O Poker tem muitas lições para o mundo dos negócios. O jogo pode capacitar um futuro empresário a encarar situações desafiadoras com foco, paciência, estratégia, risco calculado e, também, ousadia.

Afinal, assim como na mesa com fichas e cartas, na vida real os players (empresários) são obrigados a agir com base nas oportunidades do momento e observação do comportamento dos oponentes, levando em conta variáveis como o capital em mãos, o risco e o retorno esperado.  E bastam pequenas alterações nestas variáveis para alterar o resultado, tanto do jogo quanto dos negócios.

As habilidades desenvolvidas no Poker são aprendizados que empreendedores podem aplicar no dia a dia de suas empresas, como a tomada de decisões sob pressão e em condições de incerteza, o pensamento estratégico, o conhecimento matemático de probabilidades, entre muitas outras.

Compilamos várias lições para você que adora uma partida online nas mesas de Poker ou Texas Hold’em do Mega e alimenta o sonho de ser empresário ou já está à frente de um negócio.

Conheça e comece logo a praticá-las. Isso pode fazer uma mega diferença para o seu futuro como empreendedor!

1. Avaliar riscos
Antes de tomar uma decisão, o jogador avalia suas cartas, bem como o comportamento dos oponentes, de forma a assumir ‘riscos calculados’. Nos negócios também é necessário avaliar o capital em mãos e os concorrentes para saber o quanto se pode arriscar com esta ou aquela decisão.

2. Pensar a longo prazo
Jogadores de sucesso não se iludem com lucros imediatos, mas também não se desesperam com prejuízos súbitos. Eles se preocupam é em tomar (e assumir) a decisão correta. Pela natureza aleatória do jogo, o jogador só chega ao valor esperado de cada decisão no longo prazo. Nos negócios também.

3. Planejar e fixar metas
Um jogador de sucesso quer ganhar o máximo possível e para isso estuda e se prepara bastante, não desperdiçando tempo com metas de curto prazo. Suas metas são ousadas e eles as perseguem de forma planejada e obstinada.

4. Ter disciplina financeira
Jogadores bem sucedidos escolhem as rodadas com base nas fichas que têm nas mãos e não em função dos prêmios oferecidos. Para o empreendedor a lição é a mesma, trabalhar com o capital que tem disponível e não com a possibilidade do lucro.

5. Trabalhar sob pressão
No Poker a pressão é uma constante, seja porque o adversário tem melhores cartas ou porque, mesmo com uma mão ‘favorita’, ele sabe que o jogo pode virar. Nos negócios a pressão geralmente vem de prazos e clientes, de um sócio ou do próprio segmento.

6. Administrar perdas e ganhos
Assim como o jogador, um empresário não deve se deixar desestabilizar quando acontece uma grande perda. Nesses momentos é importante rever as estratégias e absorver o impacto, seguir em frente e continuar trabalhando dentro das metas.

7. Buscar alternativas
Sempre avaliar o que poderia ter feito diferente e melhor, pensar fora da caixa e trabalhar os problemas com criatividade.

8. Ser proativo
As chances que cada jogador tem de receber boas cartas é 50/50. O que define o vencedor é a capacidade de enxergar e aproveitar cada oportunidade que aparece. É possível vencer sendo proativo, mesmo que o cenário, aparentemente, não seja o ideal.

9. Dominar comportamentos
O jogador deve controlar todas as formas de comunicação: verbal e corporal. O mesmo vale para o empresário que deve estar sempre atento aos movimentos do mercado e dos concorrentes.

10. Surpreender
O jogador trabalha não somente com o que tem, mas com o que o oponente acha que ele tem. No mundo dos negócios, essa percepção ajuda o empresário a surpreender clientes e mercado, trazendo novidades para a mesa.

MEGA CURIOSIDADE
Você sabia que o Poker já é ensinado em uma universidade brasileira?

No Brasil, desde 2011 a Unicamp oferece a matéria optativa Fundamentos do Pôquer para estudantes de Ciências Aplicadas, e matemáticos das universidades de Harvard e do MIT recomendam o jogo para aprendizado interpessoal e de estratégia de alto nível.

Deixe um comentário