Já falamos aqui quase tudo que se tem para falar sobre o baralho. Os diferentes tipos que existem, suas cartas, naipes, cores, modelos, enfim, de tudo um pouco. PORÉM, nunca falamos especificamente sobre o Coringa (ou curinga).

O famoso Joker que já inspirou tantas histórias e personagens épicos, tem uma história única que vale a pena ser contada. 

Origem do Coringa

É consenso entre muitos estudiosos que a carta do coringa foi criada nos Estados Unidos.

Embora alguns autores afirmem que o Coringa apareceu pela primeira vez no Poker, a maioria sustenta que foi inventado para o jogo de Euchre, em meados da década de 1850. 

Euchre foi o jogo de cartas nacional da América de 1850 a 1910, sendo popular em vários países de língua inglesa. 

Derivado do jogo Juckerspiel, praticado na região da Alsácia, no leste da França, quatro jogadores se dividem em duplas e têm como objetivo somar pontos mais rápido que seus adversários.

No euchre, os dois trunfos são os valetes, conhecidos como o “right bower” (arco direito) e o “left bower” (arco esquerdo), já que bauer é a palavra alemã usada para valete. 

Na década de 1860, os jogadores americanos de Euchre resolveram criar algumas regras novas para seu amado jogo. Essas regras exigiam um trunfo extra, que eles chamavam de Best Bower, o trunfo mais alto disponível, que podia vencer os valetes.

Por sorte, naquela época, os fabricantes de cartas incluíam um “cartão em branco” extra em seus baralhos de 52, que era então usado pelos jogadores de euchre para desempenhar o papel de Best Bower. 

As fabricantes de cartas americanas adotaram a ideia rapidamente, incluindo esses trunfos extras em seus baralhos. Os fabricantes britânicos fizeram o mesmo na década de 1880.

Joker by Chas Goodall and Son, London

Joker by Chas Goodall and Son, London

Used with permission – wopc.co.uk

A escolha da palavra “Joker”

Segundo a historiadora de cartas Catherine Perry Hargrave e outros, com o tempo, a carta branca dos baralhos passou a ser chamada de Coringa, ou Joker. 

Como Joker soa bem parecido com Jucker e Eucher, algumas pessoas acreditam que é daí que vem o nome. Mas nem todos concordam com isso. A fabricante de cartas de baralho Bicycle, diz em seu site que isso não passa de uma coincidência. 

O Tolo

Alguns dizem que o coringa é primo em primeiro grau de Le Fou, O Tolo do baralho de Tarô

A carta do Tolo, ou Louco no tarô italiano, tem uma história que remonta a várias centenas de anos. No início do século 19, seu papel é apontado como o maior “trunfo”, a carta que pode vencer todas as outras

A autoridade do baralho de tarô, Dr. Robert O’Neill, diz que “O ancestral do curinga moderno é o clássico Louco do tarô”. O’Neill explica que ele “pertence a um conjunto de 22 trunfos, não é um sujeito individual”. 

A carta Joker em Euchre, como Best Bower, é semelhante à carta o Louco, pois não pertence a nenhum naipe em particular, mas é classificada como a carta mais alta de todos os naipes.

Bobo da corte 

Outra possibilidade é que o personagem do bobo da corte tenha sido escolhido simplesmente porque combinava com reis, rainhas e todo o tema da corte medieval usado nas cartas de baralho. 

Os jogadores de cartas gostavam das cartas clássicas vestidas de realeza dos séculos XV e XVI. Durante este período, a Corte Real sempre teve um bobo da corte que tinha liberdade para entreter.

O tolo do rei era visto como um trapaceiro, alguém com poderes místicos especiais. 

O bobo da corte que conhecemos e amamos só se tornou mais popular quando o título “Joker” foi universalmente adaptado.

Desenhando o Coringa

Como o Ás de Espadas, as cartas do Coringa geralmente recebiam um design exclusivo que continha as imagens únicas da fabricante. Às vezes era um logotipo, um motivo floral ou arquitetônico ou algo completamente diferente. 

Em meados da década de 1870, a carta mostrava um diabinho jocoso, um bobo da corte ou um palhaço. Muitos outros personagens também foram empregados, e o cartão em branco tornou-se popular para usos políticos, sátira social e publicidade. 

Catherine Perry Hargrave observou em seu livro A History of Playing Cards, que uma carta produzida por Samuel Hart para a sua marca Club House Cards, datada de 1857, parece ter sido um dos primeiros curingas. 

Mais tarde, em 1963, ele lançaria outro, rotulado como “Imperial Bower”, mas ainda sem nenhuma referência ao desenho do bobo da corte. 

Samuel Hart, 1863 Joker

O curinga de Hart não foi o primeiro como alguns historiadores de cartas afirmaram. Pelo menos dois curingas foram feitos antes e possivelmente mais, mas foram perdidos para a história.

Designed by Chas Goodall and Son - Joker about 1875.

Designed by Chas Goodall and Son – Joker about 1875.

Used with permission – wopc.co.uk

Nenhuma carta do baralho americano inspirou mais personagens e usos do que a carta do Coringa. 

Ela influenciou a criação do famoso personagem nos quadrinhos do Batman, da década de 40. Sua popularidade como arqui-inimigo do homem-morcego cresceu tanto que, mais tarde, vários filmes representaram o Coringa como um personagem notório, um trapaceiro bem-humorado e sádico. 

Em 2006, retratado de uma maneira mal-humorada, o coringa foi classificado como número um na Wizard Magazine “Maiores Vilões de Todos os Tempos”.

Embora não seja usado em muitos dos jogos de cartas, para os colecionadores, o curinga é a carta mais cobiçada do baralho, devido à variedade de estilos e desenhos que já recebeu ao longo do tempo.

Se essa história toda te deu vontade de uma boa partida de baralho, entre agora no site do Mega e escolha com qual jogo quer começar. Estamos te esperando!

Deixe um comentário