Tem tantos jogos legais de cartas que fica difícil escolher só um como assunto do nosso blog! Mas hoje iremos desvendar a história de um dos jogos de cartas mais populares do Brasil: O Jogo de Sueca (ou apenas “Sueca”).

Para jogar Sueca é simples: basta ter quatro jogadores separados em duplas e sentados um à frente do outro em uma mesa, e um baralho, tirando os coringas e as cartas  8, 9 e 10 de todos os naipes do monte. Uma pessoa é selecionada para ser o carteador e assim distribuirá 10 cartas para cada jogador. Antes do início da partida, ele deve depositar uma carta como Trunfo, que definirá o naipe mais forte do jogo. A cada rodada, os jogadores colocaram cartas de naipes iguais na mesa. O objetivo do jogo é somar a maior pontuação ao final das rodadas.

O jogo ainda conta com algumas variações: a Sueca Italiana e a versão universitária que envolve copos de bebidas. Bem divertido, não é? Mas apesar deste resumo de como jogar Sueca, estamos aqui para falarmos sobre algo que vai além das regras: como este jogo surgiu??

A localização da origem da Sueca não é exata. Há algumas fontes que apontam que o jogo foi criado em meados do século XV na Espanha, outros acreditam que Portugal foi o berço do jogo, mas também tem quem diga que a Sueca foi uma criação do povo Turco.

Sabe-se, no entanto, que o jogo veio parar aqui no Brasil na época da Colonização Portuguesa e que, embora sua popularidade em terras tupiniquins seja enorme, em Portugal a Sueca é tão amada que existe até uma Federação para o jogo no país!?

Muitos mistérios estão ao redor da origem verdadeira da Sueca, mas uma coisa podemos afirmar: o jogo era para ser jogado por surdos e mudos – já explica o porquê do silêncio durante as partidas, né?

Quer desvendar a Sueca na prática? Acesse nossa plataforma e divirta-se com o melhor do Jogo de Sueca no MegaJogos!

Deixe um comentário