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Buraco STBL e tudo que você precisa saber!

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O Buraco STBL, ou Buraco Fechado STBL é uma modalidade que vem crescendo muito e não faltam razões para isso: A modalidade é mais técnica, mais competitiva, as partidas duram mais e requerem muito mais estratégia de seus jogadores.

As diferenças dessa modalidade comparada ao Buraco tradicional são muito pequenas e simples:

  • Não pode bater com canastra suja;
  • Não existem trincas;
  • A lixeira fica fechada, pois só é possível comprar o lixo se houver uma justificativa;
  • O “Curingão” (Joker) também vale nesta modalidade.

*Conheça todas as variações do jogo Buraco.

Regras do Buraco STBL

Como de costume, para começarmos, vamos à algumas características do jogo:

  • Jogadores: 4 jogadores, formando duplas, quando jogado no físico, devem sentar em posições alternadas;
    Baralhos: O jogo utiliza dois baralhos de 54 cartas, incluindo 2 coringões (Joker).
    Distribuição: Cada participante recebe 11 cartas, assim como os dois mortos, que também têm 11 cartas. As demais cartas ficam no monte e servem para compras ao longo do jogo.
    Objetivo: Assim como todos os jogos da família Buraco, o objetivo aqui é fazer mais pontos.

Definições do Buraco STBL

  • Jogo: três ou mais cartas ordenadas e do mesmo naipe (3, 4, 5 e 6 de Paus; 10, Valete e Dama de Copas) com o Ás valendo acima do Rei ou abaixo do dois. O jogador deve baixar no mínimo três cartas, mas pode descer mais cartas simultaneamente ou acrescentar outras ao longo da partida.
  • Curingas: Usam-se os curingões e as cartas de número dois como curingas, podendo substituir qualquer carta.Morto: Distribuem-se 11 cartas junto com as dos jogadores, entregues ao primeiro jogador da dupla a bater. Caso o segundo bata também o jogo finaliza, desde que a dupla possua uma canastra limpa;

    Batida: é acabar as cartas da mão.

    Batida Direta: é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta.

    Batida Indireta: é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.

    Canastra: Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: “Limpa” (sem curinga), “Suja” (com curinga) e “De Mil” (de ás a ás e sem curinga).

O Buraco STBL, ou Buraco Fechado STBL

O mão, primeira pessoa a jogar, compra uma carta do monte, verifica quais as combinações de jogo que pode fazer com as cartas da mão e joga fora uma que não lhe interessa.

Essa carta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa, e os jogadores podem ver, apenas, a carta de cima da lixeira, uma vez que, nessa modalidade, a lixeira é fechada. Em seguida é a vez do jogador à esquerda e assim por diante, até que alguém termine a partida.

Dessa maneira, do segundo jogador em diante, existe a opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. No entanto, para comprar da lixeira, o jogador deverá justificar a compra. Ou seja, ele deve baixar a carta de cima da lixeira em um jogo que já estiver baixado, ou em um novo jogo sem usar nenhuma outra carta da lixeira.

Em resumo, em sua vez o jogador deve comprar uma carta, baixar os jogos que forem possíveis e descartar uma carta, o que demarca o fim de sua jogada.

O jogador que bater com as 11 cartas iniciais, pegará as 11 cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se a dupla que já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa.

Caso a outra dupla não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se o monte de cartas acabar sem que a partida termine, e ainda houver um morto na mesa, moverão esse morto para o monte e o jogo continuará.

Contagem de pontos

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.

Observação: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos:

  • Batida = 100 pontos.
    Curinga (dois) = 10 pontos.
  • Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
  • Do Três ao Sete = 5 pontos cada carta.
  • Ases = 15 pontos cada.
  • Canastra Limpa – Vale 200 pontos.
  • Canastra Suja – Vale 100 pontos.
  • Canastra de Mil – Vale 1000 pontos.Para jogar os melhores jogos Online, visite o MegaJogos .

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