parchis: Quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele chega na casa final, o efeito do 6 de jogar novamente não é aproveitado, em vez disso ele ganha o +10.

Ludo: O efeito do 6 acumula. Ou seja, caso o jogador tire um 6, e nessa mesma jogada ele chega na casa final, ele ganha dois turnos extras, um para cada situação.

Resumindo:

Jogos Online é no MegaJogos

E aí, gostou das novidades? Elogios, críticas e sugestões são sempre bem-vindas e você pode aproveitar o espaço para comentários deste post ou nossas redes e canais de suporte para deixar sua opinião.

Aqui no MegaJogos você encontra todos os jogos de cartas, tabuleiro e diversos outros populares mundo afora.

Nosso trabalho é garantir sua diversão e, por isso, fica mais uma vez o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário