Sua origem é oficialmente desconhecida mas, alguns adeptos  dizem que nasceu na Argentina(Canastra Argentina), outros dizem que vem do Uruguai (Canastra Uruguaia) mas, a grande maioria dos apaixonados dizem que sua origem é 100% Brasileira.

Isso acaba não importando muito pois é dos jogos de cartas com mais variantes de regras no mundo e, apesar das regras básicas serem muito parecidas com a Canastra,  cada grupo decide sua própria regra.Na prática, é um jogo muito divertido não só pela sua estratégia, fator sorte e concentração, mas também pela forma democrática de se escolher a regra conforme sua vontade.

E, cada vez jogando com uma regra diferente, fica difícil de se estabelecer padrões de comportamento de seus adversários e é aí que está toda a graça do jogo:A imprevisibilidade.

Para o jogo de Tranca utilizam-se dois baralhos comuns de 52 cartas de onde são retirados os coringas, a contagem de pontos ao final da mão cada carta vale 10 pontos independente de seu valor nominal e os “2” são utilizados como coringas, Os “3” vermelhos valem 100 pontos cada um( estes pontos podem ser positivos ou negativos) e os “3” pretos não podem ser utilizados para compor jogos, somente serão utilizados para descarte e para trancar o jogo(O jogador que quiser impedir que o lixo seja comprado pelo jogador seguinte poderá trancar o jogo descartando um “3” preto obrigando com isto que o jogador seguinte compre sua carta do monte de compras).

Outra diferença é que a compra do lixo deve ser justificada para os oponentes, o que torna mais difícil comprar o lixo sem abrir sua tática de jogo.

Porém, o “3” preto pode ser um grande problema no final do jogo pois quem ficar com ele não mão terá um desconto de pontos de 100 pontos, o que pode fazer total diferença no resultado do jogo(isso deve ser combinado antes do jogo).

Experimente jogar Tranca Online no Megajogose entenda o porquê essa modalidade tem tantas e fiéis adeptos no MegaJogos.

 

Deixe um comentário