Querido por gerações de pessoas ao redor do mundo, o Ludo é um jogo de tabuleiro que encanta e diverte em sua simplicidade.

Como todo jogo que foi inventado há séculos, ele carrega uma história cheia de curiosidades e é chamado de inúmeros nomes. Quer saber mais? Então, pega a pipoca e vem com a gente.

Ludo e seus vários nomes

Conta a história, que o jogo que viria dar origem ao Ludo nasceu na Índia em meados do século VI, onde era conhecido como Pachisi.

Como tudo que é bom, uma hora ou outra acaba copiado, no final do século XIX, com a colonização britânica, o Pachisi dava seus primeiros passos além mar.

Não demorou para os colonizadores do Império Britânico apresentarem o jogo ao Reino Unido, onde, após algumas adaptações, ele foi oficialmente batizado de Ludo (que em latim significa “eu jogo”) e assim patenteado em 1896.

O que se sabe a partir daí é que o jogo “andou” e, no decorrer da jornada, o Ludo e suas variantes alcançaram ampla popularidade em muitos países do mundo, sob vários nomes.

Na Alemanha, por exemplo, o Ludo é chamado de “Mensch ärgere dich nicht”, que significa algo como “Cara, não se irrita”, e tem nomes equivalentes em holandês, servo-croata, búlgaro, tcheco, eslovaco e polonês, onde é mais conhecido como Chińczyk (“The Chine (s) e”).

Jogo “Mensch ärgere dich nicht”, da Alemanha

Na Suécia, é famoso como “Fia”, um nome derivado da palavra latina fiat, que significa “assim seja!”.

Variações comuns no nome são “Fia-spel” (Fia o jogo) e “Fia med knuff” (Fia com um empurrão). Na Dinamarca e na Noruega, por incrível que pareça, manteve-se o nome Ludo.

Jogo “Fia-spel”, uma das variações do Ludo

Na América do Norte, além do Ludo, temos um jogo que busca suas origens, chamado Parcheesi ou Parchís. Mas também se encontram variações criadas por diferentes marcas, conhecidos como Sorry! e Trouble.

E no nosso Brasilsão, temos o bom e velho Ludo raíz. Imbatível, unânime, insubstituível. #ludolovers

Um jogo de corrida

O Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2, 3 ou 4 jogadores (nesse caso pode se formar duplas). 

O tabuleiro do Ludo é quadrado e marcado por uma cruz, sendo que cada braço da cruz é de uma cor diferente (geralmente vermelho, amarelo, verde e azul).

Tabuleiro de ludo do Megajogos

Cada jogador tem que fazer com que suas 4 peças, chamadas de “peões” ou “cavalos”, completem uma volta no tabuleiro e cheguem à casa final antes dos demais.

Como? Jogando dados! Isso mesmo, Ludo é um jogo de sorte, mas nem por isso menos emocionante.

Os cavalos não podem retroceder, apenas andar para frente no sentido horário, e para entrar na casa final é preciso tirar o número exato necessário. Se o número que sair for maior do que o necessário, e o peão passar da entrada da casa final, ele terá que dar mais uma volta no tabuleiro.

Para tirar seus peões da casa inicial, é preciso que o participante tire o número 6. 

O 6 é o Santo Graal do Ludo, pois ele permite avançar uma peça 6 casas e jogar o dado novamente. Mas cuidado! Ao tirar três 6 seguidos, o jogador é obrigado a passar a vez.

No Ludo, não é permitido que mais de 2 cavalos de jogadores diferentes ocupem a mesma casa (quadrado) no tabuleiro, com exceção das casas duplas (sinalizadas).

Portanto, se alguém jogar o dado e acabar caindo no mesmo lugar em que um coleguinha já está, este infeliz coleguinha terá seu peão capturado e precisará retorná-lo ao início. 

Uma boa tática é espalhar seus peões por todo o tabuleiro, ampliando seu jogo e criando mais chances de chegar com uma peça até a casa final.

Mas sempre fique atento ao movimento dos adversários, porque nem só de sorte vive o Ludo. Movimentos inteligentes podem fazer a diferença!

Ludo no MegaJogos

Claro que o MegaJogos não poderia abrir mão dessa lenda dos tabuleiros, e criou uma versão online do jogo, com  mais emoção e possibilidade de parceiros.

Aqui, além da sorte, avança quem tiver a melhor estratégia e capacidade de concentração.

Experimente o Ludo do MegaJogos e entenda porquê esse jogo milenar continua a ganhar adeptos todos os dias.

E se você for fã de jogos de tabuleiro em geral, explore o site do Megajogos e divirta-se com jogos como Xadrez, Damas, Dominó, Bingo e muito mais. 

Junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

2 Comments

  • paula
    Posted 20/03/2022 21:16 0Likes

    qual e o nome do criador do jogo ?

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:40 0Likes

      Olá, Paula, bom dia. Por ser um jogo muito antigo, não existem informações precisas sobre o nome de seu criador e como foi originado. Apenas de onde surgiu e por volta de quando.

Deixe um comentário