O Sueca ou “Jogo de Sueca” é um animadíssimo jogo de raciocínio estratégico com 4 participantes que geralmente, termina com o café da manhã.

Não se sabe bem qual a sua origem exata.Uns dizem que veio dos povos da Turquia, outros dizem que foi criado na Espanha do século XV mas, ninguém tem a absoluta certeza de sua origem.

O jogo foi introduzido no Brasil na colonização Portuguesa por ser um jogo bastante popular em Portugal e era o passatempo preferido dos colonizadores e nobres Portugueses, em suas longas viagens de navio até o Brasil.

É um jogo que hoje só é amplamente conhecido e jogado no Brasil e Portugal e, seu nome “Sueca” vem de uma gíria Portuguesa da época do descobrimento e nada tem a ver com o país “Suécia”.

No Brasil, foi um jogo muito popular entre os jovens nascidos na década de 60 e era jogado em reuniões nas casas das namoradas (nessa época, meninas solteiras namoravam em casa, na sala, sob os olhos atentos dos pais).

Sueca, é um jogo onde participam apenas 4 jogadores, divididos em duas duplas que se sentam em posições alternadas na mesa, como no buraco e outros jogos de duplas.Joga-se com um baralho comum de 52 cartas retirando-se os coringas e todos os 8,9 e 10 de todos os naipes, ficando o baralho com apenas 40 cartas.

Por ser um jogo baseado em trunfos, a carta que representa o trunfo deverá ser escolhida a cada rodada pelo carteador e esta carta terá valor maior que todas as outras.O Ás vale 11 pontos, o Sete (chamado de “manilha”) vale 10 pontos, o Rei vale 4 pontos, o Valete vale 3 pontos e a Dama vale 2 pontos.

As demais cartas não tem valor e não valem pontos, mas na relação entre si valerá o valor nominal de cada uma: o 6 é maior que o 5 que é maior que o 4 e assim sucessivamente.

O objetivo do jogo é ganhar mais rodadas fazendo o maior número de pontos possíveis mas, nem sempre a dupla que ganha mais rodadas vence o jogo por isso, é mais importante ganhar as rodadas em que são disputados pontos mais altos.

Suas regras, apesar de numerosas, são bem simples de entender e de aplicá-las.O carteador é escolhido por meio de sorteio, sendo escolhido aquele que tirar a carta mais alta do baralho.

Após embaralhar o carteador inicia a distribuição pelo jogador colocado à sua esquerda e distribuirá as cartas, uma a uma, ficando cada jogador com 10 cartas em sua mão.

Após o carteador examinar suas cartas,  escolhe qual o trunfo daquela rodada, ou seja escolhe o naipe de sua preferência (normalmente aquele que ele mais tiver nas suas mãos), o trunfo escolhido não será alterado por 10 rodadas que é o número de rodadas de cada mão.

O carteador iniciará o jogo descartando uma carta aberta (não há necessidade de que seja um trunfo), o jogador à esquerda do carteador também deverá obrigatoriamente descartar uma carta que seja do mesmo naipe e o jogo continua dessa forma, caso nenhum dos jogadores tenha carta do mesmo naipe descartado poderá descartar qualquer outra carta, até mesmo uma carta trunfo, somente se não tiver carta do naipe da vez.

Vencerá  a rodada e recolherá as cartas da mesa, o jogador que descartar a carta mais alta de acordo com os seguintes valores:

Ás – 11 pontos
Sete – 10 pontos
Rei – 04 pontos
Valete – 03 pontos
Dama – 02 pontos

As outras cartas não tem valor contra as cartas nobres e só terão valor num jogo em que não tenham sido descartadas quaisquer cartas nobres.Ou seja: Nesse caso, quem recolherá as cartas da mesa, será o jogador que descartar a maior carta entre as cartas 6,5,4,3 e 2.

“Cortar com trunfo”
O jogador que ganhar a rodada recolhe as cartas e as coloca ao seu lado e inicia a rodada seguinte.Quando um jogador não tiver uma carta do naipe que está em jogo e descartar um trunfo ganhará a rodada, pois o trunfo vale mais que qualquer outra carta,  mesmo que seja um Ás e o trunfo descartado seja menor que ele.

Quando não tiver cartas do naipe descartado o jogador não será obrigado a jogar um trunfo e poderá descartar qualquer outra carta mas, isso o impedirá de ganhar a rodada.

Cada mão é composta por 10 rodadas e vence a dupla que somar mais pontos e não a dupla que ganhar mais rodadas.Ganhará o jogo a dupla que, ao final das rodadas somar 61 pontos, pois todos os Áses, Setes, Reis, Valetes e Damas somam juntos, 120 pontos.Cada vitória representa 1 ponto de mão e com 4 desses pontos, a dupla vence o jogo.

O Sueca é um jogo difícil de se explicar e só se percebe o quanto ele é divertido, estratégico e envolvente, quando você jogá-lo pela primeira vez e aí, meus amigos, vai ser difícil tirar os jogadores da mesa.

Talvez seja por isso que fez tanto sucesso entre os jovens da década de 60 pois os pais das namoradas não conseguiam que eles fossem embora cedo e os jovens ficavam mais tempo com suas namoradas.

Hoje em dia, o número de adeptos do Sueca cresce cada vez mais graças à versão online que permite que você possa “varar a madrugada” jogando de sua própria casa e, no MegaJogos, é uma modalidade que tem uma turma muito animada e constante todos os dias.

Experimente Jogar o Sueca do MegaJogos e entenda porque é um dos jogos de cartas mais divertidos que se possa imaginar.

Obs. O MegaJogos adverte: O Sueca vicia e você não vai querer jogar outra modalidade de cartas por muito tempo.

Deixe um comentário