Jogos de Cartas

Regras de MauMau o Party Games favorito da moçada

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MauMau é um party game (jogo curto, rápido e fácil de jogar) de baralho que conquistou o Brasil, ganhando espaço nas rodas de amigos, ironicamente, por destruir amizades. Quem nunca lançou um +4 em cima de dois outros +4, não é mesmo?! Afinal, antes meu amigo comprar um bocado de cartas do que eu! Se interessou? Então, vem conhecer as regras de MauMau.

O jogo fica mais divertido com muitos jogadores e aqui não tem nada de duplas, é cada um por si! O mínimo de jogadores são 2, mas o recomendável é de 5 a 12. Isso porque, quanto mais jogadores, mais engraçado e emocionante o jogo fica. Porém, acima de 12 o jogo pode se tornar cansativo já que demora demais para chegar na vez de cada um.

História

Pouco se sabe sobre o surgimento das primeiras regras do jogo, mas algumas fontes apontam que ocorreu por volta de 1976 na Alemanha. No entanto, não existem maiores detalhes sobre esta versão.

Por outro lado, outras histórias apontam para o surgimento no Brasil, mais especificamente na cidade de Taquaritinga, no início da década de 1980, quando um grupo de jovens que se reuniam todas as noites para jogar Buraco. Cansados de ver as cartas se posicionarem automaticamente após poucas rodadas, eles decidiram desenvolver regras que permitissem um jogo rápido e que “desorganizasse” o baralho novamente.

Muitos relacionam a história do jogo Mau-mau com o jogo Uno porque percebem semelhança nas regras, apesar de o Uno utilizar um baralho próprio. Entretanto, não se sabe ao certo se o Mau-mau serviu de base para o Uno ou vice-versa.

*MauMau ou Uno? Tanto faz! Entenda as semelhanças e diferenças entre eles.

Regras de MauMau no MegaJogos

Antes de iniciar as regras de MauMau, é importante destacar algumas características do jogo:

  • Jogadores – 4 a 8.
  • Baralhos – 2 baralhos, sem os curingas.
  • Sentido de jogo – horário e anti-horário.
  • Distribuição – cada jogador recebe 5 cartas.
  • Objetivo – descartar todas as cartas.

O Jogo

Agora sim, vamos as regras de MauMau. Após distribuir as cartas, o sistema descarta uma carta do monte para guiar as próximas rodadas, já que o primeiro jogador precisará descartar uma carta de mesmo valor ou naipe. Em seguida, o jogo segue em sentido horário e o próximo jogador faz o mesmo.

Quando um jogador não possuir uma carta adequada para o descarte, deve clicar no monte e comprar uma carta. Caso, ainda assim, não tenha nenhuma carta para o descarte, deve passar a vez clicando no botão apropriado (este botão aparece somente quando o jogador já comprou uma carta). O jogador pode escolher comprar cartas mesmo tendo uma carta que poderia descartar. Porém pode-se comprar no máximo 1 carta por vez.

Quando um jogador possuir 2 cartas na mão, for a sua vez de jogar e tiver uma carta para descartar sem a necessidade de comprar uma outra carta, este jogador deverá avisar aos outros jogadores clicando no botão de “MAU-MAU”. Após isso, deverá descartar a carta, ficando agora somente com uma carta na mão. Se um jogador não avisar os outros, clicando no botão de “MAU-MAU”, qualquer outro pode acusá-lo até que o próximo descarte uma carta ou passe a vez. Nesse caso, o jogador acusado precisa pagar uma punição comprando 5 cartas.

Se um jogador clicar no botão de “MAU-MAU” tendo mais de 2 cartas na mão, ou se tiver 2 cartas porém nenhuma adequada para descartar, deverá também pagar uma punição comprando 5 cartas. O mesmo acontece quando um jogador clica no botão de acusar sem encontrar ninguém para acusar.

O jogo termina quando um jogador não possuir mais cartas na sua mão, ou seja, conseguir descartar todas as cartas, uma a uma.

Cartas de efeito e punições

Também é importante ao comunicar as regras de MauMau falar sobre essas cartas que quando descartadas provocam algum efeito a algum jogador ou a certas características do jogo.

•Ás – faz com que o próximo jogador não jogue a rodada pulando a sua vez.


•Dama (Q) -quando essa carta é descartada, inverte o sentido de jogo. Se o sentido era horário, o sentido passa a ser anti-horário e vice-versa.


•Valete (J) – o jogador que a descartou tem o direito de escolher o naipe que o próximo jogador deverá descartar. O valete pode ser descartado mesmo se o naipe e/ou o número da carta no topo da mesa não forem o mesmo (esta regra não é válida quando a carta no topo da mesa for um 7).


•Sete – o próximo jogador compra duas cartas e não descarta nenhuma. Porém, se este possuir outro sete para descartar, ele pode optar por não comprar as duas cartas e descartar o sete. Neste caso o sete foi rebatido, e o próximo jogador deverá comprar 4 cartas exceto se ele puder rebater novamente o sete, aumentando em mais 2 cartas a punição para o jogador seguinte, e assim sucessivamente.


•Nove – quando um nove é descartado, o jogador anterior deve comprar 1 carta. Diferentemente de um sete, o nove não pode ser rebatido

Final do jogo e contagem de pontos

O vencedor do jogo é aquele jogador que conseguir descartar todas as as suas cartas, ficando com zero pontos. Quando isso acontece, o jogo chega ao seu fim. Quanto menos pontos um jogador somar, melhor a sua colocação.


O valor de cada carta é igual ao seu número, as exceções são o valete que vale 30 pontos, a dama e o rei que valem 10 pontos cada uma. A pontuação de cada jogador é igual a soma do valor das cartas que restaram na sua mão.


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