Truco online é um dos jogos de cartas favoritos da comunidade MegaJogos. Você está jogando truco corretamente? Não se preocupe! Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.

1- Não jogue sozinho!

Truco é um jogo de parceria, conhecer os sinais e criar uma comunicação com o seu parceiro é importante. Dessa forma vocês saberão a hora de cair com aquela manilha matadora ou que o carteado não está para vocês. Frequentemente evitando aceitar um truco desnecessário.

2- Escolha o seu parceiro!

O planejamento para a vitória começa com a escolha certa da sua dupla para o jogo de cartas!  Sendo assim, ao jogar com um parceiro que você já sabe o estilo de jogo, torna-se muito mais fácil de ganhar. Além de já saber os sinais faciais que você utiliza para avisá-lo como está a sua mão, muitas vezes seu parceiro já entende qual a estratégia para aquela mão apenas com a carta que você cai!

3- Saiba a hora de trucar!

Primeiramente leia seus adversários!

Tente entender quando eles estão com as manilhas e evite aceitar trucos nesses casos. Tudo que seu adversário mais quer é que você blefe quando ele está com o gato ou zap na mão!

4- Manipule seu adversário!

Um bom blefe é praticamente uma mão com 3 manilhas! Quando receber as cartas mais baixas do jogo não se abale, “poker face” também se aplica ao truco! Faça seu adversário achar que você está com cartas altas!

5- Truque BERRANDO!

Não importa se a sorte sorriu para você e sua mão veio com Zap, Copas e Espadas, ou se é aquele blefe providencial para salvar o jogo. SEMPRE peça truco com um tom de voz firme e intimidador, para que seu adversário não desconfie das suas cartas.

trucar gritando

6- Conheça os Naipes

Parece bobagem, mas muitas pessoas jogam sem saber a sequência dos NAIPES. Na maioria das rodadas, duas cartas iguais de naipes diferentes, apenas embucham ou empatam, mas no caso das manilhas, essa história muda e pode acabar com o seu jogo! Aliás, você sabia que os NAIPES representavam as diferentes classes da sociedade europeia? Ficou curioso? Leia mais aqui!

7- Nunca aceite um truco sem ter cartas fortes!

Não aceite truco com cartas fracas, o truco vale no mínimo 3 vezes mais tentos que uma mão normal! Em suma, ganhar uma mão valendo 3 é ¼ do jogo ganho!

manilhas

8- Tente sempre ganhar a primeira mão!

A primeira mão é a mais importante e ela desenhará o restante do game. Faça tudo para levá-la, pois desse jeito você obriga a dupla adversária a cair com cartas altas para garantir a segunda rodada!

9- Esconda a segunda carta

Esconder a segunda carta pode ser uma boa estratégia, principalmente se você está com um jogo alto e quer pedir truco.

Por exemplo: Seu parceiro levou a primeira rodada da mão e você tem ainda tem na mão um 2 de copas e o ZAP. Sabendo que você tem a manilha mais poderosa do jogo, seu parceiro pede truco e a dupla adversária aceita. Você esconde a segunda carta e leva o jogo com o gato (paus) na terceira rodada.

10- Só o treino leva a perfeição!

Para melhorar o seu jogo, nada melhor que treinar MUITO!

Agora que você conhece as 10 dicas para jogar truco, no MegaJogos você pode praticar 3 tipos de truco, são eles: Truco Mineiro x Truco Paulista x Truco Espanhol (Gaudério).  Além disso, é muito importante se atentar as regras de cada variação de truco, em algumas por exemplo, a manilha é fixa, já em outras é variável.

Regras do truco paulista
Regras do truco mineiro
Regras do truco espanhol

7 Comments

  • vototo
    Posted 06/03/2019 10:11 0Likes

    legal, adorei as dicas do truco. beleza vou tentar aplica-las

  • Aluízio antonio
    Posted 26/03/2019 19:50 0Likes

    Boa noite gosto muito mesmo de jogar n mega jogos só que no momento não estou tendo tempo mas valeu vou voltar sim e conseguir um tempinho kkkkkvlw.

  • Robson
    Posted 17/05/2019 11:27 0Likes

    megajogos é tudo de bom! PENSO que tem que mudar a mão de 10×10 do truco Mineiro. PENSO quê os jogadores podem ver suas cartas e não joga na sirte cim elas viradas (mão de ferro). AQUI EM MINAS NÃO EXISTE isso no truco. Outra coisa errada é o sinal com as carinhas quem deveria ver seria só minha pra meu PC É deles de PC para PC.

  • Robson
    Posted 17/05/2019 11:29 0Likes

    megajogos é tudo de bom! PENSO que Coisa errada é o sinal com as carinhas quem deveria ver seria só minha pra meu PC É deles de PC para PC.

  • gildo
    Posted 20/10/2022 15:57 0Likes

    como eu sei se meu parceiro tem alguma manilha no truco do megajogos

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:18 0Likes

      Não é possível ter certeza, mas seu parceiro pode indicar a manilha que possui utilizando os sinais, no canto inferior esquerdo da tela.

  • henrique
    Posted 31/03/2023 00:55 0Likes

    dica no domino, não pense em só fazer ponta e bater e querer ser o melhor, o jogo é dupla então tem que pensar maior do que seu ego de vitorioso. perdi muito jogo por causa do parceiro que só pensa nele.

Deixe um comentário