Salut mes amis! Como estamos todos com saudades de viajar, resolvemos dar uma voltinha na França e descobrir um pouco mais sobre o Belote, jogo de cartas famoso por lá.

Aproveitando que o Mega acabou de lançar o aplicativo mobile do jogo, vamos conhecer a história, regras e motivos pelos quais ele faz sucesso na terra da champanhe.


Origem (incerta) do Belote 

Mantendo a tradição dos jogos de cartas, o Belote teve sua origem perdida nas areias do tempo. #fail

A informação mais concreta que se tem, é que na década de 20, o jogo estava no seu auge na França, permanecendo popular até os dias de hoje. 

Além da França, ele é praticado em outros países, como Armênia, Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Luxemburgo, Moldávia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita. 

O Belote é um parente próximo dos jogos Klaberjass (também conhecido como Bela) e Klaverjas, praticados em países vizinhos, como Alemanha e Holanda.

Variações no jogo incluem o Baloot na Arábia Saudita e o Pilotta no Chipre. Para se diferenciar da parentada, as regras definitivas do Belote foram publicadas em 1921. 

Dentro da terminologia do jogo, belote é usado para designar um par de um rei e uma rainha do naipe de trunfo, e muitas pessoas especulam que esse tenha sido o motivo do seu nome.

No entanto, quando se trata da origem do jogo, não está exatamente claro quem o criou e como, porque há muitas teorias diferentes para pouco (ou nenhum) fato.

Uma dessas teorias, no entanto, parece se destacar e ganhar uma taxa maior de aprovação.

Segundo ela, o nome Belote teria vindo do sobrenome de seu criador. Mas, novamente aqui temos um problema, porque dois candidatos se destacam: François Belot e Jean Belot (este último teria criado as regras do jogo brincando com seus três irmãos).

O mais provável é que o jogo foi criado no início do século XIX, em alguma província francesa, tendo conquistado o resto do país ao longo dos anos.

O belote tornou-se tão popular que, desde então, sofreu inúmeras variações, que incluem o Coinchée e o Discovery Belote.

A versão original era para dois jogadores, e existem até versões para três jogadores, mas, a forma mais praticada atualmente é jogada em duplas.

Como jogar Belote

O Belote é jogado com 4 jogadores, em duplas, com um baralho francês de 32 cartas, do qual são utilizadas as cartas de 7a A de cada naipe. 

Nesse baralho, as cartas J, Q e K são substituídas por V, D e R, respectivamente.

O jogo consiste de várias partidas, onde o objetivo de cada dupla é chegar a 500 pontos primeiro. 

Partida

Cada partida é composta de duas fases: 

  • Primeira: as cartas são distribuídas e são definidos o naipe do trunfo (naipe de maior valor), a dupla atacante* e a dupla defensora**. Nesta fase, um jogador inicial é sorteado. Então, começando por ele, são distribuídas 5 cartas para cada jogador e a carta do topo do monte é revelada.
  • Segunda: fase de vazas, onde cada participante joga uma carta em cada uma das 8 rodadas. Após isso, os pontos são contados e verifica-se se o contrato foi cumprido.

* Dupla atacante: deve cumprir o contrato (alcançar 82 pontos ou mais).

** Dupla defensora: deve impedir a atacante de cumprir o contrato.

Começando pelo jogador inicial e seguindo em sentido anti-horário, cada participante decide se vai pegar a carta revelada ou passar. Caso o jogador escolha passar, o próximo jogador deve decidir se vai pegar a carta ou passar, e assim por diante.

Se um dos jogadores pegar a carta, o naipe do trunfo passa a ser o naipe dessa carta, e o jogador a coloca na mão, junto com as outras que ele já recebeu. 

A dupla que pegar a carta revelada passa a ser a dupla atacante e a outra fica sendo a dupla defensora.

A equipe atacante deverá obter mais pontos que a equipe rival. Caso contrário, todos os pontos ganhos na rodada passarão à dupla defensora, com exceção dos pontos de Belote e Rebelote.

Ao final da fase, após as escolhas terem sido feitas, o restante das cartas são distribuídas para os jogadores. Após a distribuição, cada jogador deve estar com 8 cartas na mão.

Fase de vazas

Essa fase é dividida em 8 vazas, ou rodadas. Na primeira vaza, o jogador inicial (mão) é o mesmo da fase de distribuição. Nas vazas seguintes, o jogador inicial é o que venceu a rodada anterior.

Para iniciar, o mão joga uma carta na mesa. Essa carta define o naipe que os outros jogadores devem seguir nessa vaza. A carta jogada pode ser de qualquer naipe, inclusive do trunfo.

Caso um jogador possua uma Dama e um Rei do naipe de trunfo na mão, ele pode anunciar “Belote” quando for jogar uma delas. Se fizer isso, ele recebe 10 pontos e o contrato passa a valer 92 pontos, ao invés de 82. Ao jogar a segunda carta, ele pode anunciar “Rebelote” para ganhar mais 10 pontos.

Ganha a vaza o jogador que colocar o trunfo de maior valor ou, se não houver trunfo, a carta do naipe de início (a primeira que é descartada) de valor mais alto.

O participante que jogou a carta vencedora recolhe as 4 cartas jogadas na mesa e as coloca numa pilha sua. Essas cartas vão somar pontos para a dupla no final da partida. Na 8ª vaza (a última), a dupla que venceu ganha 10 pontos.

Após a atualização do total de pontos, uma nova partida se inicia, caso nenhuma das duplas tenha alcançado os 500 pontos. A dupla que conseguir 500 pontos ou mais primeiro é a vencedora!

Belote no MegaJogos

Jogo de cartas interessante e dinâmico, não é a toa que ele se torna popular por onde passa, ganhando inclusive novas variações.

Aqui no MegaJogos, há duas versões do Belote para você escolher, a clássica e a Coinchée, cuja principal diferença é que desde o princípio os participantes têm a oportunidade de escolher qualquer naipe de trunfo.

E para deixar a vida dos nossos mega jogadores ainda mais fácil, acabamos de lançar o app mobile do jogo.

Basta fazer login na sua conta e começar a se divertir agora mesmo!

 

Deixe um comentário