Querido por gerações de pessoas ao redor do mundo, o Ludo é um jogo de tabuleiro que encanta e diverte em sua simplicidade.

Conta a história, que o jogo que viria dar origem ao Ludo nasceu na Índia há muito tempo atrás, lá por meados do século VI.

Batizado de Pachisi, ele costumava ser jogado nas famosas cavernas de Ajanta, localizadas no estado de Maharashtra.

Cavernas de Ajanta
Cavernas de Ajanta

Sua primeira representação aparece no chão e paredes das grutas, que eram usadas como tabuleiro.

Uma curiosidade é que justamente pela riqueza de suas esculturas e pinturas rupestres que remontam ao século II a.C., atualmente, esse conjunto arquitetônico composto de trinta e duas grutas é Patrimônio Mundial da Unesco. Um ponto turístico imperdível para quem visita a Índia.

MINOLTA DIGITAL CAMERA
Cavernas de Ajanta, na Índia

Outra curiosidade, que ficou marcada nas histórias antigas, foi o modo um pouco mais “interativo” que o imperador indiano Jalaluddin Muhammad Akbar inventou para jogar Pachisi.

Basicamente, ele criou uma versão viva do jogo, substituindo as peças do tabuleiro por mulheres do seu harém.

Ludo e seus vários nomes

Como tudo que é bom acaba copiado, no final do século XIX, com a colonização britânica, o Pachisi dava seus primeiros passos além mar.

Não demorou para os colonizadores do Império Britânico apresentarem o jogo ao Reino Unido, onde, após algumas adaptações, ele foi oficialmente batizado de Ludo (que em latim significa “eu jogo”) e assim patenteado em 1896.

O que se sabe a partir daí é que o jogo “andou” e, no decorrer da jornada, o Ludo e suas variantes alcançaram ampla popularidade em muitos países do mundo, sob vários nomes.

Na Alemanha, por exemplo, o Ludo é chamado de “Mensch ärgere dich nicht”, que significa algo como “Cara, não se irrita”, e tem nomes equivalentes em holandês, servo-croata, búlgaro, tcheco, eslovaco e polonês, onde é mais conhecido como Chińczyk (“The Chine (s) e”).

Mensch Ärgere dich nicht ludo alemao
Jogo “Mensch ärgere dich nicht”, da Alemanha

 

Na Suécia, é famoso como “Fia”, um nome derivado da palavra latina fiat, que significa “assim seja!”.

Variações comuns no nome são “Fia-spel” (Fia o jogo) e “Fia med knuff” (Fia com um empurrão). Na Dinamarca e na Noruega, por incrível que pareça, manteve-se o nome Ludo.

Jogo “Fia-spel”, uma das variações do Ludo

Na América do Norte, além do Ludo, temos um jogo que busca suas origens, chamado Parcheesi ou Parchís. Mas também se encontram variações criadas por diferentes marcas, conhecidos como Sorry! e Trouble.

E no nosso Brasilsão, temos o bom e velho Ludo raíz. Imbatível, unânime, insubstituível. #ludolovers

Um jogo de corrida

Para quem conseguiu passar indiferente a essa maravilha e não sabe muito bem do que se trata, Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2, 3 ou 4 jogadores (nesse caso pode se formar duplas).

O tabuleiro do Ludo é quadrado e marcado por uma cruz, sendo que cada braço da cruz é de uma cor diferente (geralmente vermelho, amarelo, verde e azul).

tabuleiro ludo megajogos
Tabuleiro de ludo do Mega Jogos

Cada jogador tem que fazer com que suas 4 peças, chamadas de “peões” ou “cavalos”, completem uma volta no tabuleiro e cheguem à casa final antes dos demais.

peoes ludo megajogos

Como? Jogando dados! Isso mesmo, Ludo é um jogo de sorte, mas nem por isso menos emocionante.

Os cavalos não podem retroceder, apenas andar para frente no sentido anti-horário, e para entrar na casa final é preciso tirar o número exato necessário. Se o número que sair for maior do que o preciso e o peão passar da entrada da casa final, ele terá que dar mais uma volta no tabuleiro.

Os jogadores se revezam para lançar o dado. Para tirar seus peões da casa inicial, é preciso que o participante tire os número 5.

O 6 é o Santo Graal do Ludo, pois ele permite avançar uma peça 6 casas e jogar o dado novamente. Mas cuidado! Ao tirar três 6 seguidos, o último peão a ser movimentado será punido com a volta para o ninho – local onde os peões ficam ao iniciar o jogo.dado ludo

Pegadinhas para irritar a concorrência? Temos. No Ludo, não é permitido que mais de 2 cavalos de jogadores diferentes ocupem a mesma casa (quadrado) no tabuleiro, com exceção das casas duplas (sinalizadas).casas no ludo megajogos

Portanto, se alguém jogar o dado e acabar caindo no mesmo lugar em que um coleguinha já está, este infeliz coleguinha terá que retornar ao início. A este movimento se dá o nome de “comer o adversário”.

Outra regra divertida entra em ação quando dois cavalos de uma mesma cor se encontram em uma mesma casa. Nesse caso, é formada uma “torre” ou “barreira” que bloqueia a passagem de peões de outras cores. A barreira pode ser desfeita somente pelo seu criador. Caso este jogador tire 6 no dado, ele será obrigado a desmontar sua estrutura, movendo um dos peões da torre.

torre ludo megajogos

Tentar formar torres sempre que possível é um bom modo de proteger suas peças e impedir o avanço da concorrência.

Outra boa tática é espalhar seus peões por todo o tabuleiro, ampliando seu jogo e criando mais chances de chegar com uma peça até a casa final.

Mas sempre fique atento ao movimento dos adversários, porque nem só de sorte vive o Ludo, movimentos inteligentes podem fazer a diferença.

Mega Ludo

Claro que o MegaJogos não poderia abrir mão dessa lenda dos tabuleiros, e criou uma versão online do jogo, com  mais e emoção e possibilidade de parceiros.

Aqui, além da sorte, avança quem tiver a melhor estratégia e capacidade de concentração.

Experimente o Mega Ludo do MegaJogos e entenda porquê esse jogo milenar continua a ganhar adeptos todos os dias.

E se você for fã de jogos de tabuleiro em geral, explore o site do Megajogos e divirta-se com jogos como Xadrez, Damas, Dominó, Bingo e muito mais.

Junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

curiosidades historia ludo

Deixe um comentário