Em parceria com a Escola de Xadrez de Osasco, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SEREL), realiza entre os dias 20 e 22 de abril, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, uma das etapas do Campeonato Aberto do Brasil de Xadrez.
O evento faz parte das Olimpíadas Culturais e Esportivas do Cinquentenário de Osasco. O Aberto do Brasil é classificatório para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto e é válido para a obtenção de pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Já confirmaram presençaenxadristas de vários Estados brasileiros, como: Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso a cidade receberá também grandes mestres nacionais e internacionais.

Wagner Madeira, diretor do evento e mestre da Federação Internacional, destaca que Osasco volta a fazer parte da elite do xadrez brasileiro com a realização da competição. Ele frisa também que a história da cidade, que comemora seu cinquentenário, se mescla com o surgimento de talentos de xadrez a partir da década de 1960.

Segundo Madeira, desde a infância da cidade emancipada de Osasco, surgiram grandes enxadristas, que se destacaram no cenário nacional. Ele cita os mestres Sílvio Cunha Pereira e Antonio Carlos Resende, nos anos 70, e Roberto Watanabe, no final dos anos 80, como os maiores nomes do xadrez surgidos na cidade.

O Aberto do Brasil é o segundo evento da Escola de Xadrez da agenda do cinquentenário de Osasco. O primeiro, foi realizado no dia 31 de março no Centro Cultural Grande Otelo um ciclo de palestras de xadrez, que contou com a presença de enxadristas e educadores do município.

Magistral Internacional de Xadrez Osasco 50 Anos

O principal evento de alto rendimento de xadrez programado para as Olimpíadas Culturais e Esportivas do Cinquentenário será o “Magistral Internacional Osasco 50 Anos”, que será realizado de 25 de abril a 1º de maio no Teatro Municipal. Este torneio promete ser o mais forte da temporada de xadrez no Brasil e contará com a presença de três grandes mestres internacionais: José Cubas, do Paraguai; Neuris Delgado, da Colômbia, e Sandro Mareco, da Argentina. Além deles, três brasileiros, mestres internacionais, estarão presentes: Evandro Barbosa, Christian Toth e Jefferson Pelikian, este último enxadrista e técnico de xadrez da cidade de Osasco, que tentará obter sua primeira norma de grande mestre internacional de xadrez.

Torneio Escolar fecha o ciclo de festividades de xadrez

Após o Magistral, será a vez dos enxadristas com idade escolar testarem suas forças no Torneio Escolar. O evento será realizado no dia 12 de maio no Ginásio Professor José Liberatti. O torneio também integra as Olimpíadas Culturais e Esportivas do Cinquentenário. Aberto à participação de todas as escolas do município, públicas e privadas, a expectativa é de que novos talentos descobertos passem a treinar com os professores Madeira e Pelikian na Escola de Xadrez.

Para maiores informações, procure o Departamento de Comunicação Social, Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520.

Deixe um comentário