Existem diversos tipos de Truco jogados pelo mundo afora. A variação do jogo chamada Truco Paulista, Tradicional ou apenas Truco é um dos jogos de cartas mais conhecido e mais jogado no Brasil.

Neste post você irá aprender como jogar Truco. Porém, se você é daqueles que não quer perder tempo e gosta de aprender a jogar na prática, basta clicar e jogar Truco Online grátis no MegaJogos! É rápido, fácil e não precisa de cadastro.

jogo regras de truco paulista

O jogo Truco tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

  • Jogadores – 4.
  • Baralhos – um baralho, sendo que o coringa e as cartas 8, 9, e 10 não são utilizadas.
  • Distribuição – três cartas para cada participante.
  • Objetivo – fazer 12 pontos.

Definições

  • Manilhas – as cartas que valem mais em cada rodada.
  • Vira – a carta que é virada para definir quais serão as manilhas.
  • Rodada – uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta.
  • Mão – composta de duas a três rodadas, e vale inicialmente 1 ponto.
  • Truco – proposta para subir o valor de pontos da mão (pode ser para 3, depois para 6, 9 e finalmente para 12).
  • Mão de 11 – quando uma das duplas está com 11 pontos.
  • Mão de ferro – quando as duas duplas estão com 11 pontos.
  • Carta coberta – carta jogada virada (com a face voltada para baixo), que não vale nada.
  • Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3
  • Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus.

O Jogo

Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte – a Vira. Através dela, definem-se as manilhas, que são as cartas seguintes à vira, de acordo com a ordem das cartas. Exemplos: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Q; se a vira for 3, a manilha é a 4. As 4 manilhas são as cartas que valem mais durante esta rodada, seguindo a ordem dos naipes das manilhas (nas cartas que não são manilhas o naipe não importa). A seguir, inicia-se uma mão, valendo 1 ponto. As mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 11 já começa valendo 3 pontos. Na mão de ferro, o jogo é jogado da mesma forma, porém os jogadores não podem ver as suas cartas (“no escuro”).

A Mão

A mão pode ter 3 rodadas. O jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada, e a dupla que conseguir vencer duas rodadas leva a mão. Em caso de empate em uma das rodadas, a dupla que tiver ganho qualquer rodada anterior ou ganhar qualquer rodada posterior leva a mão. Se todas as rodadas empatarem, nenhuma das duplas ganha ponto e uma nova mão se inicia.

Truco

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir TRUCO! Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1). Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que trucou deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 9, e assim por diante. Durante o jogo, os jogadores podem usar sinais do truco para decidir o melhor momento de trucar.

Regras gerais: um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 3, 6, 9 e 12. Por exemplo, ele não pode pedir 9 se o jogo está valendo 3 nem pedir 6 se o jogo vale 1. Uma dupla não pode trucar duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos.
Exemplo: a mão está valendo 6 e uma dupla pede 9 – se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu 9 ganha 6 pontos (o valor atual da mão). Na mão de 11 não se trucar, se uma dupla pedir ela perde o jogo automaticamente.

Saiba mais sobre as principais diferenças entre os tipos de truco jogados no mundo.

Conheça as regras das diferentes variações do jogo:

Para jogar os melhores jogos Online, visite o MegaJogos.

Deixe um comentário