Curiosidades
Saiba mais sobre as regras e como jogar Tranca
Para um jogo tão adorado, que movimenta tantos torneios por aí, é difícil entender como temos tão poucas informações sobre a origem da Tranca.
Jogo de cartas que se assemelha a uma versão mais dinâmica do Buraco, vamos ver o que conseguimos descobrir sobre essa paixão nacional.
Origem da Tranca
Ao que se sabe, a tranca teve origem na América do Sul, provavelmente no início do século XX, no Uruguai.
Como todo bom jogo, logo ficou conhecida nos países vizinhos e parece que foi a Argentina que definiu suas regras do modo como as conhecemos hoje.
Conta a história, que a Tranca chegou aos Estados Unidos em 1949 e tornou-se popular tão rapidamente, que, no fim do ano, já havia 15 milhões de jogadores de Tranca na América do Norte.
Como dissemos antes, a tranca é um jogo muito similar ao famoso Buraco ou Canastra, motivo pelo qual também é conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia.
Porém, o mundo do baralho não falta criatividade, e com o tempo, jogadores criaram algumas regrinhas novas e divertidas para deixar tudo um pouco mais emocionante.
Como jogar Tranca
A tranca não possui regras oficiais ou universais e, embora se assemelhe ao Buraco, apresenta muitas variações e “regras particulares” por aí.
De modo geral funciona da seguinte maneira:
- Número de jogadores: 2 ou 4
- Total de cartas no jogo: 2 baralhos com 52 cartas
- Organização: 11 cartas para cada jogador + 2 mortos de 11 cartas
- Objetivo: fazer a maior pontuação.
Início do jogo
Primeiramente, o primeiro jogador deve pegar uma carta do baralho e tentar fazer sequências do mesmo naipe ou jogar 3 cartas do mesmo valor, independente do naipe (mínimo de 3 cartas). Ele pode baixar quantos jogos quiser.
Ao terminar, o jogador deve obrigatoriamente descartar uma carta da sua mão e deitá-la com a face para cima no centro da mesa (lixo).
No início de cada turno, o jogador terá a opção de pegar uma carta do baralho ou todas da pilha.
No entanto, o lixo deve permanecer empilhado com apenas a carta superior visível. Para comprá-lo, o jogador deve conseguir utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão.
Curingas
Todos os Jokers do baralho são retirados e o “2” assume o papel de curinga.
Em um jogo só pode haver um curinga, porém, é possível substituir um curinga em jogo pela carta correspondente. Nesse caso, o curinga será movido na sequência, de acordo com as seguintes condições:
- Ele continuará funcionando como um curinga na extrema direita da sequência (onde estão as cartas mais altas).
- Se não for possível, continuará funcionando como um curinga na extremidade esquerda (com as cartas mais baixas).
Canastras
Uma canastra é formada por uma sequência de 7 cartas ou mais. Dependendo da sua composição, ela pode ser:
- 🔹 Canastra suja: contém um curinga.
- 🔹 Canastra limpa: não possui curingas.
A “pegadinha” do 3
O três preto não pode ser usado para fazer jogo, serve apenas para descarte. Eles são chamados de “tranca” e quando descartados, o próximo jogador não pode comprar o lixo, sendo obrigado a comprar uma carta do baralho.
Devido a essa regra, os jogadores só podem formar sequências a partir do quatro, e o Ás só vale depois do Rei.
Quem pegar o três vermelho também deve ficar esperto, porque o jogador que recebe ou compra a carta não pode usá-la no jogo e deve colocá-la imediatamente na mesa.
Ao final, o 3 vermelho conta + 100 pontos se o jogador ou dupla tiver canastra; ou – 100 caso não tenha.
Batida
Um jogador “fecha” o jogo quando não tiver mais cartas na mão. Existem diferentes maneiras de bater:
- Direta: Quando um jogador baixa sua última carta, pega o morto e continua jogando sem precisar comprar uma carta.
- Indireta: Quando um jogador joga sua última carta na pilha e pega o morto, que só poderá utilizar na rodada seguinte.
Por fim, a partida termina quando um participante que possui canastra joga sua última carta na mesa e não há mais morto para comprar.
Pontuação
As cartas que os jogadores ainda tiverem nas mãos, incluindo as do parceiro de quem bateu, também devem ser contadas e somadas para deduzir os pontos do total.
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