Sim, o jogo de Damas é um clássico e faz parte da vida de todos, mas não só da nossa “época”: você sabia que um jogo muito parecido, e que deve ter precedido a dama, foi jogado por milhares de anos? Foi encontrado um tabuleiro similar ao de damas, com mais de cinco mil anos! No Museu Britânico, os exemplares de antigos tabuleiros desse jogo são egípcios, e foram encontrados com suas peças em câmaras mortuárias como da Rainha Faraó Hatasu, por exemplo. E até os romanos jogavam um jogo bem parecido, que se chamava latrúnculo. Interessante, né?

 

Experimente jogar damas grátis no MegaJogos. São milhares de jogadores do Brasil e do mundo jogando entre si no celular, tablet ou computador.

 

Jogo de damas ou simplesmente damas é um jogo de tabuleiro tradicional, que dá pra jogar na versão de 64 casas (8 por 8), mais popular no Brasil e em Portugal, ou 100 casas (10 por 10), como é jogado tradicionalmente no resto do mundo. Aqui no Mega jogamos com 64 casas e 24 peças, 12 para cada jogador. O objetivo é o mesmo: capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que consegue comer todas as pedras do adversário, ou deixá-lo impossibilitado de se mexer, ganha a partida.

Tabuleiro damas MegaJogos

Como montar a posição inicial das peças no jogo de Damas

 

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda deInício do jogo – Como preparar o tabuleiro de Damas cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim da partida. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. Quando a pedra comum alcança a oitava linha do tabuleiro, ela é promovida a Dama. As damas podem se movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre.

 

Damas Mega Jogos

Peças do jogo Damas Online no MegaJogos

 

A jogatina termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

 

O jogo não tem segredos, mas é estratégico e muito divertido. Jogue Damas Online grátis e

se concentre muito para vencer este clássico jogo de tabuleiro do Megajogos!

Deixe um comentário