Conecte-se conosco

Curiosidades

Bingo e seus apelidos!

Anna Appel

Publicado

em

Jogo da época da vó (da vó de Matusalém), talvez seja por isso que o bingo e seus apelidos tem fama de jogo de velho, quando, na verdade, nunca saiu da moda.

Que jogue a primeira pedra quem nunca vibrou olhando para uma cartelinha de bingo, vendo que faltava um número para fechar o jogo e ganhar seja lá o que fosse, até um pão com mortadela tava valendo.

Há algo de realmente mágico, que empolga até o aborrecente mais chato, no bingo. Simplesmente não dá para ficar imune a magia dos números sendo misturados, chacoalhados e sorteados um a um, até que algum felizardo berre “BINGO!”.

Claro que a emoção aumenta com o valor do prêmio da rodada, mas acredite, já vimos gente nervosa pra ganhar um frango com farofa.

Agora, se você é fã do jogo de verdade, deve estar familiarizado com os vários apelidos (nicknames) que são ditos por quem “canta” os números. E se você for iniciante, provavelmente não entendeu nada.

Traduzindo o Bingo

Jogado nos quatro cantos do Brasil, um país de vasta cultura popular, não é de se estranhar que com o tempo o bingo ganhou sua linguagem própria.

Cantar os números quer dizer sortear, por exemplo, e isso é só o começo. A criatividade do povo foi longe e para os 75 números que fazem parte do jogo, foram inventados apelidos diferentes.

É tanta expressão, que fica difícil saber da onde vieram, ou mesmo qual a explicação por trás de muitas delas. 

Algumas surgiram porque o número em questão lembra alguma imagem, ou faz referência a um fato histórico, ou simplesmente dá um trocadilho engraçado.

Enfim, tentamos reunir o que conseguimos aqui, para matar um pouco a curiosidade. Confira abaixo alguns dos apelidos mais conhecidos no mundo do jogo de bingo. 

Começou o jogo – 1

Então você já está jogando bingo a meia hora e de repente o “cantor” grita: “começou o jogo!”. Como? Onde? Por que? Fique tranquilo, isso significa que o número 1 foi o sorteado da vez. Mas caso o chefe da mesa berre “ronco do porco”, não estranhe, isso também quer dizer o número 1, trata-se de uma comparação ao som que o nosso amigo leitão faz.  

Cachorro – 5

O Jogo do Bicho é bastante lembrado no bingo, e influenciou os apelidos dados a alguns dos seus números. O 5, por exemplo, é chamado de cachorro, porque é o número que representa o grupo do animal no jogo. Da mesma forma, canta-se “O leão está solto” para o 16 e “O bicho que pula” (macaco) para o 17. Mas, provando que invenção pouca é bobagem, para o 5 vale também a rima “aperte o cinto”.

Pingo no pé 9 é – 9

Devido ao fato de que o 6 e o 9 podem ser facilmente confundidos na hora de cantar o número, um ponto (pingo) é marcado na parte inferior de cada número, daí o “9 pingo no pé”.

Craque de bola – 10

No país do futebol, não resta muita dúvida do porquê desse apelido, não é? Mas, caso você seja mais fã de ping pong, a gente explica: num time de futebol, o craque da equipe geralmente usa a camisa número 10. 

jogadores-futebol-dez

Um atrás do outro – 11

Esse é bem auto-explicativo, basta olhar o número, em que vem 1 atrás de outro 1. Mas também tem gente que fala “entre na fila”, então, a essa altura, aconselhamos você a começar a anotar e levar uma colinha para o próximo jogo de bingo. 

Deu azar – 13

Fama é uma coisa triste. Número que simboliza azar, o 13 não escapa nunca, não importa o jogo ou contexto. Pior que apelido que se ganha na escola.

Dois patinhos na lagoa – 22

Clássico caso de associação com a imagem do número, o 22 se assemelha a dois patinhos na lagoa, que, no caso, também é o nome de uma música infantil bastante popular. 

Meio alegre – 23

Aqui começa a sacanagem. Como o número 24 é chamado de “rapazinho alegre” ou ainda “alegria, alegria”, em referência ao número 24 que representa o veado no jogo do bicho, animal associado à homossexualidade, o 23, por tabela, ganhou esse apelido. Haja purpurina pra tanto carnaval com as palavras e números. 

Preparem os fogos – 31

Aí sim um número feliz! Em homenagem ao dia 31 de dezembro, réveillon, o 31 já é cantado em ritmo de festa. Esse deu sorte. #coitadodo13

Idade de Cristo – 33

Não sabemos dizer se isso é bem uma homenagem… melhor dizer que representa um fato histórico talvez. “Idade de Cristo” é uma referência à idade com que Jesus Cristo teria morrido, 33 anos.

Justiça de Goiás – 38

“Justiça de Goiás” é uma referência ao famoso revólver 38, usado para resolver certos problemas no local. Mas é melhor anotar esse, porque ele também pode ser chamado de “o famoso revólvão”.

Fim do primeiro tempo – 45

Mais uma vez, um apelido digno do país do futebol. Esse nem precisa ser fã do esporte para entender, pois é difícil alguém que nasceu em solo brasileiro não saber que o primeiro tempo de uma partida de futebol acaba aos 45 minutos. 

Uma boa ideia – 51

Essa também é digna do nosso Brasilsão. Slogan de sucesso, é difícil alguém escutar esse jargão sem lembrar instantaneamente da famosa cachaça 51

Dois cachorros do padre – 55

O número 55 tem dois apelidos bem conhecidos: “dois cachorros do padre” e  “dois portugueses numa perna só”. Agora, o porquê desses temos permanece um mistério. Os dois cachorros pode ser a associação ao jogo do bicho, mas o que tem o padre a ver com isso? Boa pergunta. Talvez os portugueses saibam… 

Um tapa atrás da orelha – 66

Aqui temos trocadilhos para todos os gostos. Você pode rimar 66 (meia meia) com “um tapa atrás da orelha”, ou ser mais engraçadinho e chamar de “meia, meia, só falta o sapato” ou ainda cometer bullying e chamar de “duas velhas”,  devido à forma curva dos dois seis.

Um para cima e outro para baixo – 69

E o 6 continua causando. Mais uma vez temos três apelidos em jogo, anota aí: “Um para cima e outro para baixo”, De qualquer jeito” e “Um indo, o outro voltando”. Ufa! Tudo por causa da imagem gráfica do número.

Terminou o jogo – 75

Com exceção do bingo de 90 bolas, versão muito jogada no Reino Unido, no Brasil, a versão mais famosa conta com 75 bolas, ou seja, o número 75 é o último do jogo.  

E isso, amigos do MegaJogos, foi apenas um resumo. Se você fuçar por aí ou participar de algum evento que tenha bingo, provavelmente vai ouvir muitos outros apelidos pra lá de criativos e engraçados.

Bingo Online no MegaJogos 

O bingo, na forma de jogo de azar (valendo apostas e dinheiro), é proibido no Brasil. No entanto, isso não significa que a diversão acabou. De fato, a brincadeira continua sendo muito bem-vinda em festas de família, igrejas, escolas, quermesses e, claro, nas deliciosas festas juninas (aproveite!).

E lógico, aqui no MegaJogos, onde você pode jogar bingo online a hora que quiser e concorrer a créditos virtuais para continuar se divertindo e ainda usar em outros jogos do seu gosto, se preferir.

Aqui você encontra várias modalidades de jogos de cartas, tabuleiro e tudo mais que possa imaginar. Temos uma verdadeiro salão de jogos virtual a sua disposição.

Portanto, fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

apelidos-bingo

Continuar lendo
2 Comentários

1 Comentário

  1. Rejane

    02/07/2019 at 23:16

    Pingo no pé, 9 é: é porque o número nove tem um pingo embaixo e à esquerda, para diferenciá-lo do número 6, que não tem marca nenhuma nas pedras do jogo.

    • Gabi Rigo

      Gabi Rigo

      17/10/2024 at 16:24

      Olá, Rejane, boa tarde. Muito interessante, obrigada por compartilhar seu conhecimento! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Mega Rainhas

Fábio Feminella

Publicado

em

As mulheres sempre possuíram papéis fundamentais na sociedade. Seja em papéis domésticos ou mesmo em atuações sociais, elas são as grandes estrategistas de suas jornadas, enfrentando desafios diários como quem encara uma partida decisiva. São verdadeiras rainhas e damas que fazem história como protagonistas. Por isso, as chamamos de Mega Rainhas!

Vamos ver então, o que cada simbolismo referente às mulheres em jogos de cartas e tabuleiro podem significar?

Mulher Multitarefa: A Rainha do Xadrez

Ela enxerga vários lances à frente, calculando cada movimento com precisão. No trabalho, organiza reuniões, cumpre prazos e supera desafios. Em casa, equilibra responsabilidades, cuida da família e, quando dá, encontra tempo para si. Assim como no xadrez, a mulher moderna se movimenta em todas as direções, sempre com estratégia e inteligência. Ela não espera pelo xeque-mate – ela o cria.

Mulher que se Reinventa: No Jogo das Damas

Quando uma peça chega ao outro lado do tabuleiro de Damas, então ela se transforma em uma dama, ganhando mais poder e liberdade de movimento. Da mesma forma, quantas mulheres já passaram por essa transformação? Ao longo da vida, recomeçar uma carreira, mudar de cidade, superar um obstáculo e, por fim, sair mais forte são desafios constantes. Por isso, cada desafio vencido é um novo poder conquistado.

Mulher Líder: Uma Carta Alta no Baralho

No baralho, a Rainha tem valor alto, muitas vezes sendo decisiva para a vitória na contagem dos pontos. Assim são as mulheres que lideram, seja no trabalho, seja na própria vida, elas comandam sem medo, desafiam as regras e mostram sua importância no jogo. No mundo dos jogos e fora dele, elas são protagonistas de suas próprias histórias.

Vocês são todas Mega Rainhas!

No MegaJogos, cada jogadora carrega a força dessas rainhas – seja na estratégia do xadrez, na resiliência do jogo de damas ou, ainda, na liderança do baralho. Afinal, cada vitória, cada partida disputada e cada desafio superado representa um reflexo da sua força feminina.

Hoje, no Dia Internacional da Mulher (08/03), celebramos todas vocês! Que continuem jogando, vencendo e mostrando ao mundo que a verdadeira rainha nunca sai do jogo – ela comanda a partida.

Feliz Dia das Mulheres!

Continuar lendo

Curiosidades

Rosas de Ouro em uma Grande Jogada

Gabi Rigo

Publicado

em

Escola de Samba Rosas de Ouro em uma grande jogada

“O medo de perder não pode superar, a gana de vencer, o jogo vai virar Rosas de Ouro, a grande jogada pode apostar…” E virou mesmo! Ao som desse inspirador samba enredo, a sorte sorriu para a escola Rosas de Ouro que levou o troféu de campeã no carnaval de São Paulo em 2025

Com o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, a escola paulista explorou o universo dos jogos e da sorte como metáfora para os desafios da vida, mostrando que vencer exige mais do que azar dos oponentes ou esperar pelo destino — é preciso estratégia, coragem e paixão

*Poker é mais sorte, ou habilidade? Confira 10 perguntas frequentes sobre o jogo!

O MegaJogos está de olho na Avenida!

Com esse tema tão especial, o MegaJogos não podia deixar passar em branco e conferir o que está por trás desse título tão importante para a comunidade da Freguesia do Ó.

A conquista do título de melhor escola de samba em 2025 quebrou um jejum de 15 anos sem campeonatos, marcando o retorno triunfal da Roseira ao topo do Carnaval de São Paulo.

Integrantes da Rosas de Ouro exibem o troféu de campeões do carnaval de 2025, oitavo título da escola da Brasilândia, na Zona Norte. — Foto: Luiz Franco/g1

Conheça a Rosas de Ouro

A escola foi fundada em 1971, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Ela se destacou pela organização e pelo comprometimento com desfiles bem planejados e grandiosos. 

Seu primeiro título no Grupo Especial veio em 1975, apenas quatro anos após sua fundação, o que já demonstrava o seu potencial no cenário carnavalesco paulista.

No decorrer de sua história, a escola ganhou campeonatos importantes, incluindo os de 1983, 1984 e 1990. Com desfiles luxuosos e sambas memoráveis, conquistou o público e tornou-se uma das favoritas do carnaval paulistano.

Em 2010, a escola foi campeã com o enredo “Cacau: Um Grão Precioso que Virou Chocolate”, um desfile muito elogiado por sua criatividade e impacto visual.

Após essa vitória, a escola enfrentou períodos de altos e baixos, ficando perto do título em diversas ocasiões, mas sem conseguir novas vitórias. 

O jogo virou para a Rosas de Ouro

Em 2025 a escola volta para a avenida apresentando um desfile que foi aclamado por seu luxo, carros alegóricos bem elaborados e um samba-enredo envolvente.

O desfile foi estruturado para levar o público a uma viagem pelo universo dos jogos, desde os tradicionais até os modernos, destacando como eles influenciam a sociedade e refletem aspectos culturais. 

E não é à toa que nós, do MegaJogos, nos sentimos tão representados, pois nosso App une tanto a tradicionalidade dos jogos, quanto a modernidade de estar na palma da mão através dos celulares e tablets. Haja coração!!!!

Comissão de Frente – “Uma noite no cassino”: A abertura do desfile contou com uma comissão de frente que representou figuras emblemáticas dos jogos de tabuleiro, como dados, simbolizando a introdução ao mundo lúdico e estratégico.

Foto: Rebeca Schumacker

Abre -Alas: O primeiro carro alegórico, conhecido como abre-alas, trouxe uma representação grandiosa de um cassino luxuoso, com elementos como roletas e dados gigantes, ilustrando o fascínio e o glamour associados aos jogos de azar.

Foto: Rebeca Schumacker

Ala 1 – O embaralhar das cartas: a primeira ala convida o público a refletir sobre como, em um simples embaralhar, histórias e destinos podem se entrelaçar, destacando a importância dos jogos como espelhos da condição humana.

Foto: Felipe Iruata / Folhapress

Carro Alegórico 2: Este carro destacou os “Jogos de Cartas”, apresentando figuras como reis, rainhas e coringas em uma estrutura que remetia a um baralho em movimento, simbolizando a versatilidade e a popularidade desses jogos ao longo dos séculos.

Foto: Instagram – Divulgação Rosas de Ouro

Ala 2 – Go Jogo Chinês: aborda a origem e a evolução dos jogos na China, destacando sua importância cultural e histórica.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Rainha da Bateria – Ana Beatriz Godoi: Em suas costas, uma grande flor de cristal destaca em led as cores azul e rosa, que representam a escola. Além disso, os sensores no costeiro borrifam perfume a cada minuto.” trecho retirado do g1.

Ana Beatriz Godoi, rainha da Rosas de Ouro — Foto: Wellington Moura/Edu Graboski/Divulgação 

Assim como a escola trouxe o jogo chinês Go, também trouxe referências a diversas culturas e períodos históricos, como a Grécia Antiga e Egito, ilustrando a evolução dos jogos desde os tempos antigos até os dias atuais.

Bateria – O Tabuleiro de UR dos Sumérios

Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Ala 3 – Jogos de Guerra os Espartanos

Foto: Rebeca Schumacker

Ala 4 – Mancala Africana

Desfile da escola Rosas de Ouro no Sambódromo do Anhembi — Foto: Maria Isabel Oliveira

Ala das Baianas – Senet

Foto: Rebeca Schumacker

Carro alegórico 3 – A inspiração dos Deuses

Foto: Reinaldo Campos/AGIF via Reuters Connect

Na sequência a escola trouxe alas que homenagearam clássicos como xadrez, damas e gamão, ressaltando a importância desses jogos na formação do pensamento estratégico e na socialização.

*Conheça os 05 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos!

Ala 6 – O jogo de Damas

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Ala 7 – O jogo de Xadrez

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Ala 8 – A inquisição aos jogos

Foto: Maria Isabel Oliveira

Ala 9 – Batalha Naval 

Foto: Bruno Pompeu

Ala 10 – Gamão o jogo dos reis

Foto: Bruno Pompeu

Carro alegórico 4 – O renascimento dos jogos: Aborda a evolução cultural dos jogos de tabuleiro que se espalharam pelos continentes.

Foto: Maria Isabel Oliveira

As próximas alas da escola mostraram jogos modernos de tabuleiro e também traz referências a jogos famosos de vídeo games. 

Ala 11 – O jogo Detetive

Foto: Bruno Pompeu

Ala 12 – O Jogo War

Foto: Bruno Pompeu

Ala 13 (inclusiva) – Pac Man

Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Ala 14 – Zelda e Link

Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Ala 15 – Banco Imobiliário

Foto extraída do site istoe.com.br

Carro alegórico 5 – O mundo na palma das mãos: Focado nos “Jogos Eletrônicos“, este carro apresentou elementos de videogames clássicos e modernos, com personagens icônicos e consoles, mostrando a evolução tecnológica e o impacto dos jogos digitais na cultura pop.

Foto: Roberto Sungi/Ato Press/Estadão Conteúdo

Cada ala e carro alegórico foram cuidadosamente elaborados para transmitir a diversidade e a relevância dos jogos na sociedade, contribuindo para o entendimento do enredo e proporcionando um espetáculo visual rico em detalhes e significados.

Destaques do desfile

No Carnaval de 2025, a Rosas de Ouro reafirmou seu compromisso com a inclusão ao apresentar uma ala inclusiva em seu desfile campeão. Essa ala foi composta por membros de diversos projetos sociais da escola, incluindo participantes do “Samba se Aprende na Escola” e do “Roseira do Futuro”, uma iniciativa que oferece cursos de dança e comunicação para jovens de 7 a 16 anos.

A presença dessa ala no desfile não apenas enriqueceu a apresentação, mas também destacou a importância de iniciativas que promovem a inclusão e a valorização de todos os membros da comunidade no universo do samba.

Alguns pontos que atraíram o público para uma experiência mais sensorial foram: a bateria da escola imitou sons de máquinas caça níqueis, o principal carro alegórico retratou um grande cassino, com luzes e efeitos visuais, o figurino da rainha de bateria Ana Beatriz Godói exalava aroma de flores. 

Desfile das escolas campeãs

Você não assistiu o desfile e perdeu a chance de ver essa linda história desenhada na avenida? 

Fica tranquilo, no dia 08 de março de 2025 (sábado), a partir das 20h, as cinco primeiras colocadas no carnaval de SP (Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco) desfilam novamente, junto com a vice-campeã do Grupo de Acesso I e II. 

Classificação geral das escolas de São Paulo em 2025

A importância dos jogos no MegaJogos

Quer experienciar os benefícios dos jogos na prática? Vem jogar com a gente e fazer parte dessa história! Temos mais de 30 jogos no mesmo app, disponível pra você jogar online, com amigos, ou offline e tudo de graça! Baixe agora e divirta-se onde e quando você quiser! 

Continuar lendo

Curiosidades

Carnaval ao redor do mundo: Dicas para quem gosta de festa e viagens

Gabi Rigo

Publicado

em

Carnaval-ao-redor-do-mundo-Dicas-para-quem-gosta-de-festa-e-viagens

Olá, mega amigos carnavalescos! Estamos no meio do fervo do Carnaval e esperamos que todos estejam aproveitando muito, à sua maneira.

Já demos todas as dicas para quem quer escapar da folia e hoje vamos falar sobre como é o Carnaval ao redor do mundo.

Então, se você adora a festa e já está sentindo o passaporte coçar na mão, vem com a gente!

5 destinos para quem gosta de Carnaval

Apesar do Carnaval brasileiro ser incontestavelmente o melhor e maior Carnaval do mundo (zero modéstia a parte), não é só aqui que a festa acontece.

Já contamos que o evento tem origens que remontam às antigas civilizações. Acredita-se que suas raízes estejam em festividades da Antiguidade, como as Saturnálias e as Lupercálias na Roma Antiga, bem como os rituais de celebração da primavera na Mesopotâmia e na Grécia.

Ao longo dos séculos, o Carnaval evoluiu de acordo com as tradições de cada região. Na Europa, por exemplo, as celebrações incluíam desfiles de máscaras e festas populares, que mais tarde foram levadas para as colônias europeias na América. 

Enquanto no Brasil, as influências africanas e indígenas transformaram o Carnaval na festa que conhecemos hoje, com samba, trios elétricos e desfiles grandiosos.

* Saiba mais sobre a história do Carnaval

Então, para quem é fã da folia e está planejando viajar, vamos falar um pouco sobre outros 5 lugares que também comemoram esse evento em grande estilo.

Veneza, Itália

O Carnaval de Veneza, na Itália, é bastante antigo e tradicional, remontando ao século XI.

Diferente da bagunça e agitação brasileira, ele é conhecido por suas famosas máscaras e bailes de gala, realizados em palácios históricos.

Com dez dias de duração, indo de fevereiro a março, a festividade acontece nas belas ruas e praças de Veneza, com destaque para a Praça de São Marcos, onde ocorrem os desfiles de trajes luxuosos e pomposos.

Entre os momentos mais aguardados, está o Voo do Anjo (Volo dell’Angelo), uma tradição na qual uma pessoa vestida de anjo desliza suspensa por cabos do topo do Campanário de São Marcos até a praça abaixo. 

Relembrando séculos passados, o Carnaval de Veneza tem uma atmosfera misteriosa e glamorosa, e se você tiver a oportunidade de ir para lá nessa época, aproveite para viver um pouco dessa magia.

Só lembre de levar um casaquinho, porque diferente do nosso, lá é inverno e camadas extras de roupas são muito bem-vindas.

* Conheça os jogos de cartas italianos que amamos!

Nice, França

Assim como o de Veneza, o Carnaval de Nice, na França, é um dos mais antigos e renomados da Europa, sendo realizado desde o século XIII. 

Localizado na bela Riviera Francesa e chama atenção por sua atmosfera sofisticada e seus desfiles grandiosos, atraindo milhares de turistas todos os anos.

O evento dura cerca de duas semanas e tem como ponto alto os desfiles de carros alegóricos, que percorrem a famosa Promenade des Anglais, a avenida à beira-mar da cidade. 

Uma das tradições mais famosas da festa é a Batalha das Flores (Bataille de Fleurs), um espetáculo onde pessoas vestindo trajes floridos lançam pétalas e flores ao público de cima dos carros alegóricos.

Esse ano, o evento chega a sua 140ª edição e tem como tema “O Ano do Mar”, já que a cidade vai receber a Cúpula Mundial dos Oceanos, em junho.

Outra novidade será a “Carnavalina”, uma festa que tomará a avenida Jean-Médecin com a participação de trupes de dançarinos ao som de batucada brasileira. #Brasilsilsilll

* 3 jogos de cartas franceses que fazem sucesso

New Orleans, Estados Unidos

Conhecido popularmente como Mardi Gras (Terça-Feira Gorda),  o Carnaval de Nova Orleans é uma das festas mais animadas e icônicas do país. 

Com influências francesas, espanholas e afro-americanas, essa celebração combina desfiles extravagantes, música vibrante e uma atmosfera de pura diversão, sendo mais parecido com o Brasil. 😎

As festividades começam semanas antes da Terça-Feira Gorda, que antecede a Quaresma, e contam com grandes desfiles com carros alegóricos, bandas de jazz e blues, e foliões usando colares de miçangas coloridas.

A cidade se enche de cores, sendo as mais tradicionais o roxo, dourado e verde, representando respectivamente justiça, poder e fé. 

Outra tradição importante do Mardi Gras é o King Cake, um bolo doce decorado com as cores do carnaval que esconde dentro de si um pequeno boneco. Então, quem encontra vira o rei/rainha da festa.

Com mais de 4 milhões de participantes todos os anos, se você curte Carnaval e for aos Estados Unidos nessa época, vá a essa festa que parece simplesmente imperdível!

* Jogos de cartas americanos que são sucesso

Oruro, Bolívia

O Carnaval de Oruro, na Bolívia, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, pois possui forte ligação com a história e a identidade boliviana.

Diferente dos outros carnavais que tem a folia como objetivo, o Carnaval de Oruro tem caráter profundamente espiritual e simbólico

A festa gira em torno da Virgem de Socavón, padroeira dos mineiros, e combina elementos cristãos com rituais ancestrais dos povos indígenas andinos.

A principal atração é a Entrada, um desfile com mais de 20 horas de duração, no qual milhares de dançarinos e músicos percorrem cerca de 4 km até o santuário da Virgem de Socavón. Durante o desfile, os participantes realizam danças folclóricas tradicionais.

O Carnaval é uma festa bastante celebrada na Bolívia e, além de Oruro, cidades como La Paz, Santa Cruz e Cochabamba também realizam suas próprias festas.

Barranquilla, Colômbia

O Carnaval de Barranquilla é o mais famoso da Colômbia e o segundo maior da América Latina, atrás apenas do brasileiro. 

Devido à sua importância cultural, também foi reconhecido como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Cidade portuária, situada na costa do Caribe, Barranquilla é o lugar certo para a explosão de cores e danças que refletem o Carnaval e a diversidade colombiana. 

A festa começa com a “Lectura del Bando”, um evento no qual o prefeito entrega simbolicamente a cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.

Em seguida, acontece a “Batalha das Flores” (Batalla de Flores) e o desfile de abertura que conta com carros alegóricos, grupos folclóricos e personagens icônicos, como a Marimonda (figura cômica com máscara exagerada).

Com o lema “¡Quien lo vive es quien lo goza!” (Quem vive, aproveita!), o Carnaval de Barranquilla é a cara do brasileiro! 

Dica bônus: Carnaval no MegaJogos!

Vai viajar? Ficar em casa? Vai na casa dos amigos? Seja onde você for passar o Carnaval, o MegaJogos vai junto!

Nosso aplicativo é a opção perfeita para aquelas horas de espera no aeroporto, dentro do carro, ou mesmo no conforto do seu lar.

Quer se divertir nesse Carnaval? Não precisa ir muito longe, estamos ao alcance das suas mãos.

Vem que nossas salas de jogos já estão decoradas e te esperando! 🎉

* Bloquinho MegaJogos: Carnaval é com Jogos e Diversão!

Continuar lendo

Mais lidas

MEGAJOGOS © 2002 - 2025. Todos os direitos reservados.