No fantástico e interativo mundo da Internet, experimentamos diariamente as mais diversas emoções, como alegria, preocupação e, na maioria das vezes, muita, muita raiva. 

Como “bons” seres humanos que somos, temos que expressar esses sentimentos, é uma questão de saúde e, por isso, senhoras e senhores amigos do MegaJogos, nós simplesmente precisamos dos Emojis. #tenhodito #emofã

Essas carinhas amarelas, que podem mudar de cor e expressão de acordo com a nossa necessidade, são verdadeiras válvulas de escape virtuais e, apesar de já terem sido criadas há um bom tempo, sua popularidade só parece aumentar.

Emojis sem fronteiras

Espécie de pintura rupestre do mundo digital, os caracteres minúsculos e emotivos – de ? para ? a ​​? – representam a primeira linguagem nascida na internet para acrescentar nuances emocionais a textos que, de outra forma, teriam que se contentar com as palavras.

Os emojis têm sido populares desde que apareceram pela primeira vez em telefones celulares japoneses no final dos anos 90, tornando-se uma marca registrada do modo como as pessoas se comunicam online.

 Seu uso é tão comum e esperado, que eles já aparecem até em comunicados de imprensa e e-mails corporativos.

 

A Casa Branca emitiu uma vez um relatório econômico ilustrado com emoji. Em 2015, o emoji ?  tornou-se a “Palavra” do ano do Dicionário Oxford.

O que isso prova? Que os emojis não são apenas para o uso dos adolescentes que têm preguiça de escrever ou escrevem coisas como “lmao tbh fam”. Emojis são para todos!

Atualmente, existem milhares de emoji representando pessoas em toda a sua diversidade, e milhares mais para representar as coisas com as quais interagimos ou fantasiamos, como ?‍♀?‍♀????❤⛵.

Do : ) para o ?

No começo, havia emoticons. Nascidos, na maioria das vezes, nas salas de bate-papo da década de 90, essas misturas de caracteres, como 🙂 e :- ( e 8-D, foram os pais da cara amarela que conhecemos hoje em dia.

Os primeiros emojis foram criados em 1999 pelo artista japonês Shigetaka Kurita. Kurita trabalhou na equipe de desenvolvimento do “i-mode”, uma plataforma inicial de internet móvel da principal operadora de telefonia móvel do Japão, a DOCOMO. 

Seu objetivo era projetar uma interface atraente para transmitir informações de uma maneira simples e sucinta, como um ícone para mostrar a previsão do tempo em vez de escrever “nublado”.

Assim, ele esboçou um conjunto de imagens de 12 por 12 pixels que poderiam ser selecionadas e enviadas para celulares e páginas.

O interessante, é que os 176 emojis originais de Kurita – agora parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York – privilegiaram símbolos em vez de rostos, porque o objetivo da DOCOMO era encontrar novas maneiras de expressar informações.

emojis originais
Emojis originais

Ou seja, quem pensava que o primeiro emoji era a famosa carinha amarela, se enganou. Ao invés dos nossos simpáticos emos expressivos, havia desenhos para mostrar o clima (sol, nuvens, guarda-chuva, boneco de neve), trânsito (carro, bonde, avião, navio), tecnologia (telefone fixo, celular, TV, GameBoy) e todas as fases da lua. 

Mas isso não quer dizer que não havia amor! As pessoas logo descobriram que os emojis ofereciam uma maneira de adicionar um subtexto emocional a uma mensagem. “Eu entendo” pode parecer frio, mas acrescente ❤️ e a audiência se derrete.

Esse foi com certeza o começo de uma nova linguagem visual.

Evolução dos Emojis

Como tudo que é bom acaba copiado, o emoji rapidamente se tornou popular no Japão, com as empresas móveis rivais copiando a ideia da DOCOMO. 

E como a computação móvel continuou a explodir em meados dos anos 2000, empresas fora do Japão, como a Apple, viram uma oportunidade de incorporar emojis em outras plataformas

Mas, a essa altura do campeonato a festa já estava ficando fora de controle e, em 2007, uma equipe de internacionalização de softwares do Google decidiu liderar uma intimação, pedindo que os emojis fossem reconhecidos pelo Unicode Consortium, um grupo que trabalha como uma espécie de ONU virtual para manter padrões de texto em computadores.

O Unicode aceitou essa proposta em 2010, em um movimento que em breve tornaria o emoji acessível em todos os lugares.

emojis antigosVeja uma breve linha do tempo da evolução do emoji:

1999

Emojis nascem! O conjunto original inclui ícones para o tempo, tráfego, tecnologia e hora.

2010 

Unicode adota oficialmente o emoji, adicionando centenas de outros, como rostos de gatos que expressam felicidade, raiva e lágrimas.

emojis gatos

2015

Emojis passam por uma atualização de diversidade, ganhando cinco novos tons de pele e um conjunto de casais do mesmo sexo. 

emojis cor

emojis casais

2016

Novas atualizações dão origem ao pai solteiro, bandeira do orgulho e emoji de mulher fazendo levantamento de peso.

emojis peso

2017

Novas propostas de emoji sugerem personagens para transmitir informações através da língua e da cultura, como um mosquito para representar doenças como a malária e o zika.

O próximo lote de emoji dependerá do que as pessoas projetam e enviam para consideração do Unicode. 

Uma informação muito divertida, é que qualquer pessoa pode enviar uma proposta para adicionar um novo emoji: o Unicode exige um protótipo do emoji, uma explicação de como e por que as pessoas o usariam e o que isso significaria para o idioma emoji maior. 

Mamão com açúcar, pode começar a desenhar o seu!

Divirta-se com os Emojis no MegaJogos 

Você sabia que 92% das pessoas que navegam online usam emoji? A equipe do MegaJogos sabia! #rá E por isso acabamos de lançar uma funcionalidade que vai deixar o coraçãozinho emo/sacana dos nossos jogadores ainda mais feliz. 

Agora, no fim de cada partida, você pode mandar um emoji para o outro jogador, expressando tudo que você está sentindo naquele momento.

Isso mesmo, desabafe sem dó e vá dormir com o peito leve, ganhando ou perdendo. Acabou a época de engolir suas emoções.

E isso vale para jogos de cartas, tabuleiro, o que for, no MegaJogos ninguém fica de fora, aqui a gente pensa no time.

Por isso, se você é fã de jogos como canastra, truco, tranca, ludo, bingo e tantos outros, fica o convite:  una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário