Se tem um assunto que não fica velho, é o Truco. A gente fala, debate, explica, esmiúça e parece que sempre tem mais alguma coisa pra falar… e tem mesmo!

Então, para (tentar) resolver de vez essa questão e não deixar nenhuma dúvida que você nem sabia que tinha sem resposta, eis um guia definitivo (ou não) sobre o sempre polêmico e divertido TRUCO.

Origem, Nome e Versões do Truco

Espantosamente, esse jogo tão animado e barulhento tem origem europeia e não latina, como seria de se esperar.

Criado na Inglaterra no século XVII, com o nome de Put (colocar, em inglês), o jogo nasceu “causando”, gerando muitas apostas e consequentes dívidas entre seus adeptos.

Por essa razão, ganhou má fama e acabou esquecido por um tempo, até renascer no século seguinte, quando se espalhou por outros países da Europa, como França e Espanha.

Aliás, é provável que tenha passado primeiro pela França, onde foi batizado de Truc, Truck, Tru ou Truka. Truc e Truck significam “truque”. 

Quando chegou na Espanha passou a chamar-se Truco, que também significa “truque”. 

Apesar de cada país ter dado uma mexidinha nas regras e criado versões próprias, as coisas só ficaram boas de verdade quando ele aportou no Brasil. #denadamundo

Rumores dizem que a versão inglesa era um pouco tediosa, então, quando veio parar em terras tupiniquins pelas mãos dos colonizadores, tratamos logo de deixar tudo mais emocionante.

E pode-se dizer que caprichamos, porque não criamos apenas uma, mas TRÊS versões do jogo: truco paulista, truco mineiro e truco gaudério.    

Isso mesmo, conforme a prática do jogo de cartas se popularizou pelo país, essas três regiões acabaram desenvolvendo algumas regras próprias sobre as quais vamos falar adiante.

Baralho espanhol

Você já deve ter notado que o baralho espanhol é muito usado em partidas de truco, principalmente na sua versão gaudéria, por influência dos nossos vizinhos argentinos.

*Quer saber mais sobre a versão gaúcha do truco? Confira aqui!

Como aqui no Mega temos uma queda por baralhos, achamos que valia a pena falar um pouco sobre essa verdadeira obra prima das cartas.

Acredita-se que os primeiros baralhos chegaram à Espanha por meio dos povos islâmicos, onde sofreram algumas reformulações e espalharam-se para os demais países latinos.

O baralho espanhol sempre foi dividido em 4 naipes, chamados: Oros (“ouros” ou moedas de ouro), Copas, Espadas e Bastos (paus).

As figuras representavam a sociedade da época e eram desenhadas de forma rebuscada, cheias de detalhes e cores. Como dissemos, uma verdadeira obra de arte.

O baralho espanhol pode ter 48 cartas (de um a nove, mais as três figuras, por naipe) ou 40 cartas (um a sete, mais as três figuras, por naipe), sendo que os dois tipos são considerados completos. 

Como jogar Truco  

O Truco pode ser jogado por 2 ou 4 participantes (duplas).

Um dos jogadores é escolhido para ser o primeiro a distribuir as cartas.

As cartas podem ser dadas picadas ou três a três, com a primeira sendo do Mão.

* Mão: jogador sentado à direita de quem distribui as cartas e que deve ser o primeiro a jogar.

*Pé: último a jogar, o mesmo que distribui as cartas.

Dá-se o monte para o adversário à esquerda cortar.

Após a distribuição, revela-se a carta do topo do monte, a Vira. Descoberta essa carta, definem-se as manilhas, que são as cartas seguintes à Vira.

A seguir, inicia-se uma mão (rodada), valendo 1 ponto. As mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. 

O que é manilha?

Manilha são as cartas mais fortes do jogo e possuem algumas características diferentes de acordo com a versão do truco em questão. 

No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo a carta do valor seguinte ao valor da carta Vira. Por exemplo: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Dama; se a vira for 3, a manilha é a 4 e assim por diante.

Já no truco mineiro e gaudério as manilhas são pré-determinadas, sendo elas: 

Truco Mineiro (dá mais forte para a mais fraca) 

  • 4 de Paus (zap ou gato)
  • 7 de Copas (copilha)
  • Ás de Espadas (espadilha)
  • 7 de Ouros (mole ou pica-fumo)

Truco Gaudério (dá mais forte para a mais fraca)

  • 7 de ouros
  • 7 de espadas
  • 1 de paus 
  • 1 de espadas

Portanto, nessas versões, não há carta Vira.

Quando e quem pode gritar truco?

Na sua vez, antes de iniciar a jogada, o participante pode pedir TRUCO! 

Se fizer isso, o jogador ou dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6 (dobrar a aposta, lembrando que cada pedido de truco vale 3 pontos).

Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seu ponto (1). 

Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que trucou deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 9 (triplicar a aposta) e assim por diante, até que alguém chegue a 12 pontos e vença a partida. 

Quantas cartas são necessárias para jogar?

 Depende da versão do truco.

  • Truco paulista: utiliza-se o baralho francês com 40 cartas, onde retiram-se os valores de 8, 9 e 10 de todos os naipes.
  • Truco gaudério: é utilizado o baralho espanhol do qual são retiradas as mesmas cartas.
  • Truco mineiro: joga-se com o “baralho limpo”, onde são retirados os valores de 4 a 7, mantendo apenas as Manilhas (essa regra se aplica geralmente ao jogo físico, mas aqui no Mega utilizamos a mesma forma de jogo do truco paulista).

Qual o naipe mais forte?

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Valor das cartas (da maior para a menor)

Com exceção das cartas que são manilhas, as cartas de maior para menor valor são:

  • 3
  • 2
  • Ás
  • Rei (K)
  • Valete (J)
  • Dama (Q)
  • 7
  • 6
  • 5
  • 4

Obs: no truco, o Valete vale mais que a Dama.

Mão de 11

Acontece quando uma das duplas está com 11 pontos. Nesse momento, não é permitido a nenhum jogador pedir truco.

Pelas regras, as partidas de mão de onze valem 3 pontos (ou 4 no truco mineiro) e a dupla que trucar perde automaticamente o jogo.

Mão de ferro

Rodada decisiva e mais emocionante da partida. 

Quando as duas duplas chegam a 11 pontos, ocorre a rodada de Mão de Ferro, onde as cartas são distribuídas viradas para baixo e os jogadores tem que jogar no “escuro”, seguindo as mesmas regras para as manilhas.

Truco Online

Apesar de ser um jogo muito legal de ser disputado em uma mesa com amigos, hoje em dia você não precisa de semanas tentando marcar um encontro com a turma toda para curtir uma partida. 

No MegaJogos você encontra as 3 versões do truco para serem jogadas via mobile ou desktop, como e quando você preferir. 

Tudo que você precisa fazer é criar sua conta no Mega e escolher seu jogo favorito. Temos uma sala de jogos sempre pronta para você se divertir!

2 Comments

  • wilson
    Posted 28/08/2020 17:15 0Likes

    Como faço para mudar a configuração do GATO? pois quero quando eu jogar o gato na mesa apareça quebrando a tela e nao colar na testa como esta agora.

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:31 0Likes

      Olá, Wilson, bom dia. Não existe uma configuração no app para alterar essa animação, pois cada uma delas tem um significado diferente. A carta na testa é quando você possui o Gato e a carta na tela é quando o adversário possui o Gato.

Deixe um comentário