Jogos de tabuleiro, a salvação dos dias de chuva antes da era da internet. O motivo de risadas e xingamentos entre familiares desde 1900 e guaraná de rolha. O clássico “old but gold”.

É seguro dizer que, junto com os jogos de cartas, jogos de tabuleiros são os maiores responsáveis por entreter inúmeras gerações e até hoje mantém seus lugares em prateleiras de lojas por todo o mundo.

São tantos bons jogos que é difícil elencar quais são os mais populares, mas fizemos nossa pesquisa e conseguimos uma ideia aproximada. Confira e veja se você concorda com a gente!

5 jogos de tabuleiro mais populares do mundo (ou não)

Jogos de tabuleiro foram praticados em diferentes sociedades e lugares do mundo ao longo da história da humanidade. 

Assim como aconteceu com os jogos de baralho, em busca de diversão, as pessoas não pouparam criatividade e desenvolveram muitos estilos e gêneros diferentes de jogos de tabuleiro. 

São tantos que é difícil fazer um rank de quais seriam os mais populares, afinal, isso varia de cultura para cultura.

Mas fizemos nosso melhor para reunir os mais citados na World Wide Web e aqui está um top cinco de botar respeito.

1. Xadrez

Um dos jogos mais antigos do mundo, o xadrez é jogado por milhões de pessoas em todos os cantos do mapa.

Jogo de estratégia disputado entre duas pessoas, toda ação acontece em um tabuleiro com 64 quadrados dispostos em uma grade de oito por oito.

Basicamente, cada participante representa uma nação e manipula suas peças em uma batalha de movimentos inteligentes e bem calculados, até que um rei solitário seja encurralado e derrotado.

Um dos poucos jogos em que a sorte não desempenha papel algum, o hábito de jogar xadrez é passado de geração para geração, sendo que o jogo raramente vinha com algum manual de instrução. Para aprender, era preciso ser ensinado por alguém.

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]imagens-jogos-mega_xadrez

2. Stratego

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]stratego

Na categoria de jogos de tabuleiro de estratégia, Stratego é um jogo similar ao xadrez, cujas origens podem ser traçadas até o jogo chinês Xo Dou Qi.

A versão moderna do jogo apareceu na Europa pouco antes da 1ª Guerra mundial e era conhecida como L’Attaque.

Nos anos 60 foi relançado como Stratego, nome pelo qual acabou ficando conhecido nos Estados Unidos e na Europa.

Stratego é um jogo de estratégia disputado entre dois adversários em um tabuleiro de 10 por 10. 

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]imagens-jogos-mega_stratego

Cada jogador comanda 40 peças representando soldados e oficiais do seu exército. O objetivo do jogo é descobrir e capturar a bandeira do oponente, ou capturar tantas unidades inimigas que impossibilite o oponente de fazer novos movimentos.

Os jogadores não conseguem ver a classificação um do outro, portanto, descoberta e desinformação são fatores importantes nesse jogo pra lá de divertido. 

cta_meio_jogos-de-tabuleiro-famosos

3. Monopólio (Banco Imobiliário)

Em 1933, um jogo de tabuleiro chamado “Monopólio” foi criado. Seu nome foi emprestado do termo econômico “monopólio”, que significa o domínio de todo o mercado por uma única empresa ou entidade. 

Monopólio é um daqueles jogos que parece onipresente, todo mundo já ouviu falar e tem quase certeza que já jogou alguma vez na vida.

Ele também possui aquele feitiço especial de alguns jogos, como o War por exemplo, que faz com que a pessoa ame ou deteste o jogo, sem meio termo. 

Monopólio é uma interpretação redesenhada de um jogo chamado “The Landlord’s Game”, criado pela ativista política Elizabeth J. Magie Phillips, em 1903. 

Na época, a designer de jogos conhecida como Lizzie Magie, o criou com a proposta de ser uma “ferramenta” para ensinar a teoria do economista Henry George sobre taxa simples e de criticar a política econômica vigente.

No Brasil, a Hasbro, detentora dos direitos de venda do jogo, repassou-os à Estrela, que o comercializou com o nome de Banco Imobiliário. Com o tempo, a Hasbro desfez o acordo e passou a vender o produto no país utilizando o nome original (Monopoly).

E no MegaJogos temos o Capital, um jogo muito parecido com o Monopoly e divertido demais. Confira!

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]imagens-jogos-mega_capital

4. Damas

Damas é um jogo de estratégia simples e inteligente para 2 jogadores.

Como muitos dos jogos de tabuleiro da antiguidade ou da época medieval, não há um tema ou uma história de jogo, apenas um simples arranjo de peças que seguem algumas regras e permitem uma batalha de inteligência. 

Quer algumas boas dicas para vencer uma partida de Damas? Confira aqui!

Junto com outros jogos de tabuleiros lendários, como ludo e gamão, Damas é um dos primeiros jogos que as crianças aprendem e não raro se vê o tabuleiro pintado diretamente sobre alguma mesa pública por aí.

Atualmente há 5 variações populares do jogo praticadas em diversos países ao redor do mundo. E você encontra todas elas gratuitamente aqui no MegaJogos. 😉 #werulezz

5. Batalha Naval (Battleship)

Batalha Naval é essencialmente um jogo de adivinhação disputado por dois jogadores. 

jogos-de-tabuleiro-batalha-naval

Lançado por várias empresas como um jogo de bloco e lápis no início dos anos 30, em 1967 foi finalmente lançado como jogo de tabuleiro pela Milton Bradley

Além disso, o Battleship foi um dos primeiros jogos de tabuleiro a ser desenvolvido como um jogo de videogame.

Quer saber mais sobre a história e curiosidades do Batalha Naval? Leia aqui!

Antes do início da partida, cada um dos dois jogadores organiza estrategicamente e secretamente a posição de seus navios na grade de jogo. 

Todo navio ocupa um número definido de quadrados consecutivos, organizados vertical ou horizontalmente. Ganha quem descobrir primeiro as coordenadas das embarcações do oponente e afundar todos os navios inimigos.

Jogo divertido e fácil de aprender, o Batalha Naval é produzido em 29 idiomas e vendido em mais de 40 países.

6. Detetive – menção honrosa  [jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]mencao-honrosa

Épico, fabuloso, emocionante jogo de mistério e assassinato desenvolvido para três a seis jogadores, criado por Anthony Pratt na Inglaterra, o famoso Detetive (Clue, em inglês) com certeza está entre os jogos de tabuleiro mais conhecidos e jogados de todos os tempos e merece no mínimo uma menção honrosa.

Com um tabuleiro onde se destacam os diferentes aposentos de uma casa, o objetivo do jogo é descobrir quem matou a vítima (um dos 6 personagens), em qual dos cômodos e com que arma. 

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]detetive

O jogo foi tão popular que até hoje se você disser a alguém “Foi o Coronel Mostarda, na sala de estar, com o castiçal”, vai ganhar um sorriso cúmplice, de quem sabe exatamente do que você está falando.

RESUMÃO:

[jogos-de-tabuleiro-mais-famosos]infográfico

Jogos de tabuleiro no MegaJogos

Relembrar os melhores jogos de tabuleiros de todos os tempos é ótimo para alimentar a nostalgia e a vontade de jogar.

A boa notícia, é que hoje em dia basta acessar o MegaJogos para resolver tudo isso.

No Mega você encontra os jogos de tabuleiros clássicos, além de diversos jogos de cartas e o que mais você possa imaginar.

Aqui a palavra de ordem é diversão e por isso nosso salão de jogos virtual nunca fecha as portas.

Pronto para uma partida de xadrez? Dominó? Ou quem sabe o bom e velho bingo? Nós estamos!

Portanto, se você quer jogar seus jogos favoritos a qualquer hora do dia, fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

cta_final_jogos-de-tabuleiro-famosos

Deixe um comentário