Desde o início da era digital, os jogos eletrônicos são alvo das mais controversas discussões. Alguns dizem que aliena a mente e a cultura mas, a realidade é bem diferente. Após muita discussão, o assunto passou a ser pauta de estudos científicos dos mais variados tipos desde testes em laboratórios até mega pesquisas de âmbito mundial.
Exercitando a mente:
Apesar de existirem várias correntes de conclusões, a maioria delas aponta um fato em comum: Os jogos, sejam eles online ou offline tem o poder de exercitar e desenvolver a mente através das sinapses que nosso cérebro faz, mantendo-a em forma e capaz de realizar outras tarefas com maior facilidade.

“Mas eu também posso exercitar a mente com outras atividades”.
Pode e deve  mas, alguns irão dizer que a leitura é melhor, outros que o relacionamento social ou trabalho exercitam mais a mente, tem os que defendem a atividade criativa-arte  e até existem os que afirmam que a atividade física é a melhor atividade para se manter a mente saudável, treinada e resistente ao stress da vida moderna.

Ao que parece, todos  estão certos  pois  cada atividade tem seus benefícios específicos para a mente mas o que todas as opiniões tem em comum, é que o exercício da mente é um jogo de interatividade do cérebro com elementos externos também interat ivos.

A qualquer hora.
Apesar de todas essas atividades deverem fazer parte de nossa vida , nem  sempre temos a oportunidade  de praticá-las e, na correria de nosso dia-a-dia, onde encontramos tempo para ler, encontrar amigos, ter uma atividade criativa e até nos exercitarmos da maneira que precisamos?

A resposta pode estar nos jogos online que oferecem uma infinidade de possibilidades  de interação e que  exercitam todas as áreas do cérebro humano mantendo-o  sempre rápido e preciso.
E o mundo lá fora?
OK, já falamos do cérebro e do corpo mas, e o convívio social, encontrar os amigos, conhecer pessoas, enfim não nos isolarmos?

Esse é o erro mais comum  pois ao jogar online você e sua mente se relacionam com outras mentes e pessoas com personalidades, capacidades estratégicas, competitivas e  criativas, fazendo com que sua mente e seu espírito possam exercitar-se na hora que você quizer, sem compromissos ou cobranças.


OK! Já estou convencido mas não sei  por onde começar?

Sem problemas, o Megajogos tem 5  dicas para você ter o melhor condicionamento mental possível e, o melhor, divertir-se muito também.

1 – Fator Descoberta: Escolha um jogo fora de sua zona de conforto – Pode até ser um pouco mais divertido escolher um jogo que você já tenha muita experiência, mas provavelmente não é tão benéfico para sua mente.Selecione os jogos que irão desafiá-lo e forçar seu cérebro a aprender e criar novas conexões para o novo jogo.
2 – Fator Evolução: Busque um jogo que fique mais difícil à medida que você melhorar – Você deve jogar em um nível nem muito difícil, nem muito fácil para o máximo benefício de sua mente, lazer e emoções.

3- Fator Diversão: Divirta-se com o jogo da mesma forma que você diverte-se com o convívio social, com a ginástica, com a leitura, com seus hobbies, enfim, lembre-se que o jogo é para lhe trazer prazer também.

4-Fator regularidade: Jogue regularmente e você vai notar grandes melhorias.Considere como uma ginástica não exagere querendo ser o campeão num só dia.

5 – Fator conquista: Valorize e entenda cada vitória e aprenda e corrija os erros de cada derrota e nunca se recrimine quando perder. Não se constroem campeões em um só dia.

Deixe um comentário