O Sudoku, as vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões.

O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9.

Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. Tem gente que o confunde, pelo menos em sua aparência aos comuns quebra-cabeças de jornais e revistas mas, sua complexidade é muito maior e necessita de um raciocínio lógico, bem diferente do quebra-cabeças que depende de cultura e conhecimento “memorizável/decorável”.

Também é considerado por muitos psicólogos e consultores de treinamento empresarial e escolar, como um exercício sem par para desenvolver estratégias matemáticas, espaciais e de lógica, o que muito ajuda no desenvolvimento e exercício da mente humana.

Foi criado no seculo XVIII por Leonard Euler(lê-se Oilér) em só veio a fazer sucesso no Japão na década de 1970 e, nos Estados unidos na década de 1980.

No Brasil, o Sudoku é publicado pelas Revistas Coquetel (Ediouro) desde o início de 2005 e estão disponíveis no mercado brasileiro duas opções. A revista Sudoku (tamanho grande) e Sudoku de bolso, em formato mais portátil.

Mas, a versão de Sudoku Online do Megajogos trouxe muito mais dinamismo ao jogo, através de uma interface visual muito agradável de se jogar e com desafios bastante divertidos.

Experimente o Sudokudo MegaJogose descubra o porquê deste jogo ter o grande números de adeptos que alcançou no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário