Jogo da época da vó (da vó de Matusalém), talvez seja por isso que o bingo tem fama de jogo de velho, quando, na verdade, nunca saiu da moda.

Que jogue a primeira pedra quem nunca vibrou olhando para uma cartelinha de bingo, vendo que faltava um número para fechar o jogo e ganhar seja lá o que fosse, até um pão com mortadela tava valendo.

Há algo de realmente mágico, que empolga até o aborrecente mais chato, no bingo. Simplesmente não dá para ficar imune a magia dos números sendo misturados, chacoalhados e sorteados um a um, até que algum felizardo berre “BINGO!”.

Claro que a emoção aumenta com o valor do prêmio da rodada, mas acredite, já vimos gente nervosa pra ganhar um frango com farofa.

Agora, se você é fã do jogo de verdade, deve estar familiarizado com os vários apelidos (nicknames) que são ditos por quem “canta” os números. E se você for iniciante, provavelmente não entendeu nada.

Traduzindo o Bingo

Jogado nos quatro cantos do Brasil, um país de vasta cultura popular, não é de se estranhar que com o tempo o bingo ganhou sua linguagem própria.

Cantar os números quer dizer sortear, por exemplo, e isso é só o começo. A criatividade do povo foi longe e para os 75 números que fazem parte do jogo, foram inventados apelidos diferentes.

É tanta expressão, que fica difícil saber da onde vieram, ou mesmo qual a explicação por trás de muitas delas. 

Algumas surgiram porque o número em questão lembra alguma imagem, ou faz referência a um fato histórico, ou simplesmente dá um trocadilho engraçado.

Enfim, tentamos reunir o que conseguimos aqui, para matar um pouco a curiosidade. Confira abaixo alguns dos apelidos mais conhecidos no mundo do jogo de bingo. 

Começou o jogo – 1

Então você já está jogando bingo a meia hora e de repente o “cantor” grita: “começou o jogo!”. Como? Onde? Por que? Fique tranquilo, isso significa que o número 1 foi o sorteado da vez. Mas caso o chefe da mesa berre “ronco do porco”, não estranhe, isso também quer dizer o número 1, trata-se de uma comparação ao som que o nosso amigo leitão faz. 

Cachorro – 5

O Jogo do Bicho é bastante lembrado no bingo, e influenciou os apelidos dados a alguns dos seus números. O 5, por exemplo, é chamado de cachorro, porque é o número que representa o grupo do animal no jogo. Da mesma forma, canta-se “O leão está solto” para o 16 e “O bicho que pula” (macaco) para o 17. Mas, provando que invenção pouca é bobagem, para o 5 vale também a rima “aperte o cinto”.

Pingo no pé 9 é – 9

Devido ao fato de que o 6 e o 9 podem ser facilmente confundidos na hora de cantar o número, um ponto (pingo) é marcado na parte inferior de cada número, daí o “9 pingo no pé”.

Craque de bola – 10

No país do futebol, não resta muita dúvida do porquê desse apelido, não é? Mas, caso você seja mais fã de ping pong, a gente explica: num time de futebol, o craque da equipe geralmente usa a camisa número 10. 

jogadores-futebol-dez

Um atrás do outro – 11

Esse é bem auto-explicativo, basta olhar o número, em que vem 1 atrás de outro 1. Mas também tem gente que fala “entre na fila”, então, a essa altura, aconselhamos você a começar a anotar e levar uma colinha para o próximo jogo de bingo. 

Deu azar – 13

Fama é uma coisa triste. Número que simboliza azar, o 13 não escapa nunca, não importa o jogo ou contexto. Pior que apelido que se ganha na escola.

Dois patinhos na lagoa – 22

Clássico caso de associação com a imagem do número, o 22 se assemelha a dois patinhos na lagoa, que, no caso, também é o nome de uma música infantil bastante popular. 

Meio alegre – 23

Aqui começa a sacanagem. Como o número 24 é chamado de “rapazinho alegre” ou ainda “alegria, alegria”, em referência ao número 24 que representa o veado no jogo do bicho, animal associado à homossexualidade, o 23, por tabela, ganhou esse apelido. Haja purpurina pra tanto carnaval com as palavras e números. 

Preparem os fogos – 31

Aí sim um número feliz! Em homenagem ao dia 31 de dezembro, réveillon, o 31 já é cantado em ritmo de festa. Esse deu sorte. #coitadodo13

Idade de Cristo – 33

Não sabemos dizer se isso é bem uma homenagem… melhor dizer que representa um fato histórico talvez. “Idade de Cristo” é uma referência à idade com que Jesus Cristo teria morrido, 33 anos.

Justiça de Goiás – 38

“Justiça de Goiás” é uma referência ao famoso revólver 38, usado para resolver certos problemas no local. Mas é melhor anotar esse, porque ele também pode ser chamado de “o famoso revólvão”.

Fim do primeiro tempo – 45

Mais uma vez, um apelido digno do país do futebol. Esse nem precisa ser fã do esporte para entender, pois é difícil alguém que nasceu em solo brasileiro não saber que o primeiro tempo de uma partida de futebol acaba aos 45 minutos. 

Uma boa ideia – 51

Essa também é digna do nosso Brasilsão. Slogan de sucesso, é difícil alguém escutar esse jargão sem lembrar instantaneamente da famosa cachaça 51

Dois cachorros do padre – 55

O número 55 tem dois apelidos bem conhecidos: “dois cachorros do padre” e  “dois portugueses numa perna só”. Agora, o porquê desses temos permanece um mistério. Os dois cachorros pode ser a associação ao jogo do bicho, mas o que tem o padre a ver com isso? Boa pergunta. Talvez os portugueses saibam… 

Um tapa atrás da orelha – 66

Aqui temos trocadilhos para todos os gostos. Você pode rimar 66 (meia meia) com “um tapa atrás da orelha”, ou ser mais engraçadinho e chamar de “meia, meia, só falta o sapato” ou ainda cometer bullying e chamar de “duas velhas”,  devido à forma curva dos dois seis.

Um para cima e outro para baixo – 69

E o 6 continua causando. Mais uma vez temos três apelidos em jogo, anota aí: “Um para cima e outro para baixo”, De qualquer jeito” e “Um indo, o outro voltando”. Ufa! Tudo por causa da imagem gráfica do número.

Terminou o jogo – 75

Com exceção do bingo de 90 bolas, versão muito jogada no Reino Unido, no Brasil, a versão mais famosa conta com 75 bolas, ou seja, o número 75 é o último do jogo. 

E isso, amigos do MegaJogos, foi apenas um resumo. Se você fuçar por aí ou participar de algum evento que tenha bingo, provavelmente vai ouvir muitos outros apelidos pra lá de criativos e engraçados.

Bingo Online no MegaJogos 

 Bingo como jogo de azar (valendo apostas e dinheiro) é proibido no Brasil, mas isso não quer dizer que a diversão acabou.

A brincadeira ainda é muito bem vinda em festas de família, igreja, escolas, quermesses e as deliciosas festas juninas (aproveite!).

E lógico, aqui no MegaJogos, onde você pode jogar bingo online a hora que quiser e concorrer a créditos virtuais para continuar se divertindo e ainda usar em outros jogos do seu gosto, se preferir.

Aqui você encontra várias modalidades de jogos de cartas, tabuleiro e tudo mais que possa imaginar. Temos uma verdadeiro salão de jogos virtual a sua disposição.

Então, fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

apelidos-bingo

Deixe um comentário