Amado jogo nosso de cada dia nos dai hoje (amém), a cacheta é praticamente um patrimônio nacional.

Muitas vezes confundida com o pife, esse jogo de cartas da família do rummy tem seu charme próprio e é ele que vamos explorar nesse post. Vem com a gente!

Cacheta: pero que sí, pero que no?

Bastante jogada no Brasil, a cacheta é considerada um jogo popular brasileiro, mas, a verdade, é que rumores alegam que ela poderia ter origem espanhola.

Dizem as más línguas que o nome “Cacheta” é derivado do verbo “cachar” em espanhol, que significa “pegar”. Isso se refere ao objetivo do jogo de ser o primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas “pegando” as cartas baixadas pelos oponentes.

Mas não estamos preparados para admitir isso, uma vez que a cacheta é muito parecida com o pife, jogo de cartas nascido em terras tupiniquins com muito orgulho, sim senhor. #essataçaénossa

Já falamos aqui sobre as principais diferenças entre cacheta, pif paf e chinchón, outro fruto da família do rummy, mas, de modo geral, em ambos os jogos o objetivo é ser o primeiro jogador a se livrar de todas as cartas, o que é feito combinando os naipes ou o número de cartas descartadas pelos outros participantes.

As diferenças mais marcantes entre os dois jogos são o número de cartas usadas, o uso do coringa e as regras para vencer as rodadas. No entanto, a mecânica básica é semelhante, e quem está familiarizado com um jogo provavelmente acharão o outro divertido também.

Como jogar Cacheta no MegaJogos

No Mega, a cacheta é jogada por 4 participantes que jogam de forma individual.

São utilizados 2 baralhos tradicionais (franceses) sem o  “joker” (curingão). 

Nove cartas são distribuídas para cada participante, sendo que cada um tem como objetivo eliminar todos os adversários, até ser o único a restar no jogo. 

Nota: Num jogo com amigos e um baralho físico, a cacheta tradicional permite de 2 a 8 participantes.

Glossário do Jogo Cacheta

  • Curinga: Carta que substitui qualquer carta em uma sequência (ou trinca). Só é permitido usar um curinga na mesma sequência ou trinca.
  • Vira: Carta do maço que é virada para determinar o curinga, que será sempre a carta de valor acima da que foi virada, obedecendo-se a cor. Exemplo: virado o 8 de Paus, todos os 9 de naipe preto serão curingas (9 de espadas e 9 de paus).
  • Trinca: Três cartas de mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores podem agregar ainda uma quarta ou quinta carta do mesmo valor, desde que sejam de um dos três naipes da trinca. Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros.
  • Sequência: São três ou mais cartas seguidas, de um mesmo naipe. O Ás, nas sequências, pode ser usado acima do Rei ou abaixo do Dois.
  • Rodada: Sucessão de jogadas que ocorre até que algum jogador bata.
  • Bater: Combinar e baixar as nove cartas ou as dez cartas (as nove que recebeu mais a da compra), formando trincas e/ou sequências.
  • Ordem das cartas: Da menor para maior: A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K.
  • Monte: Pilha de cartas que sobra após a distribuição.
  • Lixeira: Pilha com as cartas descartadas, onde apenas a última carta é visível.
  • Ficar na boa: Precisar de apenas uma carta para bater.
  • Furar a fila: Comprar da lixeira fora da sua vez para bater.
  • Se queimar: Perder o direito de furar a fila ao fazê-lo de forma equivocada. 

Como jogar Cacheta

Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte (vira). 

O primeiro jogador compra uma carta do monte, tenta formar jogos na própria mão e, se possível, bater. Caso não forme jogos para bater, deve descartar uma carta, dando início à lixeira. 

A vez de um jogador encerra assim que uma carta é descartada. O jogo segue no sentido horário. O jogador seguinte pode comprar do monte ou comprar a última carta descartada na lixeira. 

Se faltar apenas uma carta para bater, o jogador pode anunciar que está na boa e recebe o direito de furar a fila. Porém, se ele fizer isso mas não conseguir ou puder bater, ele se queima e perde o direito de furar a fila novamente. 

A rodada termina quando alguém bate. Um jogador pode bater com 9 ou 10 cartas. Quando bate com 9 ele descarta uma carta antes de bater, e quando bate com 10 não descarta nenhuma. 

Qualquer jogador que tiver avisado que está na boa poderá furar a fila para bater.

Se estiver com a mão pronta para bater, clique em bater ou selecione todas as cartas com jogos formados para em seguida clicar em uma área livre da mesa.

Contagem

Cada jogador começa com 5 ou 10 pontos (dependendo da sala – veja abaixo*). 

Quando um jogador bate uma rodada com 9 cartas, todos os oponentes perdem 1 ponto. Se bater com 10, os oponentes perdem 2 pontos. 

Aquele que chegar a zero pontos sai do jogo e a partida continua até que sobre apenas um jogador, que será o vencedor.

*Nas salas rankeadas e torneios do MegaJogos, cada jogador começa com 5 pontos. Já nas salas galera e treino os jogadores começam com 10 pontos.

Dicas para ganhar na Cacheta

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a vencer na Cacheta. 

Como somos mega amigos, reunimos as melhores:

  • Preste atenção às cartas em jogo: Acompanhe os naipes e os números que foram descartados e tente jogar cartas que lhe permitam vencer a rodada.
  • Planeje com antecedência: Tente pensar com antecedência sobre as cartas que você vai jogar e as cartas que você precisa manter em sua mão para ganhar rodadas mais tarde no jogo.
  • Esteja atento às mãos de seu oponente: Tente ter uma noção de quais cartas seus oponentes têm em suas mãos e jogue de acordo. Se você acha que eles têm muitas cartas altas de um determinado naipe, tente jogar uma carta baixa desse naipe para evitar que eles ganhem a rodada.
  • Mantenha seus oponentes na dúvida: Misture seu jogo para que seus adversários não possam prever o que você fará. 
  • Sempre que puder, tente colocar 10 cartas na mesa: Colocar 10 cartas é o mesmo que ganhar duas partidas, uma vez que os demais jogadores perdem dois pontos ao invés de um.
  • Não se queime: Alguns jogadores querem dar uma de espertos e afirmam que “estão na boa” sem realmente estar. Isso, na maioria das vezes, acaba sendo um tiro no próprio pé, porque caso o jogador pegue uma carta da lixeira que não sirva, ele fica “queimado” e não pode mais furar a fila, o que dá uma grande oportunidade aos seus adversários.

Essas são algumas dicas boas para te ajudar a vencer na Cacheta. 

Claro, cada jogo é diferente e não há garantia de que uma estratégia funcionará todas as vezes. Então, o mais importante é se divertir e aproveitar o jogo.

A Cacheta é um jogo de cartas rápido e emocionante que atrai jogadores de todas as idades. 

Se você já é fã ou está interessado em aprender um novo jogo que vai garantir umas boas horinhas de diversão, o Mega é o seu lugar. 

Junte-se a nós, faça novos amigos e aproveite a maior plataforma de jogos online do Brasil!

4 Comments

  • Doroti de souza
    Posted 16/03/2018 09:06 0Likes

    QUERO JOGAR PARA MIM E MUITO GRATIFICANTE AMO ESTE JOGO

  • Doroti de souza
    Posted 16/03/2018 09:09 0Likes

    OI QUERO JOGAR BOM ASSIM

  • Jhuli
    Posted 23/05/2020 18:48 0Likes

    Tenho uma dúvida.. como faço para avisar q estou “pela boa” para poder furar a fila na caxeta? Eu não consigui essa informação no app nem nas salas de chat.. é automático? Ou tenho q clicar em algo?

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:33 0Likes

      Logo acima de suas cartas, do lado direito da tela possui um botão verde. Quando você estiver na boa e for a sua vez de jogar você pode clicar nele. Dessa maneira, nas próximas rodadas você poderá furar a fila.

Deixe um comentário