Você sabe onde e quando surgiu o jogo de Damas? Quem veio antes, a Damas ou o Xadrez? Não sabe? Então senta que lá vem história!

Damas: uma origem antiga e misteriosa

A verdade é que ninguém sabe exatamente quando ou como o jogo surgiu, mas, o que é certo, é que a Damas está por aí há bastante tempo, tendo sido até mencionada por Platão como um jogo que a Grécia pegou emprestado do Egito
E, respondendo a pergunta inicial, segundo a história, a Damas nasceu primeiro que o Xadrez. #vódoxadrez

Quer conhecer a história do jogo de xadrez? Confira aqui!
A primeira teoria, é que a versão mais antiga de Damas foi um jogo descoberto em uma escavação arqueológica em Ur, no Iraque. A datação por carbono indica que o jogo já existia por volta de 3000 a.C. 

Tabuleiro de Alquerque

No entanto, essa suposta primeira versão usava um tabuleiro um pouco diferente, um número diferente de peças e ninguém sabe quais eram suas regras exatas.
No Egito antigo, um jogo chamado Alquerque, que usava um tabuleiro 5X5, era um jogo similar a Damas muito praticado na época.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos.
Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado. Essa nova versão foi batizada de “Fierges” ou “Ferses”. 
Logo, os franceses também perceberam que tornar os saltos obrigatórios deixava o jogo mais desafiador e resolveram chamar essa nova versão de “Jeu Force”. 
A variação mais antiga era considerada um jogo social para mulheres e chamava-se “Le Jeu Plaisant De Dames” (O jogo agradável das Damas).

Damas: das mesas às telas

Com as regras de Damas definidas pelos franceses, o jogo foi exportado para a Inglaterra e América, continuando sua dominação mundial. #whoruntheworld
Na Grã-Bretanha, recebeu o nome de “Draughts” e o famoso matemático William Payne escreveu seu próprio tratado sobre o jogo em 1756.
Ao longo dos anos, a Damas manteve sua popularidade, no entanto, com o passar do tempo, percebeu-se que certas aberturas sempre davam vantagem a um dos lados. 


Assim, foram desenvolvidas duas restrições de movimento para jogadores experientes, obrigando-os a iniciar o jogo de maneira aleatória. Hoje, até três restrições de movimentos são usadas em torneios.
A Damas chegou às telas dos programadores de computador antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. 
Embora os computadores estivessem em um estágio rudimentar de desenvolvimento, o genial Alan Turing criou um programa básico para Damas que exigia que os cálculos fossem feitos em papel (porque as máquinas ainda não davam conta do recado).
Finalmente, 1952 foi um ano marcante na colorida história do jogo, quando Arthur L. Samuel criou o primeiro programa de Damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram aprimorados, à medida que a velocidade e a capacidade dos computadores aumentavam. 

Arthur L. Samuel

Os programas modernos fazem uso de bancos de dados que mostram todas as combinações possíveis de movimentos quando restam dez peças no tabuleiro.

Em julho de 2007, um grupo da Universidade de Alberta liderado por Jonathan Schaeffer anunciou que havia resolvido o jogo de Damas.

 

O programa Chinook, desenvolvido pelo grupo, chegou a um ponto de sua evolução em que comprovadamente tornou-se imbatível. Desta forma, o grupo pôde demonstrar que a Damas é um jogo de empate, ou seja, sempre terminará em empate se ambos os adversários realizarem as jogadas corretas.
No entanto, o jogo mantém sua popularidade, com pessoas no mundo todo jogando suas diferentes versões para se divertir, treinar seu raciocínio lógico ou simplesmente desfrutar um tempo de qualidade jogando com a família e amigos.

As várias versões de Damas

O jogo de Damas mais conhecido no Brasil é uma variação criada aqui. Assim nomeada de “Damas Brasileiras”, o tabuleiro possui 8 linhas e 8 colunas. Já em outros países o tabuleiro chega a ter 100 casas (10×10).
As regras brasileiras também podem ser diferentes: as pedras podem capturar para trás e a dama pode mover-se livremente nas diagonais. 
Outra variação do jogo bastante parecida é o “Damas Internacionais”, tendo como única diferença um tabuleiro maior, contendo 10 colunas.

E na Europa?

O MegaJogos possui 3 versões de Damas Europeias. Você pode optar pela Espanhola, Italiana ou Inglesa

Todas as variações contam com um tabuleiro de 8 colunas e as peças podem capturar apenas para frente. A única das versões em que a dama pode fazer movimentos longos é a Damas Espanholas
Por outro lado, a Italiana possui a grande diagonal de cor branca. Tudo bem que as variações entre essas 3 modalidades são mínimas, mas para vencer é importante conhecê-las e treinar muito!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse jogo tão popular, é hora de acessar o MegaJogos e começar a se divertir!
Aqui você vai encontrar a versão com 64 casas, 12 peças para cada lado. Ganha aquele que capturar todas as peças do adversário ou imobilizá-lo, fazendo com que ele não consiga realizar nenhum movimento válido.

Bom jogo!

 

Deixe um comentário