Nem só de jogos de cartas vive o MegaJogos. Aqui nós curtimos também um bom jogo de tabuleiro, como o xadrez. Pensando nisso, fica a pergunta: você conhece todas as peças de Xadrez e suas funções?

O Xadrez é um jogo muito famoso e popular de caráter competitivo disputado entre dois jogadores, e o objetivo final do jogo é conquistar o “Rei” do seu adversário.

Cada jogador possui 16 peças, sendo as seguintes, por ordem de valor:

Cada peça do jogo tem sua particularidade na forma de se movimentar sobre o tabuleiro, e por isso explicaremos melhor as regras de cada uma abaixo:

Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa.

Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais.

Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).

Bispo: Sem restrição de número de casas, mas somente no sentido diagonal.

Cavalo: Realiza movimentos em “L”, ou seja, duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele, em qualquer direção.

Peão: Pode apenas realizar movimentos frontais, de forma que o primeiro movimento de cada peão abranja até duas casas, e os demais se limitam a uma casa à frente. O ataque do peão sempre ocorre na diagonal.

Agora que você conhece melhor as peças, venha jogar xadrez online com a gente – se você precisa relembrar das regras, aqui explicamos direitinho como se joga! 🙂 O  MegaJogos também possui vários outros jogos de tabuleiro, além de ser a maior plataforma de jogos de cartas online do Brasil. 

Então, é só escolher e boa diversão! 

2 Comments

  • Lionel
    Posted 13/08/2022 05:03 0Likes

    Não vi uma explicação sobere a peça Dama. Estou querendo aprender a jogar xadrez e, preciso ler a respeito primeiro….

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:23 0Likes

      Bom dia, Lionel, “Dama” é outro nome dado à peça “Rainha”. Dessa maneira, sempre que conter no texto uma informação sobre “Rainha”é da “Dama” que estamos falando.

Deixe um comentário