Ainda no clima de ano novo, vida nova, trouxemos mais algumas novidades do Mega que quem ainda não viu precisa ver. Alguns dos nossos jogos favoritos passaram por algumas mudanças e updates que prometem melhorar a experiência de jogo dos nossos usuários. Confira!
Momento “na real”: o jogo Mega Ludo que tínhamos no mobile, na verdade, era baseado no jogo Parchis e possuía algumas diferenças das regras do Ludo original. Por isso, atualizamos e renomeamos o jogo para Parchi para descomplicar.
Breve história do jogo
O parchis é a versão espanhola do pachisi, um jogo que nasceu na Índia no século XVI.
O tabuleiro do jogo original é uma representação do jardim do imperador Akbar, o Grande. O centro do tabuleiro representa o local onde ficava seu trono e as fichas eram as jovens indianas mais bonitas que se movimentavam de casa em casa, competindo pela honra de jogar para o imperador.
Os dados eram, na verdade, búzios (conchas de moluscos) que contavam um ponto se caíam com o vão para cima.
O nome do parcheesi vem da palavra pachis, que significa vinte e cinco em hindu, já que vinte e cinco eram as conchas lançadas em cada série.
A boa notícia é que agora você tem mais uma opção para nosso maravilhoso catálogo de jogos de nossa plataforma, e se já era fã de Ludo, com certeza vai adorar o Parchis.
Novo Ludo
Com as mudanças feitas, o Mega Ludo foi renomeado para Parchis, e a diferença de regras entre os jogos ficou mais clara. Confira abaixo um comparativo para entender melhor:
Parchis X Ludo
Tabuleiro no início do jogo:
Parchis: Cada jogador começa com suas 3 peças nas casas iniciais e 1 peça na casa de entrada da sua cor.
Ludo: Cada jogador começa com suas 4 peças nas casas iniciais.
Número do dado para tirar peças da casa inicial:
Parchis: Caso o jogador consiga tirar 5, ele pode retirar uma de suas peças que estão na área inicial e movê-la para a casa de entrada de sua cor.
Ludo: Caso o jogador consiga tirar 6, ele pode retirar uma de suas peças que estão na área inicial e movê-la para a casa de entrada de sua cor.
Obrigatoriedade de tirar peças da casa inicial quando sai esse número no dado:
Parchis: Caso o jogador tire 5 no dado e possua uma ou mais peças nas casas iniciais, ele é obrigado a mover uma delas para a casa de entrada se ela estiver vazia ou com apenas uma peça.
Além disso, quando cai o número seis no dado e o jogador tem uma barreira no tabuleiro, ele é obrigado a retirar uma peça da barreira.
Ludo: Tirar 6 no dado não obriga o jogador a retirar uma peça da área inicial. Caso ele tenha outras peças no tabuleiro, ele pode movê-las se isso for possível.
Sentido do jogo:
Parchis: O sentido de jogo é anti-horário. Isso vale tanto para a movimentação das peças quanto para a vez dos jogadores.
Ludo: O sentido de jogo é horário. Isso vale tanto para a movimentação das peças quanto para a vez dos jogadores.
Bônus no número seis:
Parchis: Quando o jogador tira 6 e não tem nenhuma peça na casa inicial, ele ganha um bônus de +1 no dado, e assim o dado passa a valer 7.
Ludo: Essa regra não existe no Ludo. O dado nunca ganha nenhum bônus.
Ação quando sai o 6 (seis) três vezes seguidas no dado:
Parchis: Quando o jogador tira 6 no dado três vezes seguidas, ele não faz a terceira jogada. Ao invés disso, a última peça que ele moveu é removida e volta para a casa inicial. Após isso, ele passa a vez.
Ludo: Quando o jogador tira 6 no dado três vezes seguidas, ele não faz a terceira jogada e passa a vez. Nenhuma de suas peças é removida.
Barreira:
Parchis: Quando duas peças da mesma cor ficam juntas na mesma casa, é formada uma barreira. Nenhuma peça pode passar por uma barreira, nem mesmo peças do próprio dono delas.
Ludo: Não existem barreiras. Duas peças de mesma cor na mesma casa não impedem nenhuma peça de passar por elas.
Número máximo de peças por casa:
Parchis: O máximo de peças que cada casa do tabuleiro pode conter é 2.
Ludo: Não existe limite de peças na mesma casa.
Captura:
Parchis: Quando um jogador captura uma peça, ele ganha um movimento extra de 20 casas (+20).
Ludo: Quando um jogador captura outra peça, recebe um turno extra (onde ele joga o dado novamente e move uma peça, caso isso seja possível).
Chegada:
Parchis: Quando um jogador chega com uma peça na sua casa final, ele ganha um movimento extra de 10 casas (+10).
Ludo: Quando um jogador chega com uma peça na sua casa final, ele ganha um turno extra.
Ação quando sai o 6 (seis) e o jogador não tem jogadas para fazer:
Parchis: Quando o jogador tira 6 e não tem movimentos possíveis, ele pode jogar o dado mais uma vez (aproveitando o efeito do 6 de jogar novamente).
Ludo: Quando o jogador tira 6 e não tem movimentos possíveis, não pode aproveitar o efeito do 6. Em vez disso, ele passa a vez.
Ação quando o jogador tira seis e captura na mesma jogada:
Parchis: Quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele captura outra peça, o efeito do 6 de jogar novamente não é aproveitado, em vez disso ele ganha o +20.
Ludo: O efeito do 6 acumula. Ou seja, caso o jogador tire um 6, e nessa mesma jogada ele captura outra peça, ele ganha dois turnos extras, um para cada situação.
Ação quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele chega à casa final:
Parchis: Quando o jogador tira 6, e nessa mesma jogada ele chega na casa final, o efeito do 6 de jogar novamente não é aproveitado, em vez disso ele ganha o +10.
Ludo: O efeito do 6 acumula. Ou seja, caso o jogador tire um 6, e nessa mesma jogada ele chega na casa final, ele ganha dois turnos extras, um para cada situação.
Resumindo:
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