Jogo que inspirou nosso querido Ludo, o Parchis conquista pessoas de todos os lugares do mundo há séculos (literalmente!).
Novidade do MegaJogos, vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste jovem ancião, desde sua origem nas cavernas da Índia até nossas salas de jogos online.
Origem do Parchis
Conta a história, que o jogo que viria dar origem ao Ludo nasceu na Índia em meados do século VI.
Batizado de Parcheesi, ele costumava ser jogado nas famosas cavernas de Ajanta, localizadas no estado de Maharashtra.
A palavra Parcheesi vem do hindustani pacisi ou pacis, que significa 25. Esse era o número máximo que podia ser pontuado ao se lançar as conchas de um molusco chamado búzio, que era usado como dado na época.
A primeira representação do jogo que viria a dar origem ao Parchis que conhecemos aparece no chão e paredes das grutas, que eram usadas como tabuleiro.
Uma curiosidade é que justamente pela riqueza de suas esculturas e pinturas rupestres que remontam ao século II a.C., atualmente, esse conjunto arquitetônico composto de trinta e duas grutas é Patrimônio Mundial da Unesco. Um ponto turístico imperdível para quem visita a Índia.
Outra curiosidade que ficou marcada nas histórias antigas, foi o modo um pouco mais “interativo” que o imperador indiano Jalaluddin Muhammad Akbar, conhecido como Akbar, o Grande, inventou para jogar Pachisi.
Conta-se que Akbar construiu um tabuleiro em tamanho real em seu palácio, em Fatehpur Sikri, na cidade indiana de Agra. O jogo consistia em um tabuleiro feito de mármore em forma de cruz, em que as peças eram representadas pelas dezesseis mulheres do seu harém.
As jovens eram divididas em quatro equipes diferenciadas pela cor de suas roupas. Seu objetivo era tentar chegar ao centro do tabuleiro, onde, confortavelmente sentado, o imperador esperava. A dinâmica do jogo era simples: Akbar mandava que fossem jogados os búzios e, de acordo com o número que saía, decidia qual garota ou time se movia.
O jogo também se popularizou entre as classes humildes, que usavam um pano pintado ou bordado como tabuleiro, pequenas pedras coloridas como peças e os famosos búzios como dados.
Mas também há quem diga…
Alguns historiadores acreditam que o jogo chinês ch’u-p’u, mencionado em um texto datado da dinastia Song (960-1279), seja um ancestral do pachisi e possa estar relacionado ao chaupar, jogo tradicional hindu. Mas a natureza deste jogo é incerta, já que a maioria dos pesquisadores acredita que poderia estar mais intimamente relacionado ao gamão.
Existe outra teoria que aponta o pachisi como derivado de um jogo anterior, o ashtapada, embora se pense que este último possa ter mais semelhanças com o xadrez.
Para finalizar esse “disse não disse”, nada como uma curiosidade divertida: os missionários jesuítas Antonio de Montserrat e Rodolfo Acquaviva, que realizavam trabalho evangélico na Índia, ficaram fascinados com o jogo quando observaram que o tabuleiro tinha o formato de uma cruz. Foram necessárias longas explicações dos moradores para fazê-los entender que o jogo não tinha nada a ver com a obra de Deus, um grande desapontamento que quase deixou o parchis fora dos registros dos dois.
Os vários nomes do Parchis
Para variar, a colonização/invasão europeia foi a responsável pela introdução do jogo no ocidente.
No caso do parchis, ele chegou de navio na Europa no século XVIII, trazido pelos ingleses durante a colonização do subcontinente indiano.
A realeza e seu olfato apurado para a diversão, logo ficou sabendo, e o parchis foi cair na graça da rainha Victoria, ganhando em 1862 sua primeira versão ocidentalizada chamada parkase.
Considerado pela aristocracia como um entretenimento para adultos, eram feitas apostas durante a partida e logo esse simpático jogo de tabuleiro começou a competir em popularidade com os jogos de cartas.
Com o tempo, surgiu uma versão infantil muito mais simples, batizada carinhosamente de Ludo (eu brinco, em latim). #fofo
E a saga continua…
Pouco a pouco, o jogo deixou os salões reais para se instalar nas casas de famílias de toda a Europa, sob nomes muito diferentes.
Na Alemanha foi batizado como Mensch-ärgere-dich-nicht (literalmente: não fique com raiva, cara); na Itália, Chi va piano va sana (quem vai devagar fica saudável); na França, Le Jeu de Dada (o jogo de Dada); na Suíça, Eile mit Weile (a pressa gera desperdício), e na Finlândia, Kimble.
Em 1938, a Transogram, uma empresa americana, lançou a versão original do jogo no mercado, renomeando-o para Game of India e, posteriormente, Pa-Chiz-Si: The Game of India.
Finalmente, pouco mais de oito décadas depois, os fãs de todo o mundo puderam jogar parchis remotamente, graças a chegada e avanço da nossa amada internet.
Parchis no MegaJogos
Por muito tempo o parchis foi confundido com o ludo e vice-versa, sendo que as regras dos dois jogos estavam misturadas.
Aqui no Mega, o parchis foi durante muito tempo o Mega Ludo, mas este ano colocamos cada macaco no seu galho e nossos usuários podem agora jogar Ludo e Parchis, assim como entender claramente as diferenças entre eles.
Se você não tem certeza qual é o seu favorito, recomendamos que tente os dois, ambos são muito divertidos e uma ótima pedida para jogar com os amigos online.
Lembrando que o MegaJogos está a sua disposição 24 horas, 7 dias por semana.
Quer se divertir a qualquer hora e em qualquer lugar? Una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!